Capa do livro: Valorização dos Honorários Advocatícios - O Fortalecimento da Advocacia Através da Gestão, Beatriz Machnick

Valorização dos Honorários Advocatícios - O Fortalecimento da Advocacia Através da Gestão

Beatriz Machnick

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Beatriz Machnick

    ISBN v. impressa: 978853626045-7

    ISBN v. digital: 978853626087-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 275grs.

    Número de páginas: 222

    Publicado em: 03/08/2016

    Área(s): Direito - Diversos; Direito - Gestão e Marketing Jurídico

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    “O trabalho do Advogado vai além da prestação de um Serviço Jurídico. Seu reconhecimento e valorização, devem ser evidenciados”.

    A mesma autora, da obra pioneira no Brasil, Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias para Formação de Preços no Consultivo e Contencioso, traz uma visão mais aprofundada da gestão e profissionalização das áreas de apoio ao jurídico do escritório, e no quanto esta estruturação, contribui assertivamente na precificação dos honorários.

    Falamos de um segmento em que a reputação agrega valor, e a construção de um nome e uma marca exige tempo. Todo este processo está, sem dubiedade, ligado à qualidade do trabalho jurídico e expertise em ser um solucionador para o cliente, independentemente da situação, seja ela simples ao olhar do Advogado ou de grande complexidade.

    Precificar e quantificar este trabalho, sem dúvida, é desafiador, pois falamos de algo intangível para o cliente e de difícil mensuração de tempo para o Advogado. A necessidade de profissionalizar a gestão dos demais departamentos, tornou-se matéria essencial e não mais opcional para as bancas. Antigamente os escritórios até conseguiam dar andamento às suas operações apenas com a área jurídica, hoje, porém, as áreas de apoio e suporte ao jurídico tornaram-se imprescindíveis.

    A Valorização do Capital Humano, a Valorização da Marca e a Estruturação Financeira Operacional, Gerencial e da Precificação dos Honorários, são os pilares de sustentação da banca e contribuirão para o sucesso e continuidade da sociedade.

    Em Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão, sua banca mergulhará em uma jornada de conhecimento, que demonstrará todas as bases de estruturação da gestão que se fazem necessárias e que contribuem para o posicionamento e crescimento do escritório, resultando assim, em uma precificação de honorários estratégica e assertiva.


    “Um dos maiores desafios dos escritórios de Advocacia, consiste em encontrar um equilíbrio estrutural e financeiro. Partindo deste conceito base, é essencial que os Advogados compreendam, que seu sucesso, não mais depende, por si só, de capacidades técnica e intelectual. Nesse contexto, coloca-se esta inovadora obra, como norte para todos os Advogados, iniciantes ou experientes, contribuindo para o aprimoramento de sua gestão profissional e, por consequência, para a Valorização dos Honorários Advocatícios”.

    Maurício Guedes
    Presidente da Comissão de Honorários da OAB PR

    “A autora mostra o quão importante e necessário são os serviços jurídicos estarem amparados por um bom departamento financeiro, fundamentado em parâmetros pré-estabelecidos e determinados. Este livro traduz fielmente as melhoras práticas de gestão, que contribuirão para o sucesso dos escritórios de Advocacia”.

    Wilson José Andersen Ballão
    Sócio Fundador da Andersen Ballão Advocacia

    Autor(es)

    BEATRIZ MACHNICK
    Professora e Consultora em Gestão Financeira na Advocacia. Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Participação no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral. Certificada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais CPA10. Especialista em Formação de Preços de Honorários e autora das obras pioneiras no Brasil: Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias para Formação de Preços no Consultivo e Contencioso e Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão. Palestrante na Ordem dos Advogados do Brasil e Professora na Escola Superior de Advocacia.

    Sumário

    1 - MUITO ALÉM DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS JURÍDICOS

    2 - A GESTÃO COMO FERRAMENTA DE FORTALECIMENTO DOS ESCRITÓRIOS

    3 - A VALORIZAÇÃO DO CAPITAL HUMANO

    4 - O CICLO DA VALORIZAÇÃO DOS HONORÁRIOS

    5 - OS TRÊS PILARES DA GESTÃO FINANCEIRA NA ADVOCACIA

    6 - ESTRUTURAÇÃO OPERACIONAL DAS FINANÇAS: ETAPA (I)

    6.1 Construção do Fluxo de Caixa

    6.2 Política de Liberações e Autorizações de Faturamento e Pagamento

    6.3 Gestão das Custas Processuais

    6.4 Estruturação Contábil

    6.5 Manual de Funções e Procedimentos Financeiros

    6.6 Política de Cobranças de Contratos em Atraso ou Inadimplentes

    7 - ESTRUTURAÇÃO GERENCIAL DAS FINANÇAS: ETAPA (II)

    7.1 Gestão dos Custos com Mão de obra

    7.2 Estruturando as Áreas de Apoio

    7.3 Gestão de Custos e Despesas

    7.4 Aplicação do Conceito de Análise Vertical e Horizontal

    7.5 Análise Econômica

    7.6 Criação dos Centros de Custos

    7.6.1 Parte I - custos diretos x margem de contribuição bruta

    7.6.2 Parte II - despesas indiretas x lucratividade final

    7.6.3 Parte III - definição dos fundos de reserva

    7.7 Ponto de Equilíbrio na Advocacia

    7.8 Construção do Planejamento Financeiro

    7.9 Indicadores de Gestão de Desempenho

    7.10 Política de Auditoria das Informações Financeiras

    8 - A INFLUÊNCIA DO PREÇO NA CONSTRUÇÃO DA MARCA E DA REPUTAÇÃO

    9 - ORIENTAÇÃO NOS MODELOS DE COBRANÇA DE HONORÁRIOS

    10 - INFLUÊNCIAS DIRETAS E INDIRETAS NO PROCESSO DE PRECIFICAÇÃO DOS HONORÁRIOS

    11 - ESTRUTURAÇÃO DAS REFERÊNCIAS DE PREÇOS DOS HONORÁRIOS

    11.1 Construção das Bases da Precificação - Os Determinantes de P

    11.2 Validação da Lucratividade dos Contratos Atuais

    11.3 Conceitos e Fórmulas Gerais para Formação de Preços

    11.3.1 Referência por hora trabalhada

    11.3.2 Referência para cobrança de honorários mensais

    11.3.3 Cobranças no êxito ou ao término do processo

    11.4 Influenciadores da Margem de Contribuição

    11.5 Aplicabilidade dos Conceitos de Precificação nas Áreas do Direito

    11.5.1 Contratos com modelo de cobrança full service

    11.5.2 Atuação societária no âmbito consultivo

    11.5.3 Atuação em processo de contencioso especial trabalhista

    11.5.4 Atuação em processo de contencioso de volume trabalhista

    11.5.5 Trabalhos pontuais na área civil (i)

    11.5.6 Trabalhos pontuais na área civil (ii)

    11.5.7 Atuação full service no âmbito consultivo

    11.5.8 Contratos da área previdenciária

    11.5.9 Valores de referência para atos avulsos - valor da consulta

    11.5.10 Valores de referência para atos avulsos - hora técnica segregada por profissional

    11.5.11 Atuação mensal em processos tributários de contencioso de volume

    11.5.12 Processos gerais de pessoa física - valores atrelados ao êxito

    11.5.13 Processos de contencioso de massa

    11.6 Construção da Tabela Interna de Referência de Honorários

    12 - A VALORIZAÇÃO DA MARCA

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Advocacia. Ponto de equilíbrio na advocacia
    • Análise econômica
    • Análise vertical e horizontal. Aplicação do conceito de análise vertical e horizontal
    • Apoio. Estruturando as áreas de apoio
    • Ato avulso. Valores de referência para atos avulsos - valor da consulta
    • Atuação em processo de contencioso de volume trabalhista
    • Atuação em processo de contencioso especial trabalhista
    • Atuação full service no âmbito consultivo
    • Atuação mensal em processos tributários de contencioso de volume
    • Atuação societária no âmbito consultivo
    • Auditoria. Política de auditoria das informações financeiras

