Capa do livro: Altas Habilidades/Superdotação - Identidade e Resiliência - Biblioteca Juruá de Pesquisas em Afetividade Ampliada - Coordenadores: Helga Loos-Sant´Ana e René Simonato Sant´Ana-Loos, Karina Inês Paludo, Helga Loos-Sant´Ana e René Simonato Sant´Ana-Loos

Altas Habilidades/Superdotação - Identidade e Resiliência - Biblioteca Juruá de Pesquisas em Afetividade Ampliada - Coordenadores: Helga Loos-Sant´Ana e René Simonato Sant´Ana-Loos

Karina Inês Paludo, Helga Loos-Sant´Ana e René Simonato Sant´Ana-Loos

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Karina Inês Paludo, Helga Loos-Sant´Ana e René Simonato Sant´Ana-Loos

    ISBN v. impressa: 978853624899-8

    ISBN v. digital: 978853626572-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 260grs.

    Número de páginas: 210

    Publicado em: 04/11/2014

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Biblioteca Juruá de Pesquisas em Afetividade Ampliada

    Coordenadores: Helga Loos-Sant'Ana e René Simonato Sant'Ana-Loos

    O presente livro volta sua atenção para a investigação da identidade da pessoa com Altas Habilidades/Superdotação (AH/S) - ou identidade superdotado, como se optou por denominar - e problematizar que esta identidade depende intimamente da resiliência, interpretação que pode se mostrar inovadora dentro deste campo científico.

    A pesquisa realizada possui como suporte teórico-metodológico principal o Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (Loos-Sant'Ana & Sant'Ana-Loos), o qual subsidia a análise inter-relacional de quatro importantes dimensões psicológicas: a identidade (base da dimensão configurativa), o self (base da dimensão recursiva), com ênfase nas crenças autorreferenciadas), a resiliência (que, entendida de modo ampliado, torna-se a base da dimensão criativa) e a alteridade (base da dimensão moduladora).

    A partir deste modelo, buscou-se fornecer elementos que avançam na compreensão da constituição da identidade superdotado sem negligenciar a necessária coesão na análise dos aspectos intelectivos, afetivo-emocionais e sócio-interacionais na constituição psicológica da pessoa com AH/S.

    Autor(es)

    KARINA INÊS PALUDO

    Doutoranda e mestre em Educação, linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Educação, com ênfase em Técnicas e Métodos de Ensino pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

    HELGA LOOS-SANT'ANA

    Doutora em Educação, área de concentração: Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, com permanência de 18 meses no Instituto de Psicologia da Philipps-Universität Marburg, Alemanha. Mestre em Psicologia, área de concentração: Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

    RENÉ SIMONATO SANT'ANA-LOOS

    Doutor em Educação, linha de pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação, linha de pesquisa: Educação, Cultura e Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 - ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES

    1.1 Desenvolvimento Humano

    1.2 Inteligência

    1.3 Altas Habilidades/Superdotação

    1.4 Afetividade e Emocionalidade

    1.4.1 Desenvolvimento emocional da pessoa com Altas Habilidades/Superdotação

    1.5 Identidade

    1.6 Self eCrenças de Autorreferência

    1.6.1 Autoconceito

    1.6.2 Autoestima

    1.6.3 Crenças de controle, agência e competência

    1.6.4 Relações entre crenças de autorreferência (autoconceito, autoestima e crenças de controle) e Altas Habilidades/ Superdotação

    1.7 Alteridade

    1.7.1 Alteridade e Altas Habilidades/Superdotação

    1.8 Resiliência

    1.8.1 Resiliência e Altas Habilidades/Superdotação

    1.8.2 Resiliência e Coping

    Capítulo 2 - SISTEMA TEÓRICO DA AFETIVIDADE AMPLIADA (STAA)

    2.1 Sistema Teórico da Afetividade Ampliada: a Qualidade das Interações em Foco

    2.2 A Constituição da Psique - Identidade: Dimensão Configurativa

    2.3 A Constituição da Psique - Self: Dimensão Recursiva

    2.4 A Constituição da Psique - Resiliência: Dimensão Criativa

    2.5 A Constituição da Psique - Alteridade: Dimensão Moduladora

    Capítulo 3 - O ESTUDO EMPÍRICO

    3.1 Considerações Iniciais

    3.2 Participantes e Instrumentos

    3.2.1 Participantes

    3.2.2 Instrumentos de coleta de dados

    3.3 Análise dos Resultados

    3.3.1 Resultados das escalas psicológicas

    3.3.2 Discussão parcial dos resultados: Crenças autorreferenciadas, Resiliência e Altas habilidades/ Superdotação

    3.3.3 Resultados dos instrumentos qualitativos: Entrevista Semiestruturada e Expressões Incompletas

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    Superdotado, afinal, quem é esse sujeito? As Altas Habilidades/Super-dotação na perspectiva do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada

