Capa do livro: Cinema e Filosofia - Ensinar e Aprender Filosofia com os Filmes - Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica - Coordenada por: Geraldo Balduíno Horn, Alessandro Reina

Cinema e Filosofia - Ensinar e Aprender Filosofia com os Filmes - Biblioteca de Filosofia e Educação Filosófica - Coordenada por: Geraldo Balduíno Horn

Alessandro Reina

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Alessandro Reina

    ISBN v. impressa: 978853625514-9

    ISBN v. digital: 978853625655-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 253grs.

    Número de páginas: 204

    Publicado em: 14/12/2015

    Área(s): Filosofia

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    A presente obra aborda como o cinema possui dentro de si a potencialidade de ser filosófico, conduzindo tanto o espectador-filósofo como o não filósofo à construção de uma reflexão profunda sobre os processos que envolvem a realidade, o ser humano e seus problemas. 

    O livro parte das reflexões realizadas pelos filósofos Gilles Deleuze e Julio Cabrera, acerca da possibilidade dos filmes do cinema caracterizarem-se como uma “forma de pensamento”, conduzindo o espectador ao ato do filosofar.

    Aborda também o uso do filme como um poderoso recurso didático para o ensino da Filosofia, não sendo utilizado apenas como um elemento de mobilização, expressão ou de ilustração do pensamento filosófico, mas como um propulsor do próprio ato de filosofar a partir da capacidade do filme de “violentar o pensamento” por intermédio da narrativa fílmica.

    Autor(es)

    ALESSANDRO REINA

    Mestre em Educação, Especialista em Filosofia da Educação e Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba – CEEP-PR e dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia do Claretiano Centro Universitário, responsável pelas disciplinas de Filosofia da Educação e Didática e Metodologia do Ensino da Filosofia. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre o Ensino da Filosofia – NESEF-UFPR e também do Instituto de Filosofia da Libertação – IFIL. Atua nas áreas de Filosofia da Educação, Cinema e Cultura.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo I - FILOSOFIA E CINEMA

    1.1 Cinema: A Criação de Uma Nova Linguagem

    1.2 Cinema: Arte Como Crítica ou Destruição da Aura da Cultura?

    1.3 Significação e Linguagem Por Intermédio da Semiótica

    1.4 Significação e Linguagem de Acordo Com a Semiótica Peirceana nos Filmes do Cinema

    1.5 A Imbricação Entre Cinema e Filosofia

    1.6 Filosofia, Conceito e Imagem

    1.7 Cinema, Filosofia e Pensamento

    Capítulo II - O FILME COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

    2.1 Sobre o Estudar e Aprender Filosofia Com o Cinema

    2.2 Conceito-Imagem e Aprendizagem Filosófica a Partir do Filme

    Capítulo III - O ENSINO DA FILOSOFIA POR MEIO DO CINEMA

    3.1 O Processo do Ensino da Filosofia

    3.2 O Processo de Aprendizagem da Filosofia

    3.3 O Ensino da Filosofia Por Intermédio do Cinema: Utilização Pedagógica do Filme

    3.3.1 Limites e possibilidades do uso do filme

    3.3.2 A abordagem do filme na sala de aula

    3.3.3 O uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia

    3.3.4 Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula

    Capítulo IV - O CINECLUBE COMO FATOR DE EDUCAÇÃO FILOSÓFICA

    4.1 Cineclubismo e Educação

    4.2 Projeto Cineclube Filosófico na Escola

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abordagem. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia
    • Aprendizagem. Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme
    • Aprendizagem. Processo de aprendizagem da filosofia
    • Arte. Cinema: arte como crítica ou destruição da aura da cultura?

    C

    • Cineclube como fator de educação filosófica
    • Cineclubismo e educação
    • Cinema, filosofia e pensamento
    • Cinema. Ensino da filosofia por intermédio do cinema: utilização peda-gógica do filme
    • Cinema. Ensino da filosofia por meio do cinema
    • Cinema. Filosofia e cinema
    • Cinema. Imbricação entre cinema e filosofia
    • Cinema. Significação e linguagem de acordo com a semiótica peirceana nos filmes do cinema
    • Cinema. Sobre o estudar e aprender filosofia com o cinema
    • Cinema: a criação de uma nova linguagem
    • Cinema: arte como crítica ou destruição da aura da cultura?
    • Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme
    • Conceito. Filosofia, conceito e imagem
    • Considerações finais
    • Cultura. Cinema: arte como crítica ou destruição da aura da cultura?

    D

    • Didática. Abordagem do filme na sala de aula
    • Didática. Filme como recurso didático-pedagógico
    • Didática. Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula
    • Didática. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia

    E

    • Educação filosófica. Cineclube como fator de educação filosófica
    • Educação. Cineclubismo e educação
    • Ensino da filosofia por intermédio do cinema: utilização pedagógica do filme
    • Ensino da filosofia por meio do cinema
    • Ensino. Abordagem do filme na sala de aula
    • Ensino. Filme como recurso didático-pedagógico
    • Ensino. Processo do ensino da filosofia
    • Ensino. Sobre o estudar e aprender filosofia com o cinema
    • Ensino. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia
    • Escola. Projeto Cineclube Filosófico na Escola
    • Estudo. Sobre o estudar e aprender filosofia com o cinema

    F

    • Filme como recurso didático-pedagógico
    • Filme. Abordagem do filme na sala de aula
    • Filme. Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme
    • Filme. Ensino da filosofia por intermédio do cinema: utilização pedagógi-ca do filme
    • Filme. Limites e possibilidades do uso do filme
    • Filme. Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula
    • Filme. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia
    • Filosofia e cinema
    • Filosofia, conceito e imagem
    • Filosofia. Cinema, filosofia e pensamento
    • Filosofia. Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme
    • Filosofia. Ensino da filosofia por intermédio do cinema: utilização peda-gógica do filme
    • Filosofia. Ensino da filosofia por meio do cinema
    • Filosofia. Imbricação entre cinema e filosofia
    • Filosofia. Processo de aprendizagem da filosofia
    • Filosofia. Processo do ensino da filosofia
    • Filosofia. Projeto Cineclube Filosófico na Escola
    • Filosofia. Sobre o estudar e aprender filosofia com o cinema
    • Filosofia. Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia

    I

    • Imagem. Conceito-imagem e aprendizagem filosófica a partir do filme
    • Imagem. Filosofia, conceito e imagem
    • Imbricação entre cinema e filosofia
    • Introdução

    L

    • Linguagem. Cinema: a criação de uma nova linguagem
    • Linguagem. Significação e linguagem de acordo com a semiótica peircea-na nos filmes do cinema

    P

    • Pensamento. Cinema, filosofia e pensamento
    • Processo de aprendizagem da filosofia
    • Processo do ensino da filosofia
    • Projeto Cineclube Filosófico na Escola

    R

    • Referências
    • Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula

    S

    • Sala de aula. Roteiro para utilização do filme dentro da sala de aula
    • Semiótica peirceana. Significação e linguagem de acordo com a semiótica peirceana nos filmes do cinema
    • Significação e linguagem de acordo com a semiótica peirceana nos filmes do cinema
    • Significação e linguagem por intermédio da semiótica

    U

    • Uso/abordagem dos filmes nas aulas de filosofia