Capa do livro: Educação a Distância (EaD) e Psicologia Cultural - Autonomia do Estudante e Presença Docente na Educação Online, Geane de Jesus Silva e Diva Albuquerque Maciel

Educação a Distância (EaD) e Psicologia Cultural - Autonomia do Estudante e Presença Docente na Educação Online

Geane de Jesus Silva e Diva Albuquerque Maciel

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Geane de Jesus Silva e Diva Albuquerque Maciel

    ISBN v. impressa: 978853626274-1

    ISBN v. digital: 978853626316-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 203grs.

    Número de páginas: 164

    Publicado em: 21/10/2016

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    As possibilidades de aprendizagem online colocadas pela nova realidade da Educação a Distância – EaD – abrem um mundo de perspectivas em que tempo, espaço físico-geográfico e interesses de formação contínua e para o tra­balho adquirem novas e impensadas características. A au­tonomia, enquanto ação crítica do livre pensar e do fazer consciente, torna-se fator fundamental a ser considerado no planejamento das ações pedagógicas da modalidade online de educação.

    Este livro focaliza a questão de como o ensino-aprendi­zagem na EaD pode oferecer ao sujeito desse processo recursos que lhe permitam agir autônoma e consciente­mente na realidade da qual faz parte. Nessa perspectiva é importante perceber como as ações docentes em um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA – podem trazer suporte (scaffolding) à aprendizagem e autonomia do es­tudante.

    Além da discussão da questão central sobre como a presen­ça docente online potencializa e mobiliza a coconstrução da autonomia do estudante, os diferentes capítulos deste livro focalizam os seguintes temas: A própria estrutura de um AVA pode trazer suporte à presença docente dos professores-tutores e à autonomia do estudante? Qual o pa­pel das relações de negociação entre professor-estudante-conteúdo para a coconstrução de significados? E como ocorrem os processos de canalização cultural em um AVA e qual o seu papel para a construção da autonomia do es­tudante?

    Autor(es)

    GEANE DE JESUS SILVA
    Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Hu­mano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB. Es­pecialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO e em Educação Continuada e a Distância pela Universi­dade de Brasília – FE/EaD-UnB. Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do DF. Coordenadora do Núcleo de Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem e Professora-Supervisora do Curso de Especialização em Desenvolvimento Hu­mano, Educação e Inclusão Escolar do IP/ UnB- EaD. Tem experiência como docente do Magistério Superior na área de Fundamentos Pedagógicos, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, como professora-tutora e supervisora de curso de graduação e especialização pela EaD-UNB. Atuou como alfabetiza­dora; professora do ensino fundamen­tal I e II; coordenadora pedagógica do ensino fundamental e educação infantil pela Secretaria Municipal de Jitaúna/ BA; assessora psicopedagógica na rede particular; como pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem e supervisora pedagógica de um Centro de Educação Infantil na SEDF.

    DIVA ALBUQUERQUE MACIEL
    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Realizou estudos pós-doutorais na Clark University, USA, com o Prof. Dr. Jaan Valsiner. Pesquisa­dora Colaboradora da Universidade de Brasília, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvi­mento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia. Participou da fundação do Laboratório de Microgênese nas Interações Sociais – LABMIS (PED/IP/UnB) em 1995, junto com os Drs. Angela Branco, Thereza Mettel e Jaan Valsiner, onde con­tinua atuando. Atua especialmente na formação de docentes e pesquisadores, nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Cultural e Psicologia do Desenvolvimento Humano. Tem experiência em Educação a Distância como professora, autora e como coorde­nadora de cursos de especialização pro­movidos pela EaD-UnB.

    Sumário

    Lista de Siglas

    Capítulo 1 - Contextos Online de Aprendizagem na Perspectiva da Psicologia Cultural

    Psicologia cultural e desenvolvimento humano

    - Psicologia cultural

    - Desenvolvimento humano

    Aprendizagem e autonomia

    - Aprendizagem

    - Aprendizagem do adulto

    - Autonomia

    Capítulo 2 - Presença Docente do Professor-Tutor e Suporte à Autonomia do Estudante Online

    Contextos online sob o foco da psicologia cultural

    Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como contexto online de aprendizagem

    Ensino-aprendizagem nos AVA − relação de coconstrução à autonomia do estudante

    - A autonomia do estudante online

    - Perfil do estudante online

    - Ensino-Aprendizagem no AVA - Relação de coconstrução à autonomia do estudante

    Presença docente do professor-tutor online como prática mobilizadora da autonomia do estudante no AVA

