Autor/Autores: Organizadores: Ana Magnólia Mendes, Rosângela Dutra de Moraes e Álvaro Roberto Crespo Merlo
ISBN v. impressa: 978853624677-2
ISBN v. digital: 978853627487-4
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 322grs.
Número de páginas: 260
Publicado em: 02/06/2014
Área(s): Psicologia - Organizacional e do Trabalho
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
PARTE DESTA OBRA ESTÁ ESCRITA NAS LÍNGUAS FRANCESA E ESPANHOLA!
Este livro representa um marco histórico importante na construção do conhecimento no campo da psicopatologia e saúde mental no trabalho. Consolida a Psicodinâmica e Clínica do Trabalho no Brasil, repensando as perspectivas teóricas e metodológicas desse campo do conhecimento, apontando novos caminhos a serem trilhados.
Está destinado a pesquisadores, professores e estudantes que desejam construir um percurso pautado nas dimensões clínicas, políticas e éticas do sofrimento no trabalho, buscando a alteridade indispensável para resistir e confrontar a opressão e perversão dos modos de gestão da organização do trabalho prejudiciais a saúde mental do trabalhador.
Apresenta as conferências do III Congresso de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho realizado em Gramado, no mês de outubro de 2013, um momento de encontros singulares que produziram uma espécie de "nova magia", criando espaços para articular ideias e afeto de modo indissociável no trabalho de construção de uma obra, sobretudo, coletiva.
Os Organizadores
ORGANIZADORES
Ana Magnólia Mendes
Professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB. Coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica e Clinica do Trabalho - LPCT da Universidade de Brasília - UnB. Estágio Sênior na Après-Coup Psychoanalytic Association em parceria com a School of Visual Arts, Nova Iorque (EUA). Pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM), Paris. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB, sanduíche na Universidade de Bath, Inglaterra. Mestrado e graduação em Psicologia. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Coordenadora do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP.
Rosângela Dutra De Moraes
Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas, Nível Associado I, na área de Psicologia do Trabalho e Organizacional. Coordenadora do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da UFAM. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP, GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho. Pós-doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM, Paris. Doutorado em Ciências (UFPA), com doutorado sandwich na Universidade Autonoma de Madrid, Espanha. Mestrado em Educação (UFAM). Especialização em Psicologia Clínica (UFPA). Psicóloga e Bacharel em Psicologia (UFPA).
Álvaro Roberto Crespo Merlo
Médico, concluiu o doutorado em Sociologia na Université de Paris VII - Denis Diderot em 1996. Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, atua na Faculdade de Medicina, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional e é Professor Médico-Assistente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Serviço de Medicina Ocupacional/Ambulatório de Doenças do Trabalho. Vice-coordenador do GT Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
COLABORADORES
Adriane Reis de Araujo
Álvaro Roberto Crespo Merlo
Ana Magnólia Mendes
Andrea Pujol
Araceli Dávila
Claudia Lucero
Dominique Lhuilier
Elisa Ansoleaga
Eric Hamraoui
Johnny Javier Orejuela Gómez
Margarida Barreto
María José Jara
Ricardo Antunes
Rosângela Dutra de Moraes
Teresa Carreteiro
Thomas Périlleux
Desenhando a Nova Morfologia do Trabalho e suas Principais Manifestações - Ricardo Antunes
Politique Du Symptôme - Thomas Périlleux
Escuta Analítica do Sofrimento e o Saber-fazer do Clínico do Trabalho - Ana Magnólia Mendes
L’intervention en Psychosociologie du Travail - Dominique Lhuilier
A Ética da Escuta do Sofrimento em Diferentes Contextos Institucionais - Teresa Carreteiro
Souffrance au Travail, Politiques de Santé Publique, Management Humaniste et Evaluation: la Vie Pour Enjeu de Questionnement - Eric Hamraoui
Violência, Assédio Moral e Sexual no Trabalho - Margarida Barreto
Colectivo de Trabajo, Actividad y Subjetividad: una Mirada Clínica - Andrea Pujol
Processo de Globalização, Sofrimento Psíquico e Atenção à Saúde Mental no Trabalho - Álvaro Roberto Crespo Merlo
Dispositivos de la Clínica Lacaniana: Contribuciones para la Escucha del Sufrimiento en el Trabajo - Johnny Javier Orejuela Gómez
Mobilização Subjetiva: Experiências em Clínica do Trabalho no Amazonas - Rosângela Dutra de Moraes
La Importancia de lo Colectivo en la Organización del Trabajo: la Experiencia de una Clínica Psicosocial del Trabajo en un Servicio Público de Oncología Pediátrica de Alta Complejidad en Chile - Elisa Ansoleaga / Araceli Dávila / María José Jara / Claudia Lucero
O Conceito de Assédio Moral Organizacional como Mecanismo Eficiente de Tutela dos Direitos dos Trabalhadores: Análise de um Caso Concreto - Adriane Reis de Araujo