Capa do livro: Família e Sociedade - Passo a Passo - Uma Perspectiva Multidisciplinar - Prefácio de Ivan Roberto Capelatto, Coordenadoras: Amini Haddad Campos e Rosa Graciéla de Campos Lopes

Família e Sociedade - Passo a Passo - Uma Perspectiva Multidisciplinar - Prefácio de Ivan Roberto Capelatto

Coordenadoras: Amini Haddad Campos e Rosa Graciéla de Campos Lopes

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Coordenadoras: Amini Haddad Campos e Rosa Graciéla de Campos Lopes

    ISBN v. impressa: 978853625316-9

    ISBN v. digital: 978853626126-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 303grs.

    Número de páginas: 244

    Publicado em: 20/08/2015

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Família e Adoção

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    As novas perspectivas sociais têm gerado inovações nos mapeamentos normativos, sob o argumento de se alcançar toda expressão humana em suas convivências, identidades e experiências.

    Encontrar o equilíbrio à formação de uma saudável psique tem se mostrado complexo, em um mundo permanentemente dominado por aversões, simbolismos perversos, desvios de personalidade, representações individualistas, culturas de exclusão e ações discriminatórias.

    Mas, o presente livro veio dar horizonte para uma nova estrutura de análise social. Do nosso tempo, da nossa história e dos caminhos possíveis para serem trilhados, voltados às realidades que nos cercam.

    Fechar os olhos não é uma tentativa sábia.

    Precisamos encontrar respostas que sejam viáveis às famílias como um todo.

    Necessitamos projetar valores que sejam didaticamente possíveis em vivência, no relacionar diário.

    A nossa essência é a vida. A vida em sua humanidade plena.

    Assim, a ética não se mostra tão longínqua quando passamos a percebê-la como um substrato das nossas relações saudáveis, ao compartilhar virtudes e moldarmos as personalidades traumatizadas ou doentes, que sejam propensas aos desvios, tornando, estas evidências, controláveis pelo que há de mais evidente no humano: o racional.

    A vida é feita pelo entrelaçar do tempo. Essa medida temporal também faz parte das fases de experiências distintas, mas que nos tornam capazes de seguir para outras vivências, em novos horizontes, até o alcance da maturidade. Esta, pois, capaz de nos dar alicerce para as escolhas que serão mais significativas em nossas vidas: casamento, gravidez, profissão, moradia etc.

    Não se pretende criar uma perspectiva de não risco. Mas, busca-se, com os direcionamentos perquiridos, confrontar a realidade e o pensamento que nos advém de nossas formações e culturas, habituando-nos a um diálogo saudável, capaz de fazer-nos melhores nas relações sociais.

    Olhar para dentro de si já é um excelente começo.

    Esta é a diretriz da presente obra.

    Autor(es)

    COORDENADORAS

    AMINI HADDAD CAMPOS

    Possui Curso de Doutorado em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Santa Fé – UCSF, Argentina. Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC Rio. Possui Especialização MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getulio Vargas – FGV/RJ. Especialista em Direito Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal, Administrativo, Constitucional e Tributário. Pós-Graduada pela ONU/FAO. Realizou estágios nas Cortes dos Estados Unidos e na Suprema Corte de Mendoza, Argentina. Juíza de Direito. Diretora da Secretaria de Gênero da Associação dos Magistrados Brasileiros. Professora, Coordenadora do Núcleo Vulnerabilidades, Direito e Gênero e dos Cursos de Extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Membro da Academia Matogrossense de Letras e da Academia Matogrossense de Magistrados. Autora de artigos jurídicos e diversos livros publicados.

    ROSA GRACIÉLA DE CAMPOS LOPES

    Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Saúde Mental, Terapia Cognitiva Comportamental e Terapia de Família. Graduada em Psicologia pela Universidade de Cuiabá. Psicóloga. Ministra curso para pais, em Cuiabá, no interior dos Estados de Mato Grosso e Goiás. Escreveu para o Jornal Folha do Estado de Mato Grosso de 2005 a 2008. Autora do livro Era uma vez Mariana e teve participação em inúmeros outros livros nacionalmente publicados. É também autora de diversos artigos.

     

    COLABORADORES

    Amini Haddad Campos

    Henrique Marques Oliveira

    Jaqueline Jacobsen Marques

    Joelson de Campos Maciel

    Larissa Slhessarenko Ribeiro

    Lenine Póvoas

    Marcus Vinícius de Campos França Lopes

    Maria Helena Gargaglione Póvoas

    Olicélia Ataídes da Silva Poncioni

    Rosa Graciéla de Campos Lopes

    Sumário

    INTRODUÇÃO GERAL

    Capítulo I - DOS VALORES À ÉTICA: LIMITES EDUCACIONAIS À PERSONALIDADE

    1 Introdução ao Capítulo

    2 Como Estabelecer uma Relação de Confiança e Empatia

    3 Tornar-se Responsável: Cidadania Plena

    4 Cultivar Valores Solidários

    5 A Ética nas Relações

    6 Conclusão do Primeiro Capítulo

    7 Referências

    Capítulo II - EDUCAÇÃO: CULTURA, SEXO E GÊNERO

    1 Introdução ao Capítulo

    2 Ser Menina e Ser Menino

    3 A Violência de Gênero: Sociedade, Família e Relações Sociais

    4 Sexo e Gênero: Feminino e Masculino: O Genético e o Cultural

    5 Espaços Educacionais, Profissionais e a Potência Humana

    6 Conclusão do Capítulo

    7 Referências

    Capítulo III - DA INFÂNCIA: UMA CONSTRUÇÃO POSITIVA

    1 Introdução ao Capítulo

    2 A Formação da Personalidade

    3 Estímulos Benéficos à Saudável Personalidade

    4 Traumas e Sintomas: Identificando o Problema

    5 A Adolescência Precoce: Razão e Enfrentamento

    6 Conclusão do Capítulo

    7 Referências

    Capítulo IV - A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PESSOAL E FINANCEIRO PARA A FAMÍLIA

