Capa do livro: Ciência do Desenvolvimento Humano, A - Desafios para a Psicologia e a Educação, Organizadoras: Maria Auxiliadora Dessen e Diva Albuquerque Maciel

Ciência do Desenvolvimento Humano, A - Desafios para a Psicologia e a Educação

Organizadoras: Maria Auxiliadora Dessen e Diva Albuquerque Maciel

    Preço

    por R$ 219,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Maria Auxiliadora Dessen e Diva Albuquerque Maciel

    ISBN v. impressa: 978853624840-0

    ISBN v. digital: 978853627296-2

    Acabamento: Capa Dura + Sobrecapa

    Formato: 16,5x21,5 cm

    Peso: 704grs.

    Número de páginas: 568

    Publicado em: 03/10/2014

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O fio que une os diferentes temas abordados nos dezesseis capítulos de A Ciência do Desenvolvimento Humano - Desafios para a Psicologia e a Educação é a preocupação central das autoras com a formação de novos profissionais nas áreas da Psicologia e da Educação.

    Uma atuação prática criativa, que permita o enfrentamento dos problemas e que esteja seguramente ancorada nos pressupostos da ciência deve ser uma das metas a ser perseguida por todos aqueles compromissados com a formação de pesquisadores e professores.

    O livro fornece bases teóricas e empíricas para a criação de um espaço fecundo de reflexões sobre os problemas com os quais estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Psicologia e Educação, de todos os níveis, defrontam-se em suas práticas cotidianas.

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS

    MARIA AUXILIADORA DESSEN

    Professora Associada do Instituto de Psicologia e docente do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília - UnB. Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Família pela Universidade de Lancaster, Inglaterra, e pelo Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e Educação, Alemanha. Professora visitante da Universidade de Lancaster, Inglaterra e da Universidade de Murcia, Espanha. Área de pesquisa: processos familiares e de desenvolvimento humano, com ênfase nas relações conjugais e parentais em famílias com crianças e adolescentes.

     

    DIVA ALBUQUERQUE MACIEL

    Professora Associada do Instituto de Psicologia e docente do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília - UnB. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP na área de Psicologia da Educação. Realizou estudos pós-doutorais na Clark University - USA, com o Prof. Dr. Jaan Valsiner. Área de pesquisa: processos de inclusão escolar, relação professor-aluno e bidirecionalidade das interações, formação de professores, psicologia da leitura e escrita e letramento.

     

    COLABORADORES

    Ana da Costa Polônia

    Ana Flávia do Amaral Madureira

    Angela Uchoa Branco

    Celeste Azulay Kelman

    Cynthia Bisinoto

    Daniela Rezende Matos Guimarães

    Denise de Souza Fleith

    Diva Albuquerque Maciel

    Erenice Natália S. de Carvalho

    Iolete Ribeiro da Silva

    Julia Chamusca Chagas

    Juliana Moreira Telles

    Maria Auxiliadora Dessen

    Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

    Regina Lúcia Sucupira Pedroza

    Renata Rodrigues Maia-Pinto

    Silviane Barbato

    Sueli de Souza Dias

    Sylvia R. C. M. Senna

    Wilsa Maria Ramos

    ORGANIZADORAS

    MARIA AUXILIADORA DESSEN

    Professora Associada do Instituto de Psicologia e docente do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília - UnB. Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo - USP. Pós-doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Família pela Universidade de Lancaster, Inglaterra, e pelo Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano e Educação, Alemanha. Professora visitante da Universidade de Lancaster, Inglaterra e da Universidade de Murcia, Espanha. Área de pesquisa: processos familiares e de desenvolvimento humano, com ênfase nas relações conjugais e parentais em famílias com crianças e adolescentes.

     

    DIVA ALBUQUERQUE MACIEL

    Professora Associada do Instituto de Psicologia e docente do Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília - UnB. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP na área de Psicologia da Educação. Realizou estudos pós-doutorais na Clark University - USA, com o Prof. Dr. Jaan Valsiner. Área de pesquisa: processos de inclusão escolar, relação professor-aluno e bidirecionalidade das interações, formação de professores, psicologia da leitura e escrita e letramento.