    - Professor-tutor - algumas considerações conceituais

    - Presença docente

    - A presença docente do professor-tutor online

    Capítulo 3 - A Investigação de Contextos Online de Aprendizagem

    Sobre pesquisa qualitativa e pesquisa online

    - A pesquisa mediada pela internet

    - Sobre os recursos metodológicos na pesquisa online - o uso da observação

    O processo da construção empírica deste estudo

    - O contexto da pesquisa - o curso de formação na EaD para tutores nível 1 (FT1)

    - Participantes

    - A participação da pesquisadora

    - Organização das informações

    Capítulo 4 - Ambiente Virtual de Aprendizagem - Estrutura de Suporte à Presença Docente e à Autonomia do Estudante

    Organização e fácil acessibilidade

    Suporte, orientação e socialização

    Capítulo 5 - As Relações de Negociação entre Professor-Estudante-Conteúdo e o seu Papel na Coconstrução de Significados

    Presença docente do professor-tutor - promovendo o sistema ZDP/ZML/ZPA

    - Gestão didático-pedagógica

    - Preocupação em criar um ambiente de acolhimento

    - Manter regularidade das informações sobre as atividades por semana (promoção da ZPA)

    - (Re)Orientação de atividades e regulação do processo (comunicação e metacomunicação)

    - Esclarecer dúvidas técnicas

    - Organização pessoal para atuar

    - Acesso regular ao AVA

    - Atenção ao perfil da turma

    - Comunicação dos critérios de avaliação

    - Gestão da participação social

    - Estímulo à participação

    - Estabelecer questionamentos que levem à rede de discussão

    - Gestão de significados e coconstrução do conhecimento

    - Suporte à dúvida de conceitos e termos

    - Destacar aspectos relevantes do conteúdo e reconduzir à construção do conhecimento

    - Problematização do conteúdo

    - Finalizar e sintetizar a discussão - situando sobre o que foi construído

    - Aspectos afins aos três elementos da presença docente - estrutura de suporte à ação do estudante

    - Qualidade do feedback - comunicação e metacomunicação

    - Formação contínua e habilidade para atuar na EaD online

    - Relação de coconstrução entre professor-supervisor e professor-tutor online

    - Comunicação contínua e aberta

    - Orientação e planejamento conjunto

    Capítulo 6 - O Processo de Canalização Cultural em um AVA e o seu papel para a Construção da Autonomia do Estudante

    Concepção de EaD

    Concepção de professor-tutor online

    Concepção de ensino-aprendizagem

    Concepção de autonomia

    Capítulo 7 - E Para Não Concluir

    O AVA - suporte à qualidade da presença docente dos professores-tutores online e da autonomia dos estudantes

    Processos de negociação e coconstrução entre professor-estudante-conteúdo

    Canalização cultural - concepções internalizadas e externalizadas

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Adulto. Aprendizagem do adulto
    • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como contexto online de aprendizagem
    • Ambiente virtual de aprendizagem. Estrutura de suporte à presença do-cente e à autonomia do estudante
    • Ambiente virtual de aprendizagem. Estrutura de suporte à presença do-cente e à autonomia do estudante. Organização e fácil acessibilidade
    • Ambiente virtual de aprendizagem. Estrutura de suporte à presença do-cente e à autonomia do estudante. Suporte, orientação e socialização
    • Aprendizagem
    • Aprendizagem do adulto
    • Aprendizagem e autonomia
    • Aprendizagem. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como contexto online de aprendizagem
    • Aprendizagem. Ambiente virtual de aprendizagem. Estrutura de suporte à presença docente e à autonomia do estudante
    • Aprendizagem. Contextos online de aprendizagem na perspectiva da psicologia cultural
    • Aprendizagem. Investigação de contextos online de aprendizagem
    • Autonomia
    • Autonomia do estudante online
    • Autonomia do estudante. Ensino-aprendizagem nos AVA. Relação de coconstrução à autonomia do estudante
    • Autonomia. Aprendizagem e autonomia
    • Autonomia. Concepção de autonomia
    • AVA - suporte à qualidade da presença docente dos professores-tutores online e da autonomia dos estudantes
    • AVA. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como contexto online de aprendizagem
    • AVA. Ensino-aprendizagem nos AVA. Relação de coconstrução à auto-nomia do estudante

    C

    • Canalização cultural em um AVA. Processo de canalização cultural em um AVA e o seu papel para a construção da autonomia do estudante
    • Canalização cultural. Concepções internalizadas e externalizadas
    • Conclusão. E para não concluir
    • Conteúdo. Processos de negociação e coconstrução entre professor-estudante-conteúdo
    • Contextos online de aprendizagem na perspectiva da psicologia cultural

    D

    • Desenvolvimento humano
    • Desenvolvimento humano. Psicologia cultural e desenvolvimento huma-no
    • Docência. Presença docente

