Capa do livro: Origens de Winnicott - Ascendentes Psicanalíticos e Filosóficos de um Pensamento Original - 2ª Edição - Revista e Atualizada, Roberto B. Graña

Origens de Winnicott - Ascendentes Psicanalíticos e Filosóficos de um Pensamento Original

2ª Edição - Revista e Atualizada Roberto B. Graña

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Roberto B. Graña

    ISBN v. impressa: 978853626072-3

    ISBN v. digital: 978853626115-7

    Edição/Tiragem: 2ª Edição - Revista e Atualizada

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 255grs.

    Número de páginas: 206

    Publicado em: 10/08/2016

    Área(s): Psicologia - Psicanálise

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Rastrear os objetos criados, destruídos e usados por Winnicott ao longo da construção de sua obra é o propósito deste livro. Aprendemos com Winnicott que toda incorporação de um saber verdadeiro acerca de nós mesmos e dos outros, qualquer conhecimento au­têntico da cultura, das relações, da vida depende de um processo de recriação do mundo por meio da nossa própria imaginação. Somente isto permite-nos embar­car na aventura do pensamento com a pretensão de somar algo a mais de cem anos de ininterrupta reflexão.

    O uso que Winnicott fez de seus objetos − frequente­mente sem ter plena consciência disso − consistiu numa apropriação tão completa que lhe era difícil apontar, exatamente, os lugares de onde derivava o seu refina­do saber. Nosso propósito, ao longo dos capítulos que compõem este volume, é justamente o de sondar essas fontes, os seus ascendentes ou ancestrais onto-episte­mológicos, com a finalidade explícita de possibilitar ao leitor uma ampliação do escopo a partir do qual essa obra poderá ser apreciada na sua mais ampla dimensão.

    Autor(es)

    ROBERTO B. GRAÑA
    Psicanalista, escritor, Membro Titular e Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Por­to Alegre (SBPPA), Full Member da International Psychoana­lytical Association (IPA), Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-doutorando em Filosofia e Psicanálise (Paris VII-Diderot). Há dezesseis anos é professor e supervisor do Instituto Contemporâneo de Psicanálise e Transdisciplinari­dade (ICPT), onde coordena seminários regulares sobre as obras de Sándor Ferenczi, Donald Winnicott e Jacques Lacan. Durante o ano de 2001, após a criação do NIA (Núcleo de Infância e Adolescência) minis­trou o primeiro seminário clíni­co de psicanálise de crianças e adolescentes na Sociedade Bra­sileira de Psicanálise de Porto Alegre e, posteriormente, assu­miu durante os anos de 2002 e 2003 a coordenação do primei­ro seminário introdutório à obra de Winnicott na mesma instituição, onde dirige hoje seminários sobre a contemporaneidade da psicanálise e sobre os seus próprios livros, escritos e ideias. Já ditou cursos de extensão e fez conferências em diversas universidades (PUCRS, PUCSP, UERJ, USP, ULBRA, FURG, URI, IESA, UCS, UFRJ) e em diferentes sociedades psicanalíticas bra­sileiras. Apresentou trabalhos em Londres, Paris, Barcelona, Lisboa, Buenos Aires, Santiago, Montevideo, Lima, Córdoba e Asunción. Atualmente man­tém cursos e grupos de es­tudo permanentes sobre as obras de Winnicott e Lacan em interdiscursividade com a filosofia, a literatura e a teoria e crítica literárias. Possui onze livros editados: D. W. Winnicott – Estudos (1991); Técnica psicoterápica na adolescência (1993); Além do desvio sexual – teoria, clínica, cultura (1995); Homo­ssexualidade – formulações psicanalíticas atuais (1997); A atualidade da psicanálise de crianças (2001); A atualidade da psicanálise de adolescentes (2004); A carne e a escrita – um estudo psicanalítico sobre a criação literária (2005); Origens de Winnicott – ascendentes psicanalíticos e filosóficos de um pensamento original (2007); Transtornos da identidade de gênero na infância – escritos se­lecionados (2009); Lacan com Winnicott – espelhamento e subjetivação (2011); e O declínio da intepretação – experiência e intervenção em psicanálise (2014), além de um novo livro no prelo: Heidegger ou as vicissitudes da destruição – a psicanálise e a crítica filosófica (2016) e grande número de publicações individuais em revistas especializadas, jornais, livros coletivos e anais de congressos nacionais e internacionais.

    Sumário

    Primeira Parte - Ancestralidade Psicanalítica

    Capítulo 1 - Freud em Winnicott

    Capítulo 2 - Ferenczi em Winnicott

    Capítulo 3 - Klein em Winnicott

    Segunda Parte - Ancestralidade Filosófica

    Capítulo 4 - Berkeley e Winnicott

    Capítulo 5 - Hume e Winnicott

    Capítulo 6 - Merleau-Ponty e Winnicott

    Índice alfabético

    A

    • Ancestralidade filosófica
    • Ancestralidade filosófica. Berkeley e Winnicott
    • Ancestralidade filosófica. Hume e Winnicott
    • Ancestralidade filosófica. Merleau-Ponty e Winnicott
    • Ancestralidade psicanalítica
    • Ancestralidade psicanalítica. Ferenczi em Winnicott
    • Ancestralidade psicanalítica. Freud em Winnicott
    • Ancestralidade psicanalítica. Klein em Winnicott

    B

    • Berkeley e Winnicott

    F

    • Ferenczi em Winnicott
    • Filosofia. Ancestralidade filosófica
    • Freud em Winnicott

    H

    • Hume e Winnicott

    K

    • Klein em Winnicott

    M

    • Merleau-Ponty e Winnicott

    P

    • Psicanálise. Ancestralidade psicanalítica

    W

    • Winnicott. Berkeley e Winnicott
    • Winnicott. Ferenczi em Winnicott
    • Winnicott. Freud em Winnicott
    • Winnicott. Hume e Winnicott
    • Winnicott. Klein em Winnicott