Capa do livro: Ícones & Mapeamento Psicológico - Método de Mapeamento Icônico e sua Aplicação em Treinamentos, Educação e Clínica - Uma Fascinante Ferramenta de Comunicação, Denise Ferreira e Fernando Botto Lamóglia

Ícones & Mapeamento Psicológico - Método de Mapeamento Icônico e sua Aplicação em Treinamentos, Educação e Clínica - Uma Fascinante Ferramenta de Comunicação

Denise Ferreira e Fernando Botto Lamóglia

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Denise Ferreira e Fernando Botto Lamóglia

    ISBN v. impressa: 978853627209-2

    ISBN v. digital: 978853627273-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 253grs.

    Número de páginas: 204

    Publicado em: 04/09/2017

    Área(s): Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    A Caixa de Ícones desperta a atenção imediata de adultos e crianças por seu espetáculo de cores, formas, tamanhos e texturas. Estas pecinhas, denominadas ícones, já são bastante utilizadas para compor montagens por meio das quais é possível comunicar-se simbolicamente. No entanto, em geral, o seu manejo acaba sendo meramente intuitivo.

    Este livro inova ao apresentar uma descrição bem funda­mentada de um eficiente método de aplicação desta po­derosa ferramenta comunicacional tanto na psicoterapia, como em ambientes educacionais ou em treinamentos corporativos.


    No ano de 2001, Denise apresentou ao Fernando a Caixa de Ícones, com suas pecinhas coloridas. Fascinado por esta poderosa ferramenta de comunicação, ele propôs que fosse elaborada por es­crito uma descrição do funcionamento dessa prática, batizada como Método de Mapeamento Icônico (MMI), nascen­do assim o embrião deste livro.

    O método mostra como utilizar a Caixa de Ícones para elaboração de um mapeamento icônico. O mapeador apresenta uma instrução que leva o mapeado a escolher um conjunto de ícones com os quais compõe uma montagem. A seguir, ocorre uma etapa de leitura conjunta, em que o mapea­do, com auxílio do mapeador, verbaliza o processo e atribui significados aos ícones e à montagem realizada. Inúmeras aprendizagens, descobertas e insights ocorrem durante esta prática, que também propicia soluções para conflitos, além de tomadas de decisão.

    O manejo destes ícones vem propor­cionando aos autores vivências e histórias fascinantes, tanto no contexto de psicoterapia quanto em treinamen­tos corporativos. Muitos profissionais já utilizam em seus trabalhos esta ferra­menta ou recursos similares, tais como miniaturas, argila e fantoches. Porém, a ausência de um método que sistema­tize e discipline essa prática pode im­pedir uma ampla, profunda e precisa compreensão da riqueza simbólica existente em cada montagem.

    A aplicação de critérios claros e bem fundamentados torna a utilização da ferramenta de comunicação Caixa de Ícones muito mais consistente, clara e objetiva – e consequentemente mais produtiva. O método descrito neste livro estabelece um divisor de águas entre o manejo meramente intuitivo desta ferramenta e uma efetiva apli­cação profissional, com garantia de resultados bastante satisfatórios para os clientes. 

    Autor(es)

    DENISE FERREIRA

    Mestre em Administração de Em­presas e Gestão de RH pelo Departa­mento de Economía Aplicada y Organización – Universidad de Extremadu­ra, Espanha. Especialista em Pedago­gia Escolar pela SOCIESC. Psicóloga formada pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP (CRP 08/3584). Peda­goga formada pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Docente de Cursos de Pós-Graduação no Brasil e no exterior, atua em Psico­logia Clínica há mais de 30 anos. Consultora organizacional. Contato: www.cne.ecn.br/consultores

    FERNANDO BOTTO LAMÓGLIA

    Doutorando e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela PUCPR e em Direito e Negócios Internacionais pela Uni­versidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Psicólogo formado pela Uni­versidade Federal do Paraná – UFPR (CRP 08/19840). Advogado formado pela PUCPR. Educador há mais de 20 anos, também trabalhou como executivo de empresas por cinco anos na África e na Europa. Atua como consultor de desenvolvimento hu­mano e organizacional. Contato: www.fernandobotto.com.br

    Os autores realizam palestras, workshops e cursos de formação de aplicadores do Método de Mapea­mento Icônico (MMI) em treina­mentos corporativos, educação e clínica.