    E

    • EaD. Concepção de EaD
    • Ensino à distância. Presença docente do professor-tutor e suporte à auto-nomia do estudante online
    • Ensino-aprendizagem nos AVA. Relação de coconstrução à autonomia do estudante
    • Ensino-aprendizagem. Concepção de ensino-aprendizagem
    • Estudante online. Autonomia do estudante online
    • Estudante online. Autonomia. Ensino-Aprendizagem no AVA - Relação de coconstrução à autonomia do estudante
    • Estudante online. Autonomia. Perfil do estudante online
    • Estudante online. Autonomia. Presença docente do professor-tutor online como prática mobilizadora da autonomia do estudante no AVA
    • Estudante online. Presença docente do professor-tutor e suporte à auto-nomia do estudante online
    • Estudante. Relações de negociação entre professor-estudante-conteúdo e o seu papel na coconstrução de significados

    G

    • Gestão da participação social
    • Gestão da participação social. Estabelecer questionamentos que levem à rede de discussão
    • Gestão da participação social. Estímulo à participação
    • Gestão de significados e coconstrução do conhecimento
    • Gestão de significados e coconstrução do conhecimento. Destacar aspec-tos relevantes do conteúdo e reconduzir à construção do conhecimento
    • Gestão de significados e coconstrução do conhecimento. Finalizar e sinte-tizar a discussão. Situando sobre o que foi construído
    • Gestão de significados e coconstrução do conhecimento. Problematização do conteúdo
    • Gestão de significados e coconstrução do conhecimento. Suporte à dúvi-da de conceitos e termos
    • Gestão didático-pedagógica
    • Gestão didático-pedagógica. (Re)Orientação de atividades e regulação do processo (comunicação e metacomunicação)
    • Gestão didático-pedagógica. Acesso regular ao AVA
    • Gestão didático-pedagógica. Atenção ao perfil da turma
    • Gestão didático-pedagógica. Comunicação dos critérios de avaliação
    • Gestão didático-pedagógica. Esclarecer dúvidas técnicas
    • Gestão didático-pedagógica. Manter regularidade das informações sobre as atividades por semana (promoção da ZPA)
    • Gestão didático-pedagógica. Organização pessoal para atuar
    • Gestão didático-pedagógica. Preocupação em criar um ambiente de acolhimento

    I

    • Investigação de contextos online de aprendizagem

    L

    • Lista de siglas

    P

    • Pesquisa mediada pela internet
    • Pesquisa online. Sobre os recursos metodológicos na pesquisa online. O uso da observação
    • Pesquisa. Processo da construção empírica deste estudo
    • Pesquisa. Sobre pesquisa qualitativa e pesquisa online
    • Presença docente do professor-tutor e suporte à autonomia do estudante online
    • Presença docente. Aspectos afins aos três elementos da presença docente. Estrutura de suporte à ação do estudante
    • Presença docente. Aspectos afins aos três elementos da presença docente. Formação contínua e habilidade para atuar na EaD online
    • Presença docente. Aspectos afins aos três elementos da presença docente. Qualidade do feedback. Comunicação e metacomunicação
    • Professor-tutor online. Concepção de professor-tutor online
    • Professor-tutor. Algumas considerações conceituais
    • Professor-tutor. Presença docente do professor-tutor e suporte à autono-mia do estudante online
    • Professor-tutor. Presença docente do professor-tutor online
    • Professor-tutor. Presença docente do professor-tutor. Promovendo o sistema ZDP/ZML/ZPA
    • Professor. Relações de negociação entre professor-estudante-conteúdo e o seu papel na coconstrução de significados
    • Psicologia cultural
    • Psicologia cultural e desenvolvimento humano
    • Psicologia cultural. Contextos online de aprendizagem na perspectiva da psicologia cultural
    • Psicologia cultural. Contextos online sob o foco da psicologia cultural

    R

    • Referências
    • Relação de coconstrução entre professor-supervisor e professor-tutor online
    • Relação de coconstrução entre professor-supervisor e professor-tutor online. Comunicação contínua e aberta
    • Relação de coconstrução entre professor-supervisor e professor-tutor online. Orientação e planejamento conjunto
    • Relações de negociação entre professor-estudante-conteúdo e o seu papel na coconstrução de significados

    S

    • Sigla. Lista de siglas

    T

    • Tutores. O contexto da pesquisa. O curso de formação na EaD para tuto-res nível 1 (FT1)
    • Tutores. O contexto da pesquisa. O curso de formação na EaD para tuto-res. A participação da pesquisadora
    • Tutores. O contexto da pesquisa. O curso de formação na EaD para tuto-res. Organização das informações
    • Tutores. O contexto da pesquisa. O curso de formação na EaD para tuto-res. Participantes