Autor/Autores: Juliana Neuenschwander Magalhães
ISBN v. impressa: 978853624488-4
ISBN v. digital: 978853628845-1
Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa
Formato: 16,5x21,5 cm
Peso: 409grs.
Número de páginas: 328
Publicado em: 13/12/2013
Área(s): Direito - Diversos
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
"Direitos Humanos" é uma expressão que, na linguagem contemporânea, tornou-se usual. Poder-se-ia mesmo dizer que o uso tornou essa uma expressão banal, trivializada, inflacionada. Raras vezes, no entanto, procedeu-se a uma reflexão: o que a sociedade indica como sendo a "humanidade" na qual se funda a noção de direitos humanos?
O interesse teórico da presente obra volta-se para a observação dos problemas sociais que foram resolvidos mediante a invenção da moderna noção de direitos humanos. Se olharmos para os problemas sociais que se pretendeu solucionar através das solenes declarações de direitos humanos, veremos que tais problemas remontam a uma época muito anterior àquela em que foram concebidos como "humanos" os direitos (ainda que, então, aqueles fossem problemas que se apresentavam e se deixavam resolver de maneira diversa). Os direitos humanos foram uma resposta para o problema tipicamente moderno da diferenciação funcional dos sistemas político e jurídico.
Nenhuma época recorreu tanto à ideia de "direitos humanos" quanto a nossa. Na Política e no Direito, na Economia e na Educação, na Arte e na Ciência muito se produziu em nome da humanidade dos homens. Que as considerações apresentadas neste livro possam contribuir para uma melhor compreensão e conscientização sobre a efetividade da evolução do conceito de Direitos Humanos.
Juliana Neuenschwander Magalhães
Pós-Doutorado no Instituto Max-Planck de História do Direito Europeu. Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Direito pela Università degli Studi di Lecce. Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora universitária. Tem experiência na área da Teoria do Direito, com ênfase em Sociologia e História do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria dos sistemas, soberania, direitos humanos, direito e arte, inclusão/exclusão.
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - HUMANITAS
1.1 Um Conceito Fóssil
1.2 Gregos/Barbarum
1.3 Humanitas e Roma
1.4 Humanitas/Divinitas
1.5 "Pessoa"
1.6 Humanitas e Direito: uma Preadaptative Advance?
Capítulo 2 - HUMANITAS CÍVICA
2.1 O Homem na Estratificação: Súdito e Cidadão
2.2 Superior/inferior: a Diferença entre Rei e Súdito
2.3 Superior/Inferior: a Diferença Nobre/Plebeu
2.4 Superior/Inferior: a Diferença Cidadão/Não Cidadão
2.5 Ius e Potestas: a Aproximação Semântica e Estrutural de Direito e Política
2.5.1 Aequalitas
2.5.2 Proprietas
2.5.3 Libertas
Capítulo 3 - A NATUREZA HUMANA DOS DIREITOS NATURAIS
3.1 A Natureza Moral do Homem como Natureza Política
3.2 Soberano/Súditos
3.3 Tirano/Povo
3.4 Católicos/Protestantes
3.4.1 Direito de Resistência
3.4.2 Direito de Tolerância
3.4.3 Paradoxos: Resistência e Tolerância
3.5 A Natureza Humana dos Homens e a Natureza dos Direitos: o Indivíduo e a Pessoa
3.6 Direitos Naturais e Fundação do Absolutismo Político
Capítulo 4 - ESTRUTURA E FUNÇÃO DE UM PARADOXO: DIREITOS HUMANOS
4.1 A Diferenciação da Economia: a Propriedade como Direito Humano
4.2 A Diferenciação da Política: a Liberdade como Direito Humano
4.3 A Diferenciação do Direito: a Igualdade como Direito Humano
4.4 Paradoxos: Universalidade/Contingência dos Direitos Humanos
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS