Capa do livro: Altas Habilidades/Superdotação - Manual para Guiar o Aluno desde a Definição de um Problema até o Produto Final - Material de apoio ao professor disponível para download, Deborah E. Burns - Coordenação e Revisão: Angela Virgolim - Tradução: Danielle Lossio de Araújo e Luiane Daufenbach Amaral

Altas Habilidades/Superdotação - Manual para Guiar o Aluno desde a Definição de um Problema até o Produto Final - Material de apoio ao professor disponível para download

Deborah E. Burns - Coordenação e Revisão: Angela Virgolim - Tradução: Danielle Lossio de Araújo e Luiane Daufenbach Amaral

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Deborah E. Burns - Coordenação e Revisão: Angela Virgolim - Tradução: Danielle Lossio de Araújo e Luiane Daufenbach Amaral

    ISBN: 978853624892-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 196grs.

    Número de páginas: 158

    Publicado em: 05/11/2014

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    Este é um livro essencialmente prático, que busca apresentar aos professores, em dez lições, formas, sugestões e trajetórias para desenvolver a capacidade de investigação em seus alunos, começando na sala regular e se estendendo à sala de recursos; e almeja propiciar aos alunos com altas habilidades/superdotação um melhor entendimento do que se espera deles nesses contextos.

    O manual se encontra embasado no Modelo de Enriquecimento Escolar de Joseph Renzulli, que foi adotado no Brasil pelo MEC em 2005, quando o Ministério da Educação implementou os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) em todos os estados brasileiros. Desta forma, as dez lições aqui apresentadas ajudam o professor da sala de recursos a desenvolver passo a passo um caminho que perpassa pelos interesses individuais do estudante, suas áreas fortes e áreas de motivação, para chegar, então, ao delineamento de um p ojeto de investigação, pautado em necessidades reais do mundo atual. O estudante é levado a compreender o que significam projetos do tipo I (Atividades Exploratórias Gerais), do Tipo II (Atividades de Treinamento) e do Tipo III (Investigação de Problemas Reais).

    O livro conta ainda com um link com fotos, pôsteres e formulários de exercícios que auxiliarão o professor nessa tarefa inicial.  

    Autor(es)

    DEBORAH E. BURNS

    PhD pela Universidade de Connecticut e especialista em Educação Especial e Administração. Professora adjunta da Universidade de New Haven, em Connecticut; e coordenadora da área de currículos das escolas públicas de Cheshire. A Dra. Burns tem uma vasta produção bibliográfica na área da superdotação e talento. É autora e coautora de diversos livros, artigos e relatórios técnicos no The National Research Center on the Gifted and Talented da Universidade de Connecticut, focalizando-se nas áreas de criatividade e ensino das habilidades superiores de pensamento; educação do superdotado em salas de aula regular; avaliação e desenvolvimento de programas para os superdotados, incluindo diferenciação, modificação e enriquecimento de currículo para este grupo. É autora do livro Data detectives: A Student Simulation in Data Collection and Analysis (The Exchange Network Press). Entre os livros publicados em coautoria com o Prof. Joseph Renzulli e sua equipe, destacam-se publicações como Nuturing the Gifts and Talents of Primary Grade Students (Creative Learning Press); The Parallel Curriculum in The Classroom; The Parallel Curriculum Model; Curriculum Compacting: The Complete Guide to Modifying the Regular Curriculum for High Ability Students (Corwin Press), entre outros. Contato: deborah.e.burns@gmail.com - dburns@cheshire.k12.ct.us.

