Capa do livro: Eu, Professora e Burnout - Como o Sistema Público de Ensino Adoece Professores Dedicados e Prejudica Alunos Interessados - Prefácio de Tania Zagury, Kátia Simone Benedetti e Íria De Marco

Eu, Professora e Burnout - Como o Sistema Público de Ensino Adoece Professores Dedicados e Prejudica Alunos Interessados - Prefácio de Tania Zagury

Kátia Simone Benedetti e Íria De Marco

    Preço

    por R$ 97,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Kátia Simone Benedetti e Íria De Marco

    ISBN v. impressa: 978853626228-4

    ISBN v. digital: 978853626265-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 270grs.

    Número de páginas: 218

    Publicado em: 27/09/2016

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Organizacional e do Trabalho

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A presente obra apresenta a história pessoal de uma professora que, certamente, é também a história de milhares de outros professores do país. Ao lê-la, muitos vão se identificar com o estado de espanto, tristeza e desespero dessa professora diante das deploráveis condições da educação nacional.

    Os leitores também compreenderão por que esse estado de coisas se instalou na educação brasileira e como têm adoecido e afastado os bons profissionais, atraindo e mantendo os menos comprometidos.

    Ao analisar como os discursos progressistas pós-modernos contribuíram para solapar o trabalho docente, desorganizar o ambiente escolar e tornar o nosso sistema de ensino um dos piores do mundo, o livro aborda a natureza dos problemas do ensino público de uma perspectiva diferenciada, fundamentando-se em referências teóricas praticamente inéditas aos profissionais da educação, referências que se pautam nas descobertas da Ciência e não em teorias pedagógicas e metodológicas idealistas e ultrapassadas, que ainda dominam a área. Por isso sua leitura é fundamental para os profissionais da área.

    Autor(es)

    KÁTIA SIMONE BENEDETTI
    Mestre em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Psicóloga, com Especialização em Psicopedagogia pela Universidade São Francisco. Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Itatiba, São Paulo. Autora do livro Dignidade Ultrajada: ser professor do ensino público nos dias atuais, Barra Livros, 2013.

    ÍRIA DE MARCO
    Especializada em Psicopedagogia pela Facinter. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e em Educação Artística/ Habilitação em Música pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP. Professora Aposentada da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

    Sumário

    01 Um Dia na História de Vila de Cafezal

    02 A Síndrome de Burnout e os Professores

    03 Brincadeira de Criança

    04 Novos Tempos, Novos Valores. e Novas Formas de Adoecer os Mais Comprometidos de Toda uma Categoria de Profissionais

    05 Ao Mestre, Meu Carinho

    06 Ser Professor: um Compromisso com o Ensinar e Aprender?

    07 Eu, Professora

    08 Professores "Encantados" e o Burnout: a Grande Contradição das Ideologias Educacionais

    09 Em Direção ao Abismo: Gotas Amargas que Transbordam o Copo

    10 O Professor Idealizado e a Falta de Suporte Organizacional no Ambiente Escolar

    11 O Pesadelo Começa

    12 No Inferno: Vivendo o Burnout

    13 Preconceito e Falta de Suporte Social aos Pacientes de Burnout

    14 A Reconstrução: Novamente Professora, Ensinando sobre o Burnout

    Conclusão

    Epílogo

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Abismo. Em direção ao abismo: gotas amargas que transbordam o copo
    • Adoecimento. Novos tempos, novos valores. E novas formas de adoecer os mais comprometidos de toda uma categoria de profissionais
    • Ambiente escolar. Professor idealizado e a falta de suporte organizacional no ambiente escolar
    • Aprendizado. Ser professor: um compromisso com o ensinar e aprender?

    B

    • Brincadeira de criança
    • Burnout. No inferno: vivendo o Burnout
    • Burnout. Preconceito e falta de suporte social aos pacientes de Burnout
    • Burnout. Professores "encantados" e o Burnout: a grande contradição das ideologias educacionais
    • Burnout. Reconstrução: novamente professora, ensinando sobre o Bur-nout

    C

    • Caso prático. Um dia na história de Vila de Cafezal
    • Comportamento. Novos tempos, novos valores. E novas formas de ado-ecer os mais comprometidos de toda uma categoria de profissionais
    • Conclusão
    • Criança. Brincadeira de Criança

    E

    • Ensino. Ao mestre, meu carinho
    • Ensino. Novos tempos, novos valores. E novas formas de adoecer os mais comprometidos de toda uma categoria de profissionais
    • Ensino. Ser professor: um compromisso com o ensinar e aprender?
    • Ensino. Síndrome de Burnout e os professores
    • Epílogo
    • Eu, professora

    I

    • Ideologia educacional. Professores "encantados" e o Burnout: a grande contradição das ideologias educacionais
    • Ideologia. Professor idealizado e a falta de suporte organizacional no ambiente escolar

    M

    • Mestre. Ao mestre, meu carinho

    N

    • Novos tempos, novos valores. E novas formas de adoecer os mais com-prometidos de toda uma categoria de profissionais

    P

    • Pesadelo começa
    • Preconceito e falta de suporte social aos pacientes de Burnout
    • Professor idealizado e a falta de suporte organizacional no ambiente escolar
    • Professor. Ao mestre, meu carinho
    • Professor. Síndrome de Burnout e os professores
    • Professora. Eu, professora
    • Professora. Reconstrução: novamente professora, ensinando sobre o Burnout
    • Professores "encantados" e o Burnout: a grande contradição das ideolo-gias educacionais

    R

    • Reconstrução: novamente professora, ensinando sobre o Burnout
    • Referências

    S

    • Ser professor: um compromisso com o ensinar e aprender?
    • Síndrome de Burnout e os professores
    • Suporte organizacional. Professor idealizado e a falta de suporte organi-zacional no ambiente escolar
    • Suporte social. Preconceito e falta de suporte social aos pacientes de Bur-nout

    U

    • Um dia na história de Vila de Cafezal

    V

    • Vila de Cafezal. Um dia na história de Vila de Cafezal