     

    COLABORADORES

    Ana da Costa Polônia

    Ana Flávia do Amaral Madureira

    Angela Uchoa Branco

    Celeste Azulay Kelman

    Cynthia Bisinoto

    Daniela Rezende Matos Guimarães

    Denise de Souza Fleith

    Diva Albuquerque Maciel

    Erenice Natália S. de Carvalho

    Iolete Ribeiro da Silva

    Julia Chamusca Chagas

    Juliana Moreira Telles

    Maria Auxiliadora Dessen

    Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

    Regina Lúcia Sucupira Pedroza

    Renata Rodrigues Maia-Pinto

    Silviane Barbato

    Sueli de Souza Dias

    Sylvia R. C. M. Senna

    Wilsa Maria Ramos

    Sumário

    PARTE I - AS BASES PARA UM DIÁLOGO MULTIDISCIPLINAR

    Capítulo 1

    Avanços Conceituais e Teóricos em Desenvolvimento Humano: As Bases para o Diálogo Multidisciplinar - Maria Auxiliadora Dessen / Cynthia Bisinoto

    Capítulo 2

    A Pesquisa em Processos de Desenvolvimento Humano e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner - Maria Auxiliadora Dessen / Sylvia R. C. M. Senna

    PARTE II - DESENVOLVIMENTO HUMANO E O CONTEXTO ESCOLAR

    Capítulo 3

    Deficiência Intelectual e o Desenvolvimento da Subjetividade: Implicações para o Contexto Escolar - Sueli de Souza Dias / Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

    Capítulo 4

    Gênero, Sexualidade e Desenvolvimento Humano: Construindo uma Cultura Democrática na Escola - Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco

    Capítulo 5

    A Escola e suas Inter-Relações com a Criatividade - Denise de Souza Fleith / Daniela Rezende Matos Guimarães

    Capítulo 6

    Aliando Experiência Estética e o Debate de Ideias: Implicações para as Práticas Educativas na Escola - Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Juliana Moreira Telles

    Capítulo 7

    As Relações entre Família e Escola: Contribuições para o Processo Educativo - Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia

    PARTE III - O CONTEXTO ESCOLAR E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA ESCOLAR

    Capítulo 8

    A Escola como Contexto de Desenvolvimento: Contribuições da Psicologia Escolar Educacional - Iolete Ribeiro da Silva / Diva Albuquerque Maciel

    Capítulo 9

    O Psicólogo Escolar e a Formação de Professores - Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza

    Capítulo 10

    A Formação do Professor: Possibilidades para o Desenvolvimento Profissional e Pessoal - Regina Lúcia Sucupira Pedroza

    Capítulo 11

    Psicologia Escolar e Diversidade: Práticas, Crenças e Valores na Construção de uma Cultura Democrática - Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira

    PARTE IV - PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: TEMAS CONTEMPORÂNEOS

    Capítulo 12

    Contribuições da Psicologia para a Construção de um Modelo Pedagógico de Compreensão Leitora - Wilsa Maria Ramos / Silviane Barbato

    Capítulo 13

    Novas Mediações na Construção de Conhecimentos: Redes Digitais e Educação - Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

    Capítulo 14

    Estratégias Educacionais de Atendimento de Aluno com Altas Habilidades/Superdotação - Denise de Souza Fleith / Renata Rodrigues Maia-Pinto

    Capítulo 15

    Comunicação e Metacomunicação na Inclusão Escolar - Celeste Azulay Kelman / Angela Uchoa Branco

    Capítulo 16

    Inclusão Escolar na Educação Infantil: Interação entre Pares e Deficiência Intelectual - Erenice Natália S. de Carvalho / Diva Albuquerque Maciel

