Capa do livro: Educação e Extensão Universitária - Pesquisa e Docência - Prefácio de Carlos Alberto Faraco, Organizadoras: Ettiène Guérios e Tania Stoltz

Educação e Extensão Universitária - Pesquisa e Docência - Prefácio de Carlos Alberto Faraco

Organizadoras: Ettiène Guérios e Tania Stoltz

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Ettiène Guérios e Tania Stoltz

    ISBN v. impressa: 978853626616-9

    ISBN v. digital: 978853626666-4

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 265grs.

    Número de páginas: 214

    Publicado em: 02/03/2017

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Você irá encontrar nesta obra:

    • A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO INTEGRADA À DOCÊNCIA E À PES­QUISA

    • O ESPAÇO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: BREVE HISTÓRIA DE UMA EXPERIÊNCIA CONCRETA

    • PROJETOS DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA: ESPAÇOS DA FOR­MAÇÃO DOCENTE

    • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: QUAIS AS PERSPECTIVAS DE MU­DANÇA EFETIVA?

    • O ENFRENTAMENTO DE CONFLITOS COMO TEMA EDUCACIONAL E O PAPEL DA RESILIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

    • QUARTETO DE CORDAS UFPR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA

    • EXTENSÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO RECRIANDO HISTÓRIAS (1997-2010)

    • FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA POSSIBI­LIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

    • O TCC NOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA INTEGRAL E INTEGRADA

    • CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊN­CIA DE EXTENSÃO DA UFPR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS

    ETTIÈNE GUÉRIOS
    Professora Titular da Universi­dade Federal do Paraná – UFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação: Teoria e Prática de Ensino da UFPR. Coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas so­bre Professores que Ensinam Matemática – NEPPREM.

    TANIA STOLTZ
    Pós-Doutora pelos Archives Jean Piaget, Suíça e pela Alanus Hochschule, Alemanha. Doutora em Educação – Psicologia da Educação pela Pontifícia Uni­versidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP e em Edu­cação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná – FAP. Coordenou o Acordo de Cooperação Científica entre a Universidade Federal do Paraná e os Archives Jean Piaget, Suíça (2003-2008). Desde 2008 é Coordenadora do Acordo de Cooperação Científica entre a Universidade Federal do Paraná e a Alanus Hochschule, Alemanha. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área da Edu­cação, com ênfase em Psicolo­gia da Educação, atuando como orientadora de dissertações e teses voltadas às discussões em torno dos pensamentos de Jean Piaget, Rudolf Steiner e Lev Vygotsky. Bolsista de Produtivi­dade do CNPq.

    COLABORADORES

    Ana Maria Petraitis Liblik

    Ettiène Guérios

    Guilherme Romanelli

    Helga Loos-Sant’Ana

    Ivanilda Higa

    Liane Maria Vargas Barboza

    Maria Auxiliadora M. S. Schmidt

    Marília Andrade Torales

    Marta Pinheiro

    Nadia G. Gonçalves

    Odisséa Boaventura de Oliveira

    René Simonato Sant’Ana -Loos

    Sonia Maria Chaves Haracemiv

    Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

    Tania Stoltz

    Thomas Josef Vicenz Zeller

    Wanirley Pedroso Guelfi

    Sumário

    A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO INTEGRADA À DOCÊNCIA E À PESQUISA, Ettiène Guérios, Tania Stoltz

    O ESPAÇO DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: BREVE HISTÓRIA DE UMA EXPERIÊNCIA CONCRETA, Ettiène Guérios

    PROJETOS DE ENSINO, EXTENSÃO E PESQUISA: ESPAÇOS DA FORMAÇÃO DOCENTE, Odisséa Boaventura de Oliveira, Ivanilda Higa

    EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: QUAIS AS PERSPECTIVAS DE MUDANÇA EFETIVA? Tania Stoltz

    O ENFRENTAMENTO DE CONFLITOS COMO TEMA EDUCACIONAL E O PAPEL DA RESILIÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO, Helga Loos-Sant’Ana, René Simonato Sant’Ana-Loos, Thomas Josef Vicenz Zeller

    QUARTETO DE CORDAS UFPR: UMA EXPERIÊNCIA EDUCATIVA, Guilherme Romanelli

    EXTENSÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO RECRIANDO HISTÓRIAS (1997-2010), Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

    FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA POSSIBILIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, Nadia G. Gonçalves

    O TCC NOS CURSOS DE EXTENSÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA INTEGRAL E INTEGRADA, Marta Pinheiro, Ana Maria Petraitis Liblik

    CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DA UFPR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Liane Maria Vargas Barboza, Sonia Maria Chaves Haracemiv, Wanirley Pedroso Guelfi e Marília Andrade Torales