    1 Introdução

    2 A Importância do Equilíbrio Emocional Para a Organização Pessoal e Financeira

    3 O Planejamento Pessoal e Financeiro na Família

    3.1 Casal sem filhos

    3.2 Casal com filhos: a infância, a pré-adolescência e a adolescência

    4 Dicas Sobre Como Fazer o Planejamento Pessoal e Financeiro

    5 Exemplos Práticos

    6 Conclusão do Capítulo

    7 Referências

    CONCLUSÃO GERAL

    SOBRE OS AUTORES

    Índice alfabético

    A

    • Adolescência precoce: razão e enfrentamento

    C

    • Cidadania. Tornar-se responsável: cidadania plena
    • Conclusão geral
    • Confiança. Como estabelecer uma relação de confiança e empatia
    • Cultural. Sexo e gênero: feminino e masculino: o genético e o cultural

    E

    • Educação. Espaços educacionais, profissionais e a potência humana
    • Educação. Valores à ética: limites educacionais à personalidade
    • Educação: cultura, sexo e gênero
    • Educação: cultura, sexo e gênero. Conclusão do capítulo
    • Educação: cultura, sexo e gênero. Introdução ao capítulo
    • Educação: cultura, sexo e gênero. Referência
    • Empatia. Como estabelecer uma relação de confiança e empatia
    • Equilíbrio emocional. Importância do equilíbrio emocional para a organização pessoal e financeira
    • Espaços educacionais, profissionais e a potência humana
    • Estímulos benéficos à saudável personalidade
    • Ética nas relações
    • Ética. Valores à ética: limites educacionais à personalidade

    F

    • Família. Importância do equilíbrio emocional para a organização pessoal e financeira
    • Família. Importância do planejamento pessoal e financeiro para a família
    • Família. Planejamento pessoal e financeiro na família
    • Família. Violência de gênero: sociedade, família e relações sociais
    • Formação da personalidade

    G

    • Gênero. Educação: cultura, sexo e gênero
    • Gênero. Ser menina e ser menino
    • Gênero. Sexo e gênero: feminino e masculino: o genético e o cultural
    • Gênero. Violência de gênero: sociedade, família e relações sociais
    • Genético. Sexo e gênero: feminino e masculino: o genético e o cultural

    I

    • Importância do equilíbrio emocional para a organização pessoal e financeira
    • Importância do planejamento pessoal e financeiro para a família
    • Importância do planejamento pessoal e financeiro para a família. Introdução
    • Infância: uma construção positiva
    • Infância: uma construção positiva. Conclusão do capítulo
    • Infância: uma construção positiva. Introdução ao capítulo
    • Infância: uma construção positiva. Referências
    • Introdução geral

    L

    • Limite educacional. Valores à ética: limites educacionais à personalidade

    O

    • Organização pessoal e financeira. Importância do equilíbrio emocional para a organização pessoal e financeira

    P

    • Personalidade. Estímulos benéficos à saudável personalidade
    • Personalidade. Formação da personalidade
    • Personalidade. Valores à ética: limites educacionais à personalidade
    • Planejamento financeiro e pessoal. Casal com filhos: a infância, a pré-adolescência e a adolescência
    • Planejamento financeiro e pessoal. Casal sem filhos
    • Planejamento financeiro e pessoal. Conclusão do capítulo
    • Planejamento financeiro e pessoal. Dicas sobre como fazer o planejamento pessoal e financeiro
    • Planejamento financeiro e pessoal. Exemplos práticos
    • Planejamento financeiro. Importância do planejamento pessoal e financeiro para a família
    • Planejamento pessoal e financeiro na família
    • Planejamento pessoal. Importância do planejamento pessoal e financeiro para a família
    • Potência humana. Espaços educacionais, profissionais e a potência humana
    • Profissão. Espaços educacionais, profissionais e a potência humana

    R

    • Referências
    • Relações sociais. Violência de gênero: sociedade, família e relações sociais
    • Responsabilidade. Tornar-se responsável: cidadania plena

    S

    • Sexo e gênero: feminino e masculino: o genético e o cultural
    • Sexualidade. Educação: cultura, sexo e gênero
    • Sintoma. Traumas e sintomas: identificando o problema
    • Sobre os autores
    • Sociedade. Violência de gênero: sociedade, família e relações sociais
    • Solidariedade. Cultivar valores solidários

    T

    • Traumas e sintomas: identificando o problema

    V

    • Valores à ética: limites educacionais à personalidade
    • Valores à ética: limites educacionais à personalidade. Conclusão do primeiro capítulo
    • Valores à ética: limites educacionais à personalidade. Introdução ao capítulo
    • Valores à ética: limites educacionais à personalidade. Referências
    • Violência de gênero: sociedade, família e relações sociais