    Sobre as Autoras

    Índice alfabético

    A

    • A escola como contexto de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar educacional. Iolete Ribeiro da Silva / Diva Albuquerque MacieI
    • A escola e suas inter-relações com a criatividade. Denise de Souza Fleith / Daniela Rezende Matos Guimarães
    • A formação do professor: possibilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal. Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • A pesquisa em processos de desenvolvimento humano e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Maria Auxiliadora Dessen / Sylvia R. C. M. Senna
    • Aliando experiência estética e o debate de ideias: implicações para as práticas educativas na escola. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Juliana Moreira Telles
    • Altas habilidades. Estratégias educacionais de atendimento de aluno com altas habilidades/superdotação. Denise de Souza Fleith / Renata Rodrigues Maia-Pinto
    • Ana da Costa Polônia. As relações entre família e escola: contribuições para o processo educativo. Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia
    • Ana Flávia do Amaral Madureira. Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: construindo uma cultura democrática na escola. Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco
    • Ana Flávia do Amaral Madureira. Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira
    • Angela Uchoa Branco. Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. Celeste Azulay Kelman / Angela Uchoa Branco
    • Angela Uchoa Branco. Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: construindo uma cultura democrática na escola. Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco
    • Angela Uchoa Branco. Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira
    • As bases para um diálogo multidisciplinar
    • As relações entre família e escola: contribuições para o processo educativo. Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia
    • Atendimento de aluno. Estratégias educacionais de atendimento de aluno com altas habilidades/superdotação. Denise de Souza Fleith / Renata Rodrigues Maia-Pinto
    • Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. Maria Auxiliadora Dessen / Cynthia Bisinoto

    B

    • Bases para um diálogo multidisciplinar
    • Bronfenbrenner. A pesquisa em processos de desenvolvimento humano e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Maria Auxiliadora Dessen / Sylvia R. C. M. Senna

    C

    • Celeste Azulay Kelman. Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. Celeste Azulay Kelman / Angela Uchoa Branco
    • Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. Celeste Azulay Kelman / Angela Uchoa Branco
    • Conceito. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. Maria Auxiliadora Dessen / Cynthia Bisinoto
    • Contexto escolar e as contribuições da psicologia escolar
    • Contribuições da psicologia para a construção de um modelo pedagógico de compreensão leitora. Wilsa Maria Ramos / Silviane Barbato
    • Crença. Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira
    • Criatividade. A escola e suas inter-relações com a criatividade. Denise de Souza Fleith / Daniela Rezende Matos Guimarães
    • Cultura democrática. Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: construindo uma cultura democrática na escola. Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco
    • Cultura democrática. Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira
    • Cynthia Bisinoto. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. Maria Auxiliadora Dessen / Cynthia Bisinoto

    D

    • Daniela Rezende Matos Guimarães. A escola e suas inter-relações com a criatividade. Denise de Souza Fleith / Daniela Rezende Matos Guimarães
    • Debate de ideias. Aliando experiência estética e o debate de ideias: implicações para as práticas educativas na escola. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Juliana Moreira Telles
    • Deficiência intelectual e o desenvolvimento da subjetividade: implicações para o contexto escolar. Sueli de Souza Dias / Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Deficiência intelectual. Inclusão escolar na educação infantil: interação entre pares e deficiência intelectual. Erenice Natália S. de Carvalho / Diva Albuquerque Maciel
    • Democracia. Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: construindo uma cultura democrática na escola. Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco
    • Denise de Souza Fleith. A escola e suas inter-relações com a criatividade. Denise de Souza Fleith / Daniela Rezende Matos Guimarães
    • Denise de Souza Fleith. Estratégias educacionais de atendimento de aluno com altas habilidades/superdotação. Denise de Souza Fleith / Renata Rodrigues Maia Pinto
    • Desenvolvimento humano e o contexto escolar
    • Desenvolvimento humano. A pesquisa em processos de desenvolvimento humano e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Maria Auxiliadora Dessen / Sylvia R. C. M. Senna
    • Desenvolvimento humano. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. Maria Auxiliadora Dessen / Cynthia Bisinoto
    • Desenvolvimento humano. Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: construindo uma cultura democrática na escola. Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco
    • Desenvolvimento pessoal. A formação do professor: possibilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal. Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Desenvolvimento profissional. A formação do professor: possibilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal. Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Desenvolvimento. A escola como contexto de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar educacional. Iolete Ribeiro da Silva / Diva Albuquerque Maciel
    • Diálogo multidisciplinar. As bases para um diálogo multidisciplinar
    • Diálogo multidisciplinar. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. Maria Auxiliadora Dessen / Cynthia Bisinoto
    • Diva Albuquerque Maciel. A escola como contexto de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar educacional. Iolete Ribeiro da Silva / Diva Albuquerque Maciel
    • Diva Albuquerque Maciel. Inclusão escolar na educação infantil: interação entre pares e deficiência intelectual. Erenice Natália S. de Carvalho / Diva Albuquerque Maciel
    • Diversidade. Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira

    E

    • Educação infantil. Inclusão escolar na educação infantil: interação entre pares e deficiência intelectual. Erenice Natália S. de Carvalho / Diva Albuquerque Maciel
    • Educação. A escola como contexto de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar educacional. Iolete Ribeiro da Silva / Diva Albuquerque Maciel
    • Educação. As relações entre família e escola: contribuições para o processo educativo. Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia
    • Educação. Estratégias educacionais de atendimento de aluno com altas habilidades/superdotação. Denise de Souza Fleith / Renata Rodrigues Maia-Pinto
    • Educação. Novas mediações na construção de conhecimentos: redes digitais e educação. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Educação. Psicologia e educação: temas contemporâneos
    • Ensino. O psicólogo escolar e a formação de professores. Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Erenice Natália S. de Carvalho. Inclusão escolar na educação infantil: interação entre pares e deficiência intelectual. Erenice Natália S. de Carvalho / Diva Albuquerque Maciel
    • Escola como contexto de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar educacional. Iolete Ribeiro da Silva / Diva Albuquerque Maciel
    • Escola e suas inter-relações com a criatividade. Denise de Souza Fleith / Daniela Rezende Matos Guimarães
    • Escola. Aliando experiência estética e o debate de ideias: implicações para as práticas educativas na escola. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Juliana Moreira Telles
    • Escola. As relações entre família e escola: contribuições para o processo educativo. Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia
    • Escola. Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. Celeste Azulay Kelman / Angela Uchoa Branco
    • Escola. Deficiência intelectual e o desenvolvimento da subjetividade: implicações para o contexto escolar. Sueli de Souza Dias / Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Escola. Desenvolvimento humano e o contexto escolar
    • Escola. Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: construindo uma cultura democrática na escola. Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco
    • Escola. Inclusão escolar na educação infantil: interação entre pares e deficiência intelectual. Erenice Natália S. de Carvalho / Diva Albuquerque Maciel
    • Escola. O contexto escolar e as contribuições da psicologia escolar
    • Escola. O psicólogo escolar e a formação de professores. Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Escola. Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira
    • Estética. Aliando experiência estética e o debate de ideias: implicações para as práticas educativas na escola. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Juliana Moreira Telles
    • Estratégias educacionais de atendimento de aluno com altas habilidades/superdotação. Denise de Souza Fleith / Renata Rodrigues Maia-Pinto

    F

    • Família. As relações entre família e escola: contribuições para o processo educativo. Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia
    • Formação de professores. O psicólogo escolar e a formação de professores. Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Formação do professor: possibilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal. Regina Lúcia Sucupira Pedroza

    G

    • Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: construindo uma cultura democrática na escola. Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco

    I

    • Inclusão escolar na educação infantil: interação entre pares e deficiência intelectual. Erenice Natália S. de Carvalho / Diva Albuquerque Maciel
    • Inclusão escolar. Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. Celeste Azulay Kelman / Angela Uchoa Branco
    • Intelectualidade. Deficiência intelectual e o desenvolvimento da subjetividade: implicações para o contexto escolar. Sueli de Souza Dias / Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Iolete Ribeiro da Silva. A escola como contexto de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar educacional. Iolete Ribeiro da Silva / Diva Albuquerque Maciel

    J

    • Julia Chamusca Chagas. O psicólogo escolar e a formação de professores. Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Juliana Moreira Telles. Aliando experiência estética e o debate de ideias: implicações para as práticas educativas na escola. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Juliana Moreira Telles