     

    COORDENAÇÃO E REVISÃO

    ANGELA VIRGOLIM

    PhD pela Universidade de Connecticut e especialista em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented. É professora adjunta do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Foi sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação - ConBraSD. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, criatividade e superdotação. É autora dos livros Altas Habilidades/Superdotação: Encorajando Potenciais, MEC/SEESP e Cabrum!! Chuva de Ideias! Desenvolvendo a Criatividade das Crianças, Juruá Editora, coautora do livro Toc, toc, Plim, plim! Lidando com as Emoções, Brincando com o Pensamento Através da Criatividade, Papirus e co-organizadora dos livros Criatividade: Expressão e Desenvolvimento, Vozes, Talento Criativo: Expressão em Múltiplos Contextos, Universidade de Brasília e ainda Altas Habilidades, Inteligência e Criatividade: Uma Visão Multidisciplinar, Papirus. Contato: angela.virgolim@gmail.com

    Sumário

    Introdução

    Como usar esse livro

    LIÇÃO UM

    Muitas Coisas Boas Vêm em Três

    Exemplo de um roteiro para palestra de orientação

    Roteiro de apresentação das fotos para o professor

    Brochura Para o Aluno

    Guia dos alunos para nosso programa de enriquecimento

    LIÇÃO DOIS

    Estas são Algumas das Minhas Coisas Favoritas

    Eu gostaria de saber mais sobre

    Meus dez tópicos preferidos para atividades do Tipo I

    Conhecendo você

    LIÇÃO TRÊS

    Tecendo uma Teia de Tópicos

    Teia entrelaçada

    LIÇÃO QUATRO

    Ser um Produtor Criativo

    Reunindo tudo

    O desafio dos três anéis

    LIÇÃO CINCO

    Ser um Descobridor de Problemas

    007 não é o único investigador do mundo

    O que realmente está incomodando você? Como achar um verdadeiro problema do mundo real!

    Os dez passos em uma investigação do Tipo III

    LIÇÃO SEIS

    Juntando as Peças

    O que está faltando?

    Um modelo de um projeto do Tipo III

    Recursos de aprendizagem

    Escolhendo metas

    Escolhendo um produto

    Equipamentos e materiais

    Audiências

    LIÇÃO SETE

    Bom, Ótimo, Melhor!

    Amostra nº 1: Enriquecimento do Tipo III

    Amostra nº 2: Enriquecimento do Tipo III

    Amostra nº 3: Enriquecimento do Tipo III

    Amostra nº 4: Enriquecimento do Tipo III

    Avaliação do produto do aluno formulário

    Avaliando uma investigação do Tipo III

    Avaliando uma investigação do Tipo III

    LIÇÃO OITO

    Plantas e Mapas

    Partes do planejamento

    Escolhendo metas para investigações do Tipo III

    Caminhos para habilidades de investigação

    Plano de gerenciamento para investigações individuais e em pequenos grupos

    Plano de gerenciamento para investigações individuais e em pequenos grupos (Amostra 1)

    Plano de Gerenciamento para Investigações Individuais e em Pequenos Grupos (Amostra 2)

    LIÇÃO NOVE

    Encontrando Meu Próprio Ploblema

    Eu tenho um problema para você!

    Eu tenho um problema para você!

    Escolhendo meu tópico

    LIÇÃO DEZ

    Despertando o Profisional Prático

    Minha receita para uma mensagem da lâmpada

    Índice alfabético

    A

    • Ação. Mensagem de informação da ação
    • Aluno. Formulário de avaliação do produto do aluno
    • Amostra nº 1: Enriquecimento do Tipo III
    • Amostra nº 2: Enriquecimento do Tipo III
    • Amostra nº 3: Enriquecimento do Tipo III
    • Amostra nº 4: Enriquecimento do Tipo III
    • Aprendizagem. Recursos de aprendizagem
    • Atividades. Meus dez tópicos preferidos para atividades do tipo I
    • Audiências
    • Avaliação. Formulário de avaliação do produto do aluno
    • Avaliando uma investigação do tipo III
    • Avaliando uma investigação do tipo III

    B

    • Bom, ótimo, melhor! Lição sete

    C

    • Caminhos para habilidades de investigação
    • Coisas boas. Lição um. Muitas coisas boas vêm em três
    • Coisas favoritas. Lição dois. Estas são algumas das minhas coisas favoritas
    • Como usar esse livro
    • Conhecendo você
    • Conhecimento. Eu gostaria de saber mais sobre

    D

    • Desafio dos três anéis
    • Descobridor de problemas. Lição cinco. Ser um descobridor de problemas
    • Dez passos em uma investigação do Tipo III