    C

    • Capital humano. Valorização do capital humano
    • Centro de custos. Criação dos centros de custos
    • Centro de custos. Criação. Parte I - custos diretos x margem de contribui-ção bruta
    • Centro de custos. Criação. Parte II - despesas indiretas x lucratividade final
    • Centro de custos. Criação. Parte III - definição dos fundos de reserva
    • Ciclo da valorização dos honorários
    • Cobrança de honorários. Orientação nos modelos de cobrança de honorá-rios
    • Cobrança full service. Contratos com modelo de cobrança full service
    • Cobranças no êxito ou ao término do processo
    • Comsultoria. Atuação societária no âmbito consultivo
    • Construção da tabela interna de referência de honorários
    • Construção do fluxo de caixa
    • Construção do planejamento financeiro
    • Consulta. Valores de referência para atos avulsos - hora técnica segrega-da por profissional
    • Consulta. Valores de referência para atos avulsos - valor da consulta
    • Consultoria. Atuação full service no âmbito consultivo
    • Contabilidade. Estruturação contábil
    • Contencioso de massa. Processos de contencioso de massa
    • Contencioso trabalhista. Atuação em processo de contencioso de volume trabalhista
    • Contencioso trabalhista. Atuação em processo de contencioso especial trabalhista
    • Contratos com modelo de cobrança full service
    • Contratos da área previdenciária
    • Contribuição. Influenciadores da margem de contribuição
    • Custa processual. Gestão das custas processuais

    E

    • Equilíbrio. Ponto de equilíbrio na advocacia
    • Escritório. Gestão como ferramenta de fortalecimento dos escritórios
    • Estruturação contábil
    • Estruturação gerencial das finanças: (II) etapa
    • Êxito. Processos gerais de pessoa física - valores atrelados ao êxito

    F

    • Faturamento. Política de liberações e autorizações de faturamento e pa-gamento
    • Finança. Estruturação gerencial das finanças: (II) etapa
    • Finança. Estruturação operacional das finanças: etapa (I)
    • Fluxo de caixa. Construção do fluxo de caixa

    G

    • Gestão como ferramenta de fortalecimento dos escritórios
    • Gestão das custas processuais
    • Gestão de custos e despesas
    • Gestão de desempenho. Indicadores de gestão de desempenho
    • Gestão dos custos com mão de obra
    • Gestão financeira na advocacia. Três pilares da gestão financeira na ad-vocacia

    H

    • Honorários mensais. Referência para cobrança de honorários mensais
    • Honorários. Ciclo da valorização dos honorários
    • Honorários. Construção da tabela interna de referência de honorários
    • Hora técnica. Valores de referência para atos avulsos - hora técnica se-gregada por profissional
    • Hora trabalhada. Referência por hora trabalhada

    I

    • Inadimplência. Política de cobranças de contratos em atraso ou inadim-plentes
    • Influência do preço na construção da marca e da reputação
    • Influenciadores da margem de contribuição
    • Influências diretas e indiretas no processo de precificação dos honorários

    L

    • Lucratividade. Validação da lucratividade dos contratos atuais

    M

    • Mão de obra. Gestão dos custos com mão de obra
    • Marca. A valorização da marca
    • Marca. Influência do preço na construção da marca e da reputação

    O

    • Orientação nos modelos de cobrança de honorários

    P

    • Pagamento. Política de liberações e autorizações de faturamento e paga-mento
    • Planejamento financeiro. Construção
    • Política de auditoria das informações financeiras
    • Política de liberações e autorizações de faturamento e pagamento
    • Ponto de equilíbrio na advocacia
    • Precificação de honorários. Conceitos e fórmulas gerais para formação de preços
    • Precificação de honorários. Construção das bases da precificação. Os determinantes de P
    • Precificação de honorários. Estruturação das referências de preços dos honorários
    • Precificação de honorários. Influências diretas e indiretas no processo de precificação dos honorários
    • Precificação. Aplicabilidade dos conceitos de precificação nas áreas do direito
    • Preço. Influência do preço na construção da marca e da reputação
    • Prestação de serviços jurídicos. Muito além da prestação de serviços jurí-dicos
    • Previdenciário. Contratos da área previdenciária
    • Procedimento financeiro. Manual de funções e procedimentos financeiros
    • Processo. Cobranças no êxito ou ao término do processo
    • Processos de contencioso de massa
    • Processos gerais de pessoa física - valores atrelados ao êxito

    R

    • Referência para cobrança de honorários mensais
    • Referência por hora trabalhada
    • Referências
    • Reputação. Influência do preço na construção da marca e da reputação

    T

    • Trabalhos pontuais na área civil (I)
    • Trabalhos pontuais na área civil (II)
    • Três pilares da gestão financeira na advocacia
    • Tributário. Atuação mensal em processos tributários de contencioso de volume

    V

    • Validação da lucratividade dos contratos atuais
    • Valores de referência para atos avulsos - hora técnica segregada por pro-fissional
    • Valores de referência para atos avulsos - valor da consulta
    • Valorização do capital humano