    REFERÊNCIAS

    Apêndice 1 - Roteiro de Entrevista Semiestruturada

    Apêndice 2 - Expressões Incompletas

    Índice alfabético

    A

    • Afetividade ampliada. Sistema teórico da afetividade ampliada (STAA)
    • Afetividade ampliada. Sistema teórico da afetividade ampliada: a qualidade das interações em foco
    • Afetividade e emocionalidade
    • Agência. Crenças de controle, agência e competência
    • Alguns conceitos importantes
    • Altas habilidades. Alteridade e Altas Habilidades/Superdotação
    • Altas habilidades. Desenvolvimento emocional da pessoa com altas habilidades/superdotação
    • Altas habilidades. Relações entre crenças de autorreferência (autoconceito, autoestima e crenças de controle) e Altas Habilidades/ Superdotação
    • Altas habilidades. Resiliência e Altas Habilidades/Superdotação
    • Altas habilidades/superdotação
    • Alteridade e Altas Habilidades/Superdotação
    • Alteridade
    • Alteridade. Constituição da psique - alteridade: dimensão moduladora
    • Apêndice 1 - roteiro de entrevista semiestruturada
    • Apêndice 2 - expressões incompletas
    • Autoconceito
    • Autoconceito. Relações entre crenças de autorreferência (autoconceito, autoestima e crenças de controle) e Altas Habilidades/ Superdotação
    • Autoestima
    • Autoestima. Relações entre crenças de autorreferência (autoconceito, autoestima e crenças de controle) e Altas Habilidades/ Superdotação
    • Autorreferência. Relações entre crenças de autorreferência (autoconceito, autoestima e crenças de controle) e Altas Habilidades/ Superdotação
    • Autorreferência. Self e crenças de autorreferência

    C

    • Competência. Crenças de controle, agência e competência
    • Conceito. Alguns conceitos importantes
    • Considerações finais. Superdotado, afinal, quem é esse sujeito? As Altas Habilidades/Superdotação na perspectiva do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada
    • Constituição da psique - alteridade: dimensão moduladora
    • Constituição da psique - resiliência: dimensão criativa
    • Constituição da psique - self: dimensão recursiva
    • Constituição da psique. Identidade: dimensão configurativa
    • Controle. Crenças de controle, agência e competência
    • Coping. Resiliência e Coping
    • Crença. Self e crenças de autorreferência
    • Crenças de controle, agência e competência
    • Crenças de controle. Relações entre crenças de autorreferência (autoconceito, autoestima e crenças de controle) e Altas Habilidades/ Superdotação

    D

    • Desenvolvimento emocional da pessoa com altas habilidades/superdotação
    • Desenvolvimento humano
    • Dimensão configurativa. Constituição da psique. Identidade: dimensão configurativa
    • Dimensão criativa. Constituição da psique - resiliência: dimensão criativa
    • Dimensão moduladora. Constituição da psique - alteridade: dimensão moduladora
    • Dimensão recursiva. Constituição da psique - self: dimensão recursiva

    E

    • Emoção. Afetividade e emocionalidade
    • Empirismo. Estudo empírico
    • Estudo empírico
    • Estudo empírico. Análise dos resultados
    • Estudo empírico. Considerações iniciais
    • Estudo empírico. Discussão parcial dos resultados: Crenças autorreferenciadas, Resiliência e Altas habilidades/Superdotação
    • Estudo empírico. Instrumentos de coleta de dados
    • Estudo empírico. Participantes e instrumentos
    • Estudo empírico. Resultados das escalas psicológicas
    • Estudo empírico. Resultados dos instrumentos qualitativos: Entrevista Semiestruturada e Expressões Incompletas

    I

    • Identidade
    • Identidade. Constituição da psique. Identidade: dimensão configurativa
    • Inteligência
    • Interação. Sistema teórico da afetividade ampliada: a qualidade das interações em foco
    • Introdução

    P

    • Participantes
    • Psique. Constituição da psique - alteridade: dimensão moduladora
    • Psique. Constituição da psique - resiliência: dimensão criativa
    • Psique. Constituição da psique - self: dimensão recursiva
    • Psique. Constituição da psique. Identidade: dimensão configurativa

    R

    • Referências
    • Relações entre crenças de autorreferência (autoconceito, autoestima e crenças de controle) e Altas Habilidades/ Superdotação
    • Resiliência e Altas Habilidades/Superdotação
    • Resiliência e Coping
    • Resiliência
    • Resiliência. Constituição da psique - resiliência: dimensão criativa

    S

    • Selfe crenças de autorreferência
    • Self. Constituição da psique - self: dimensão recursiva
    • Sistema teórico da afetividade ampliada (STAA)
    • Sistema teórico da afetividade ampliada: a qualidade das interações em foco
    • Superdotação. Altas habilidades/superdotação
    • Superdotação. Alteridade e Altas Habilidades/Superdotação
    • Superdotação. Desenvolvimento emocional da pessoa com altas habilidades/superdotação
    • Superdotação. Relações entre crenças de autorreferência (autoconceito, autoestima e crenças de controle) e Altas Habilidades/ Superdotação