Capa do livro: Manual de Criatividade Aplicada - Técnicas Eficazes para Desenvolver sua Criatividade e Inovação na Profissão e nos Negócios, Ernesto Artur Berg

Manual de Criatividade Aplicada - Técnicas Eficazes para Desenvolver sua Criatividade e Inovação na Profissão e nos Negócios

Ernesto Artur Berg

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Ernesto Artur Berg

    ISBN v. impressa: 978853624672-7

    ISBN v. digital: 978853629448-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 217grs.

    Número de páginas: 175

    Publicado em: 04/06/2014

    Área(s): Administração; Literatura e Cultura - Negócios, Administração e Marketing

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    As técnicas de criatividade e inovação são utilizáveis tanto no nosso dia a dia como, também, em processos mais complexos relacionados a atividades profissionais e invenções. Este livro mostra de forma prática e objetiva como fazer uso dessas técnicas utilizando instrumentos comprovadamente eficazes de criatividade na resolução de problemas e/ou busca de novas ideias e oportunidades.

    A obra aborda tanto as técnicas lógicas quanto intuitivas de criatividade e inovação, que irão alavancar sua capacidade de produzir novas ideias e conceitos, e de como implantá-los. Tudo que o leitor tem a fazer é colocar em prática as técnicas, dicas e procedimentos apresentados pelo autor, que os utilizou exaustivamente em sua vida profissional, primeiro como executivo e mais tarde como consultor organizacional.

    Instrumentos como ESCUTAR, Quadro de Ideias, Brainstorming, Técnica Hipnagógica, Técnica dos Pressupostos Invertidos, Técnica da Incubação e inúmeros outros são apresentados detalhadamente, passo a passo mostrando como utilizá-los e obter resultados práticos. O livro, recheado de exemplos, é fundamental para quem quer expandir seu potencial criativo e obter constantemente novas e melhores ideias, essenciais para os que desejam projetar decisivamente sua carreira e ascensão profissional.

    Autor(es)

    Ernesto Artur Berg
    É sócio-diretor da Berg & Cia. Ltda. É palestrante, professor, autor de mais de 12 livros, presta consultoria e ministra cursos nas áreas de Administração do Tempo, Negociação, Administração de Conflitos, Desenvolvimento de Equipe, Criatividade, Tomada de Decisão, Gestão de Mudanças, Desenvolvimento Gerencial e Organizacional. Gerenciou a área de desenvolvimento gerencial do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Curitiba e Brasília. Foi consultor sênior da Alexander Proudfoot Company, São Paulo. É administrador e sociólogo, formado pela FAE-Paraná e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas de Brasília. Prestou consultoria e conduziu cursos e seminários para mais de 450 empresas, dentre elas: Petrobras, Coca-Cola, Embratel, Correios, Citibank, Companhia Vale do Rio Doce, Bosch do Brasil, O Boticário, Siemens, Renault, Unimed, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Tribunal de Contas da União, Construtora Camargo Correa, ASEA Brown Boveri, Petrobras Distribuidora, TNT Logistics, Transpetro, Electrolux e Organização das Cooperativas do Brasil. É convidado regularmente como conferencista para ministrar palestras em congressos e encontros nacionais sobre temas como: Negociação, Criatividade, Liderança, Gestão do Tempo e Administração de Conflitos.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 - A ERA DA COMPETITIVIDADE E DA CRIATIVIDADE

    2 - CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: AS ALMAS DO NEGÓCIO

    3 - BLOQUEADORES DA CRIATIVIDADE

    4 - CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS CRIATIVAS

    Abertura para o Inconsciente

    Base de Conhecimentos Essenciais

    Capacidade de Análise e Síntese

    Capacidade de Perceber e Solucionar Problemas

    Curiosidade

    Flexibilidade

    Fluência

    Habilidade de Raciocinar por Metáforas

    Motivação .

    Originalidade

    Percepção .

    Perseverança e Concentração .

    Quebra-cabeças .

    Quebra de Paradigmas

    Tolerância à Ambiguidade .

    Incubação .