    E

    • Encontrando meu próprio problema. Lição nove
    • Enriquecimento do Tipo III. Amostra nº 1
    • Enriquecimento do Tipo III. Amostra nº 2
    • Enriquecimento do Tipo III. Amostra nº 3
    • Enriquecimento do Tipo III. Amostra nº 4
    • Equipamentos e materiais
    • Escolhendo metas
    • Escolhendo meu tópico
    • Escolhendo um produto
    • Estas são algumas das minhas coisas favoritas. Lição dois
    • Eu gostaria de saber mais sobre
    • Eu tenho um problema para você!
    • Exemplo de um roteiro para palestra de orientação

    G

    • Guia dos alunos para nosso programa de enriquecimento

    H

    • Habilidades. Caminhos para habilidades de investigação

    I

    • Introdução
    • Investigações individuais. Plano de gerenciamento para investigações individuais e em pequenos grupos
    • Investigação tipo III. Avaliando uma investigação do tipo III
    • Investigação tipo III. Avaliando uma investigação do tipo III
    • Investigação. Caminhos para habilidades de investigação
    • Investigação. Os dez passos em uma investigação do Tipo III
    • Investigador. 007 não é o único investigador do mundo

    J

    • Juntando as peças. Lição seis

    L

    • Lição cinco. Ser um descobridor de problemas
    • Lição dez. Despertando o profissional prático
    • Lição dois. Estas são algumas das minhas coisas favoritas
    • Lição nove. Encontrando meu próprio problema
    • Lição oito. Plantas e mapas
    • Lição quatro. Ser um produtor criativo
    • Lição seis. Juntando as peças
    • Lição sete. Bom, ótimo, melhor!
    • Lição três. Tecendo uma teia de tópicos
    • Lição um. Muitas coisas boas vêm em três
    • Livro. Como usar esse livro

    M

    • Mapas. Lição oito. Plantas e mapas
    • Materiais. Equipamentos e materiais
    • Mensagem de informação da ação
    • Metas. Escolhendo metas
    • Meus dez tópicos preferidos para atividades do tipo I
    • Minha receita para uma mensagem da lâmpada
    • Muitas coisas boas vêm em três. Lição um
    • Mundo real. O que realmente está incomodando você? Como achar um verdadeiro problema do mundo real!

    O

    • O desafio dos três anéis
    • O que está faltando?
    • O que realmente está incomodando você? Como achar um verdadeiro problema do mundo real!
    • Os dez passos em uma investigação do Tipo III

    P

    • Palestra de orientação. Exemplo de um roteiro para palestra de orientação
    • Partes do planejamento
    • Peças. Lição seis. Juntando as peças
    • Planejamento. Partes do planejamento
    • Plano de gerenciamento para investigações individuais e em pequenos grupos
    • Plantas e mapas. Lição oito
    • Problema. Eu tenho um problema para você!
    • Problema. Lição nove. Encontrando meu próprio problema
    • Produto. Escolhendo um produto
    • Produto. Formulário de avaliação do produto do aluno
    • Produtor criativo. Lição quatro. Ser um produtor criativo
    • Professor. Roteiro de apresentação das fotos para o professor
    • Programa de enriquecimento. Guia dos alunos para nosso programa de enriquecimento
    • Projeto do Tipo III. Um modelo de um Projeto do Tipo III

    R

    • Recursos de aprendizagem
    • Reunindo tudo
    • Roteiro de apresentação das fotos para o professor
    • Roteiro. Exemplo de um roteiro para palestra de orientação

    S

    • Ser um descobridor de problemas. Lição cinco
    • Ser um produtor criativo. Lição quatro

    T

    • Tecendo uma teia de tópicos. Lição três
    • Teia entrelaçada
    • Tópico. Escolhendo o meu tópico
    • Tópicos. Lição três. Tecendo uma teia de tópicos
    • Três anéis. O desafio dos três anéis

    V

    • Vivência. O que realmente está incomodando você? Como achar um verdadeiro problema do mundo real!