    fb.me/paposobreeducacao www.paposobreeducacao.com.br  

    Sumário

    1 Introdução

    2 Método de Mapeamento Icônico (MMI)

    2.1 MMI e a Psicologia

    2.2 Objeto Intermediário

    2.3 Ícone Intermediário

    2.4 Caixa de Ícones

    2.5 Ícones e Miniaturas

    2.6 MMI como Ferramenta de Comunicação

    2.7 Comunicação Intrapessoal, Comunicação Interpessoal e Mundo Interno

    2.7.1 Mundo interno e inconsciente

    2.7.2 Organização do mundo interno

    2.8 Simbolização

    3 Projeto Socionômico de Moreno, Psicodrama e MMI

    3.1 A Origem do Psicodrama

    3.2 Psicodrama: Estrutura e Funcionamento

    3.2.1 Projeto socionômico de Moreno

    3.2.2 Os cinco instrumentos do psicodrama

    3.2.3 Função de ego-auxiliar e função de ícone auxiliar

    3.2.4 Contextos

    3.2.5 Etapas

    3.3 Recursos Técnicos

    4 MMI nos Contextos Socioeducacional e Psicoterapêutico

    4.1 MMI no Contexto Socioeducacional

    4.1.1 MMI e educação

    4.1.2 Mapeador na aplicação socioeducacional

    4.1.3 Etapas de aplicação do MMI socioeducacional técnico-didático

    4.1.4 Tema central e avaliação de conteúdos com ícones

    4.1.5 Tipos de aplicações socioeducacionais do MMI

    4.1.6 A leitura de montagens no MMI socioeducacional

    4.1.7 Exemplo de aplicação do MMI socioeducacional técnico-didático

    4.2 MMI no Contexto Psicoterapêutico

    4.2.1 Momento de aplicação do MMI em psicoterapia

    4.2.2 Momentos específicos de aplicação do MMI

    4.2.3 Instrução em psicoterapia

    4.2.4 Incongruência entre a fala e a montagem

    4.2.5 Exemplo ilustrado de aplicação do MMI psicoterapêutico

    5 Princípios do MMI

    5.1 Princípios Gerais do MMI

    5.2 Princípios da Caixa de Ícones

    5.3 Princípios Relativos à Aplicação

    5.4 Princípios Relativos à Instrução

    5.5 Princípios da Montagem

    5.6 Princípios Específicos na Aplicação Psicoterapêutica

    5.6.1 O psicoterapeuta mapeador não tocará a montagem do mapeado

    5.6.2 O psicoterapeuta não fará juízo de valor relativo à montagem

    5.6.3 A construção do vínculo entre mapeador e mapeado

    5.7 Princípios Específicos da Aplicação Socioeducacional

    5.8 Princípios da Leitura Conjunta de Montagens

    6 Leitura de Montagens Icônicas

    6.1 Dificuldades na Fase de Leitura Conjunta

    7 Reflexões Epistemológicas

    8 Modelos-Base para Aplicação do MMI

    8.1 Primeira Técnica: Modelo-Base do Significado dos Nomes

    8.2 Segunda Técnica: Modelo-Base da Identificação Sociométrica

    8.3 Terceira Técnica: Modelo-Base das Expectativas

    8.4 Quarta Técnica: Modelo-Base Avaliação da Comunicação Escrita

    8.5 Quinta Técnica: Modelo-Base Avaliação da Comunicação Oral

    8.6 Sexta Técnica: Modelo-Base do Boneco

    8.7 Sétima Técnica: Modelo-Base da Compreensão da Leitura

    8.8 Oitava Técnica: Modelo-Base do Átomo Social

    8.9 Nona Técnica: Modelo-Base da Linha do Tempo

    9 Notas Finais: das Caixas e Vidros de Remédios ao MMI

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Aplicação. Princípios relativos à aplicação
    • Átomo social. Oitava técnica: modelo-base do átomo social

    B

    • Boa expectativa. Terceira técnica: modelo-base das expectativas
    • Boneco. Sexta técnica: modelo-base do boneco

    C

    • Caixa de ícones
    • Caixa de ícones. Princípios da caixa de ícones
    • Cinco instrumentos do psicodrama
    • Comunicação escrita. Quarta técnica: modelo-base avaliação da comu-nicação escrita
    • Comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal e mundo interno
    • Comunicação oral. Quinta técnica: modelo-base avaliação da comunica-ção oral
    • Comunicação. MMI como ferramenta de comunicação
    • Construção do vínculo entre mapeador e mapeado
    • Contextos

    D

    • Dificuldades na fase de leitura conjunta

    E

    • Educação. MMI e educação
    • Ego-auxiliar. Função de ego-auxiliar e função de ícone auxiliar
    • Epistemologia. Reflexões epistemológicas
    • Etapas
    • Exemplo ilustrado de aplicação do MMI psicoterapêutico

