Capa do livro: Empreender em Psicologia - (E outros Campos Profissionais), Renatto Cesar Marcondes e José Carlos Zanelli

Empreender em Psicologia - (E outros Campos Profissionais)

Renatto Cesar Marcondes e José Carlos Zanelli

    Preço

    por R$ 67,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Renatto Cesar Marcondes e José Carlos Zanelli

    ISBN v. impressa: 978853625938-3

    ISBN v. digital: 978853625964-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 139grs.

    Número de páginas: 112

    Publicado em: 29/06/2016

    Área(s): Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    (...) há sempre muitos conteúdos e aplicações para explicar a natureza, a demanda e a força da ação empreendedora, como bem explicitada no campo da Psicologia, ao longo deste livro. Esses conteúdos e aplicações são oferecidos ao leitor nos sete capítulos do livro que propicia informação, compreensão e prazer ao revisar a história da Psicologia na sociedade brasileira. Ainda um aspecto que não poderia ser aqui omitido é o caráter facilitador de sua redação, que es­timula o debate de seus conteúdos entre seus leitores. Seus conteúdos informam sem se colocar como verdades téc­nicas e, portanto, definitivas e acabadas, como tem sido o estilo de obras que tratam do empreendedorismo. O texto oferece veredas para que o leitor se aprofunde, enriquecen­do seu conhecimento pela pesquisa de outras fontes.

    Esta é uma obra que enriquecerá a ação empreendedora que a sociedade necessita neste momento histórico, no qual enfrenta a transição das redes de pessoas para as redes dos objetos. Essa transição aprofunda a dependência da ação empreendedora pelo aumento das incertezas e da veloci­dade dos eventos. (...)

    Boa e fértil reflexão para todos os leitores deste livro!

    Sigmar Malvezzi, PhD
    Professor e Pesquisador em Psicologia das Organizações e do Trabalho
    Instituto de Psicologia da USP – Universidade de São Paulo


    Empreender em Psicologia é uma obra para desenvolver a carreira profissional dos psicólogos, mas pode ser aproveitada por outros profissionais autônomos. A partir de um estudo científico da tra­jetória e experiência de vida de psicólogos empreende­dores, são ensinados compor­tamentos necessários para encontrar oportunidades de negócio e tornar-se um profis­sional reconhecido.

    Este livro tem como obje­tivo preencher uma lacuna dos cursos de Graduação em Psicologia no que tange à preparação do profissional para enfrentar o mercado de trabalho. Com pioneirismo no estudo do comportamento empreendedor de psicólogos, no Brasil, Empreender em Psicologia é uma opção para vencer os obstáculos e desen­volver a carreira profissional de forma autônoma.

    Autor(es)

    RENATTO CESAR MARCONDES
    Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professor e Pesquisador na Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB e no Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Leciona em disciplinas na área de Psicologia Organi­zacional e do Trabalho e Análise Experimental do Comportamento, em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tem interesses de pesquisa em Empreendedorismo, Aposentadoria e Comportamento Organizacional.

    JOSÉ CARLOS ZANELLI
    Doutor em Educação/Psicologia pela Universidade Estadual de Campinas, com três Pós-Doutoramentos: pela Universidade de São Paulo, com foco nas ações de uma gestão estratégica, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com foco nas teorias e tratamento do estresse nas organizações de trabalho e pelo Instituto Português de Oncologia do Porto, com foco na gestão preventiva de riscos psicossociais. Mestre em Psico­logia Social das Organizações pelo IMES, atual Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Psico­logia Organizacional e do Trabalho pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicólogo formado pela Universidade de Brasília. Professor, Pesquisa­dor e Consultor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional e Diretor do Instituto Zanelli – Saúde e Produ­tividade. Atuou durante 30 anos em atividades administrativas, de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. Conferencista, em âmbito nacional e internacional, na área de interface da Psico­logia com a Administração ou, mais especificamente, do comportamento humano nas organizações de trabalho. Como autor, possui deze­nas de artigos científicos publicados, livros e capítulos de livros. Em­preende em Psicologia desde 1974, quando concluiu a graduação.

    Sumário

    1 Para Iniciar Nossa Conversa

    2 Que Significados Atribuímos ao Processo de Empreender

    3 Trajetórias Profissionais de Psicólogos

    4 Fases e Momentos do Processo de Empreender

    5 A Fase do Pré-Lançamento

    5.1 Identificando a oportunidade de empreender

    5.2 Decidindo prosseguir

    5.3 Reunindo recursos, equipe e stakeholders

    6 A Fase do Lançamento

    6.1 Definindo formato e ambiente jurídico

    6.2 Construindo a estratégia e o marketing

    6.3 Protegendo a propriedade intelectual

    7 A Fase do Pós-Lançamento

    7.1 Gerindo o novo empreendimento

    7.2 Amadurecendo o empreendimento

    7.3 A saída dos fundadores

    8 Recapitulando

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Amadurecendo o empreendimento
    • Ambiente jurídico. Definindo formato e ambiente jurídico

    C

    • Conceito. Que significados atribuímos ao processo de empreender
    • Construindo a estratégia e o marketing
    • Conversa. Para iniciar nossa conversa

    D

    • Decidindo prosseguir
    • Definindo formato e ambiente jurídico

    E

    • Empreendimento. Amadurecendo o empreendimento
    • Empreendimento. Fase do pré-lançamento
    • Empreendimento. Fases e momentos do processo de empreender
    • Empreendimento. Gerindo o novo empreendimento
    • Empreendimento. Identificando a oportunidade de empreender
    • Empreendimento. Que significados atribuímos ao processo de empreender
    • Equipe. Reunindo recursos, equipe e stakeholders
    • Estratégia. Construindo a estratégia e o marketing

    F

    • Fase do lançamento
    • Fase do pós-lançamento
    • Fase do pré-lançamento
    • Fases e momentos do processo de empreender
    • Formato. Definindo formato e ambiente jurídico
    • Fundador. Saída dos fundadores

    G

    • Gerindo o novo empreendimento

    I

    • Identificando a oportunidade de empreender

    L

    • Lançamento. Fase do lançamento

    M

    • Marketing. Construindo a estratégia e o marketing
    • Momentos e fases do processo de empreender

    O

    • Oportunidade. Identificando a oportunidade de empreender

    P

    • Para iniciar nossa conversa
    • Pós-lançamento. Fase do pós-lançamento
    • Pré-lançamento. Fase do pré-lançamento
    • Profissão. Trajetórias profissionais de psicólogos
    • Propriedade intelectual. Protegendo a propriedade intelectual
    • Prosseguimento. Decidindo prosseguir
    • Protegendo a propriedade intelectual
    • Psicólogo. Trajetórias profissionais de psicólogos

    R

    • Recapitulando
    • Recurso. Reunindo recursos, equipe e stakeholders
    • Referências
    • Reunindo recursos, equipe e stakeholders

    S

    • Saída dos fundadores
    • Stakeholders. Reunindo recursos, equipe e stakeholders

    T

    • Trabalho. Para iniciar nossa conversa
    • Trajetórias profissionais de psicólogos