    5 - PRÉ-ETAPAS DO PROCESSO CRIATIVO

    6 - INSTRUMENTOS CRIATIVOS LÓGICOS

    Técnica Escutar

    Quadro de Ideias

    Técnica dos Pressupostos Invertidos

    7 - INSTRUMENTOS CRIATIVOS INTUITIVOS

    Brainstorming

    Brainwriting (Método 6-1-3)

    Brainwriting pela internet

    Solo Brainstorming

    Técnica da Mão Trocada

    Técnica Hipnagógica

    Técnica da Incubação

    8 - COMO ESTIMULAR A CRIATIVIDADE

    Programa Pessoal de Criatividade e Mudança de Atitu de para Oito Meses

    ANEXO I - ANÁLISE DE CUSTO-BENEFÍCIO

    ANEXO II - IMPLANTANDO A DECISÃO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • A era da competitividade e da criatividade .
    • Abertura para o inconsciente .
    • Ambiguidade. Tolerância à ambiguidade .
    • Análise de custo-benefício. Anexo I
    • Análise. Capacidade de análise e síntese
    • Anexo I. Análise de custo-benefício
    • Anexo II. Implantando a decisão .
    • Atitude. Programa pessoal de criatividade e mudança de atitude para oito meses

    B

    • Base de conhecimentos essenciais .
    • Bloqueadores da criatividade .
    • Brainstorming
    • Brainwriting (Método 6-1-3)
    • Brainwriting pela internet

    C

    • Capacidade de análise e síntese
    • Capacidade de perceber e solucionar problemas.
    • Características das pessoas criativas .
    • Competitividade. A era da competitividade e da cr iatividade
    • Concentração. Perseverança e concentração .
    • Conhecimento. Base de conhecimentos essenciais .
    • Criatividade e inovação: as almas do negócio .
    • Criatividade intuitiva. Instrumentos criativos in tuitivos
    • Criatividade. A era da competitividade e da criat ividade
    • Criatividade. Bloqueadores da criatividade .
    • Criatividade. Como estimular a criatividade .
    • Criatividade. Instrumentos criativos lógicos .
    • Criatividade. Programa pessoal de criatividade e mudança de atitude para oito meses
    • Curiosidade .

    D

    • Dinâmica. Capacidade de perceber e solucionar pro blemas

    E

    • Era da competitividade e da criatividade .
    • Escutar. Técnica escutar

    F

    • Flexibilidade .
    • Fluência

    H

    • Habilidade de raciocinar por metáforas
    • Hipnagógica. Técnica hipnagógica .

    I

    • Implantando a decisão. Anexo II .
    • Inconsciente. Abertura para o inconsciente .
    • Incubação .
    • Incubação. Técnica da incubação .
    • Inovação. Criatividade e inovação: as almas do ne gócio
    • Instrumentos criativos intuitivos .
    • Instrumentos criativos lógicos .
    • Introdução .

    L

    • Lógica. Instrumentos criativos lógicos .

    M

    • Mão trocada. Técnica da mão trocada .
    • Metáfora. Habilidade de raciocinar por metáforas
    • Motivação .

    N

    • Negócio. Criatividade e inovação: as almas do neg ócio

    O

    • Originalidade .

    P

    • Paradigma. Quebra de paradigmas.
    • Percepção .
    • Perseverança e concentração .
    • Pessoas criativas. Características das pessoas cr iativas
    • Pré-etapas do processo criativo
    • Pressuposto invertido. Técnica dos pressupostos invertidos
    • Processo criativo. Pré-etapas do processo criativo
    • Programa pessoal de criatividade e mudança de ati tude para oito meses

    Q

    • Quadro de ideias .
    • Quadro de ideias .
    • Quebra de paradigmas .
    • Quebra-cabeças .

    R

    • Raciocínio. Habilidade de raciocinar por metáforas
    • Referências

    S

    • Síntese. Capacidade de análise e síntese
    • Solo brainstorming

    T

    • Técnica da incubação .
    • Técnica da mão trocada
    • Técnica dos pressupostos invertidos
    • Técnica escutar
    • Técnica hipnagógica
    • Tolerância à ambiguidade .