    Índice alfabético

    A

    • A extensão universitária como integrada à docência e à pesquisa. Ettiène Guérios / Tania Stoltz
    • Ana Maria Petraitis Liblik. O TCC nos cursos de extensão para formação de professores de uma escola integral e integrada. Marta Pinheiro / Ana Maria Petraitis Liblik

    C

    • Conhecimento. Extensão, formação continuada de professores e produ-ção do conhecimento: contribuições do projeto recriando histórias (1997-2010). Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    • Curso de aperfeiçoamento em educação ambiental: experiência de exten-são da UFPR na educação a distância. Liane Maria Vargas Barboza / So-nia Maria Chaves Haracemiv / Wanirley Pedroso Guelfi / Marília Andra-de Torales

    D

    • Desenvolvimento humano. O enfrentamento de conflitos como tema educacional e o papel da resiliência no desenvolvimento humano. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Thomas Josef Vicenz Zeller
    • Direitos humanos. Educação em direitos humanos: quais as perspectivas de mudança efetiva? Tania Stoltz
    • Docência. A extensão universitária como integrada à docência e à pesqui-sa. Ettiène Guérios / Tania Stoltz
    • Docência. O espaço da extensão na formação docente: breve história de uma experiência concreta. Ettiène Guérios
    • Docência. Projetos de ensino, extensão e pesquisa: espaços da formação docente. Odisséa Boaventura de Oliveira / Ivanilda Higa

    E

    • Educação à distância. Curso de aperfeiçoamento em educação ambien-tal: experiência de extensão da UFPR na educação a distância. Liane Ma-ria Vargas Barboza / Sonia Maria Chaves Haracemiv / Wanirley Pedroso Guelfi / Marília Andrade Torales
    • Educação ambiental. Curso de aperfeiçoamento em educação ambiental: experiência de extensão da UFPR na educação a distância. Liane Maria Vargas Barboza / Sonia Maria Chaves Haracemiv / Wanirley Pedroso Guelfi / Marília Andrade Torales
    • Educação em direitos humanos: quais as perspectivas de mudança efeti-va? Tania Stoltz
    • Educação. O enfrentamento de conflitos como tema educacional e o papel da resiliência no desenvolvimento humano. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Thomas Josef Vicenz Zeller
    • Educação. Quarteto de cordas UFPR: uma experiência educativa. Gui-lherme Romanelli
    • Enfrentamento de conflitos como tema educacional e o papel da resiliên-cia no desenvolvimento humano. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Thomas Josef Vicenz Zeller
    • Ensino integral. O TCC nos cursos de extensão para formação de professores de uma escola integral e integrada. Marta Pinheiro / Ana Maria Petraitis Liblik
    • Ensino. Projetos de ensino, extensão e pesquisa: espaços da formação docente. Odisséa Boaventura de Oliveira / Ivanilda Higa
    • Espaço da extensão na formação docente: breve história de uma experi-ência concreta. Ettiène Guérios
    • Ettiène Guérios. A extensão universitária como integrada à docência e à pesquisa. Ettiène Guérios / Tania Stoltz
    • Ettiène Guérios. O espaço da extensão na formação docente: breve histó-ria de uma experiência concreta
    • Extensão universitária como integrada à docência e à pesquisa. Ettiène Guérios / Tania Stoltz
    • Extensão universitária. Formação inicial e continuada de professores: uma possibilidade de extensão universitária. Nadia G. Gonçalves
    • Extensão, formação continuada de professores e produção do conheci-mento: contribuições do projeto recriando histórias (1997-2010). Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    • Extensão. Projetos de ensino, extensão e pesquisa: espaços da formação docente. Odisséa Boaventura de Oliveira / Ivanilda Higa

    F

    • Formação docente. Extensão, formação continuada de professores e produção do conhecimento: contribuições do projeto recriando histórias (1997-2010). Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    • Formação docente. O espaço da extensão na formação docente: breve história de uma experiência concreta. Ettiène Guérios
    • Formação docente. Projetos de ensino, extensão e pesquisa: espaços da formação docente. Odisséa Boaventura de Oliveira / Ivanilda Higa
    • Formação inicial e continuada de professores: uma possibilidade de ex-tensão universitária. Nadia G. Gonçalves

    G

    • Guilherme Romanelli. Quarteto de cordas UFPR: uma experiência educa-tiva

    H

    • Helga Loos-Sant’Ana. O enfrentamento de conflitos como tema educaci-onal e o papel da resiliência no desenvolvimento humano. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Thomas Josef Vicenz Zeller