    M

    • Maria Auxiliadora Dessen. A pesquisa em processos de desenvolvimento humano e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Maria Auxiliadora Dessen / Sylvia R. C. M. Senna
    • Maria Auxiliadora Dessen. As relações entre família e escola: contribuições para o processo educativo. Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia
    • Maria Auxiliadora Dessen. Avanços conceituais e teóricos em desenvolvimento humano: as bases para o diálogo multidisciplinar. Maria Auxiliadora Dessen / Cynthia Bisinoto
    • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira. Aliando experiência estética e o debate de ideias: implicações para as práticas educativas na escola. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Juliana Moreira Telles
    • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira. Deficiência intelectual e o desenvolvimento da subjetividade: implicações para o contexto escolar. Sueli de Souza Dias / Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira. Novas mediações na construção de conhecimentos: redes digitais e educação
    • Mediação. Novas mediações na construção de conhecimentos: redes digitais e educação. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Metacomunicação. Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. Celeste Azulay Kelman / Angela Uchoa Branco
    • Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. A pesquisa em processos de desenvolvimento humano e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Maria Auxiliadora Dessen / Sylvia R. C. M. Senna
    • Modelo pedagógico. Contribuições da psicologia para a construção de um modelo pedagógico de compreensão leitora. Wilsa Maria Ramos / Silviane Barbato

    N

    • Novas mediações na construção de conhecimentos: redes digitais e educação. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira

    O

    • O contexto escolar e as contribuições da psicologia escolar
    • O psicólogo escolar e a formação de professores. Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza

    P

    • Pesquisa em processos de desenvolvimento humano e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Maria Auxiliadora Dessen / Sylvia R. C. M. Senna
    • Prática educativa. Aliando experiência estética e o debate de ideias: implicações para as práticas educativas na escola. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira / Juliana Moreira Telles
    • Prática. Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira
    • Processo educativo. As relações entre família e escola: contribuições para o processo educativo. Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia
    • Professor. A formação do professor: possibilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal. Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Professor. O psicólogo escolar e a formação de professores. Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Psicologia e educação: temas contemporâneos
    • Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira
    • Psicologia escolar educacional. A escola como contexto de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar educacional. Iolete Ribeiro da Silva / Diva Albuquerque Maciel
    • Psicologia escolar. O contexto escolar e as contribuições da psicologia escolar
    • Psicologia. Contribuições da psicologia para a construção de um modelo pedagógico de compreensão leitora. Wilsa Maria Ramos / Silviane Barbato
    • Psicólogo escolar e a formação de professores. Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza

    R

    • Redes digitais. Novas mediações na construção de conhecimentos: redes digitais e educação. Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Regina Lúcia Sucupira Pedroza. Desenvolvimento pessoal. A formação do professor: possibilidades para o desenvolvimento profissional e pessoal
    • Regina Lúcia Sucupira Pedroza. O psicólogo escolar e a formação de professores. Julia Chamusca Chagas / Regina Lúcia Sucupira Pedroza
    • Relações entre família e escola: contribuições para o processo educativo. Maria Auxiliadora Dessen / Ana da Costa Polônia
    • Renata Rodrigues Maia-Pinto. Estratégias educacionais de atendimento de aluno com altas habilidades/superdotação. Denise de Souza Fleith / Renata Rodrigues Maia-Pinto

    S

    • Sexualidade. Gênero, sexualidade e desenvolvimento humano: construindo uma cultura democrática na escola. Ana Flávia do Amaral Madureira / Angela Uchoa Branco
    • Silviane Barbato. Contribuições da psicologia para a construção de um modelo pedagógico de compreensão leitora. Wilsa Maria Ramos / Silviane Barbato
    • Sobre as autoras
    • Subjetividade. Deficiência intelectual e o desenvolvimento da subjetividade: implicações para o contexto escolar. Sueli de Souza Dias / Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Sueli de Souza Dias. Deficiência intelectual e o desenvolvimento da subjetividade: implicações para o contexto escolar. Sueli de Souza Dias / Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira
    • Superdotação. Estratégias educacionais de atendimento de aluno com altas habilidades/superdotação. Denise de Souza Fleith / Renata Rodrigues Maia-Pinto
    • Sylvia R. C. M. Senna. A pesquisa em processos de desenvolvimento humano e o Modelo Bioecológico de Bronfenbrenner. Maria Auxiliadora Dessen / Sylvia R. C. M. Senna

    V

    • Valores. Psicologia escolar e diversidade: práticas, crenças e valores na construção de uma cultura democrática. Angela Uchoa Branco / Ana Flávia do Amaral Madureira

    W

    • Wilsa Maria Ramos. Contribuições da psicologia para a construção de um modelo pedagógico de compreensão leitora. Wilsa Maria Ramos / Silviane Barbato