    I

    • Ivanilda Higa. Projetos de ensino, extensão e pesquisa: espaços da for-mação docente. Odisséa Boaventura de Oliveira / Ivanilda Higa

    L

    • Liane Maria Vargas Barboza. Curso de aperfeiçoamento em educação ambiental: experiência de extensão da UFPR na educação a distância. Liane Maria Vargas Barboza / Sonia Maria Chaves Haracemiv / Wanir-ley Pedroso Guelfi / Marília Andrade Torales

    M

    • Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Extensão, formação continuada de professores e produção do conhecimento: contribuições do projeto recriando histórias (1997-2010). Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    • Marília Andrade Torales. Curso de aperfeiçoamento em educação ambi-ental: experiência de extensão da UFPR na educação a distância. Liane Maria Vargas Barboza / Sonia Maria Chaves Haracemiv / Wanirley Pe-droso Guelfi / Marília Andrade Torales
    • Marta Pinheiro. O TCC nos cursos de extensão para formação de profes-sores de uma escola integral e integrada. Marta Pinheiro / Ana Maria Pe-traitis Liblik
    • Música. Quarteto de cordas UFPR: uma experiência educativa. Guilherme Romanelli

    N

    • Nadia G. Gonçalves. Formação inicial e continuada de professores: uma possibilidade de extensão universitária

    O

    • O enfrentamento de conflitos como tema educacional e o papel da resili-ência no desenvolvimento humano. Helga Loos-Sant’Ana / René Simo-nato Sant’Ana-Loos / Thomas Josef Vicenz Zeller
    • O espaço da extensão na formação docente: breve história de uma experiência concreta. Ettiène Guérios
    • O TCC nos cursos de extensão para formação de professores de uma escola integral e integrada. Marta Pinheiro / Ana Maria Petraitis Liblik
    • Odisséa Boaventura de Oliveira. Projetos de ensino, extensão e pesquisa: espaços da formação docente. Odisséa Boaventura de Oliveira / Ivanilda Higa

    P

    • Pesquisa. A extensão universitária como integrada à docência e à pesqui-sa. Ettiène Guérios / Tania Stoltz
    • Pesquisa. Projetos de ensino, extensão e pesquisa: espaços da formação docente. Odisséa Boaventura de Oliveira / Ivanilda Higa
    • Professor. Formação inicial e continuada de professores: uma possibilida-de de extensão universitária. Nadia G. Gonçalves
    • Professor. O TCC nos cursos de extensão para formação de professores de uma escola integral e integrada. Marta Pinheiro / Ana Maria Petraitis Liblik
    • Projetos de ensino, extensão e pesquisa: espaços da formação docente. Odisséa Boaventura de Oliveira / Ivanilda Higa

    Q

    • Quarteto de cordas UFPR: uma experiência educativa. Guilherme Roma-nelli

    R

    • Recriando histórias. Extensão, formação continuada de professores e produção do conhecimento: contribuições do projeto recriando histórias (1997-2010). Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    • René Simonato Sant’Ana-Loos. O enfrentamento de conflitos como tema educacional e o papel da resiliência no desenvolvimento humano. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Thomas Josef Vicenz Zeller
    • Resiliência. O enfrentamento de conflitos como tema educacional e o papel da resiliência no desenvolvimento humano. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Thomas Josef Vicenz Zeller

    S

    • Sonia Maria Chaves Haracemiv. Curso de aperfeiçoamento em educação ambiental: experiência de extensão da UFPR na educação a distância. Liane Maria Vargas Barboza / Sonia Maria Chaves Haracemiv / Wanir-ley Pedroso Guelfi / Marília Andrade Torales

    T

    • Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia. Extensão, formação continuada de professores e produção do conhecimento: contribuições do projeto recri-ando histórias (1997-2010). Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia / Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
    • Tania Stoltz. A extensão universitária como integrada à docência e à pesquisa. Ettiène Guérios / Tania Stoltz
    • Tania Stoltz. Educação em direitos humanos: quais as perspectivas de mudança efetiva?
    • TCC nos cursos de extensão para formação de professores de uma escola integral e integrada. Marta Pinheiro / Ana Maria Petraitis Liblik
    • Thomas Josef Vicenz Zeller. O enfrentamento de conflitos como tema educacional e o papel da resiliência no desenvolvimento humano. Helga Loos-Sant’Ana / René Simonato Sant’Ana-Loos / Thomas Josef Vicenz Zeller

    W

    • Wanirley Pedroso Guelfi. Curso de aperfeiçoamento em educação ambi-ental: experiência de extensão da UFPR na educação a distância. Liane Maria Vargas Barboza / Sonia Maria Chaves Haracemiv / Wanirley Pe-droso Guelfi / Marília Andrade Torales