    F

    • Função de ego-auxiliar e função de ícone auxiliar

    I

    • Ícone auxiliar. Função de ego-auxiliar e função de ícone auxiliar
    • Ícone intermediário
    • Ícone. Tema central e avaliação de conteúdos com ícones
    • Ícones e miniaturas
    • Ícones. Caixa de ícones
    • Identificação sociométrica. Segunda técnica: modelo-base da identifica-ção sociométrica
    • Imagem. Psicoterapeuta não fará juízo de valor relativo à montagem
    • Incongruência entre a fala e a montagem
    • Inconsciente. Mundo interno e inconsciente
    • Instrução em psicoterapia
    • Instrução. Princípios relativos à instrução
    • Introdução

    L

    • Leitura de montagens icônicas
    • Leitura de montagens no MMI socioeducacional
    • Leitura. Sétima técnica: modelo-base da compreensão da leitura
    • Linha do tempo. Nona técnica: modelo-base da linha do tempo

    M

    • Mapeado. Construção do vínculo entre mapeador e mapeado
    • Mapeado. Psicoterapeuta mapeador não tocará a montagem do mapea-do
    • Mapeador na aplicação socioeducacional
    • Mapeador. Construção do vínculo entre mapeador e mapeado
    • Mapeamento icônico. Método de Mapeamento Icônico (MMI)
    • Método de Mapeamento Icônico (MMI)
    • Miniatura. Ícones e miniaturas
    • MMI como ferramenta de comunicação
    • MMI e a psicologia
    • MMI e educação
    • MMI no contexto Psicoterapêutico
    • MMI no contexto socioeducacional
    • MMI nos contextos socioeducacional e psicoterapêutico
    • MMI socioducacional. Etapas de aplicação do MMI socioeducacional técnico-didático
    • MMI socioeducacional técnico-didático. Exemplo de aplicação do MMI socioeducacional técnico-didático
    • MMI socioeducacional. Leitura de montagens no MMI socioeducacional
    • MMI. Modelos-base para aplicação do MMI
    • MMI. Notas finais: das caixas e vidros de remédios ao MMI
    • MMI. Princípios do MMI
    • MMI. Princípios gerais do MMI
    • MMI. Projeto socionômico de Moreno, psicodrama e MMI
    • MMI. Tipos de aplicações socioeducacionais do MMI
    • Momento de aplicação do MMI em psicoterapia
    • Momentos específicos de aplicação do MMI
    • Montagem icônica. Leitura de montagens icônicas
    • Montagem. Princípios da leitura conjunta de montagens
    • Montagem. Princípios da montagem
    • Moreno. Projeto socionômico de Moreno
    • Moreno. Projeto socionômico de Moreno, psicodrama e MMI
    • Mundo interno e inconsciente
    • Mundo interno. Comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal e mundo interno
    • Mundo interno. Organização do mundo interno

    N

    • Nona técnica: modelo-base da linha do tempo
    • Notas finais: das caixas e vidros de remédios ao MMI

    O

    • Objeto intermediário
    • Oitava técnica: modelo-base do átomo social
    • Organização do mundo interno
    • Origem do psicodrama

    P

    • Primeira técnica: modelo-base do significado dos nomes
    • Princípios da caixa de ícones
    • Princípios da leitura conjunta de montagens
    • Princípios da montagem
    • Princípios do MMI
    • Princípios específicos da aplicação socioeducacional
    • Princípios específicos na aplicação psicoterapêutica
    • Princípios gerais do MMI
    • Princípios relativos à aplicação
    • Princípios relativos à instrução
    • Projeto socionômico de Moreno
    • Projeto socionômico de Moreno, psicodrama e MMI
    • Psicodrama. Cinco instrumentos do psicodrama
    • Psicodrama. Origem do psicodrama
    • Psicodrama. Projeto socionômico de Moreno, psicodrama e MMI
    • Psicodrama: estrutura e funcionamento
    • Psicologia. MMI e a psicologia
    • Psicoterapeuta mapeador não tocará a montagem do mapeado
    • Psicoterapeuta não fará juízo de valor relativo à montagem
    • Psicoterapia. MMI nos contextos socioeducacional e psicoterapêutico
    • Psicoterapia. Princípios específicos na aplicação psicoterapêutica

    Q

    • Quarta técnica: modelo-base avaliação da comunicação escrita
    • Quinta técnica: modelo-base avaliação da comunicação oral

    R

    • Recursos técnicos
    • Referências
    • Reflexões epistemológicas

    S

    • Segunda técnica: modelo-base da identificação sociométrica
    • Sétima técnica: modelo-base da compreensão da leitura
    • Sexta técnica: modelo-base do boneco
    • Significado dos nomes. Primeira técnica: modelo-base do significado dos nomes
    • Simbolização
    • Socioeducação. Etapas de aplicação do MMI socioeducacional técnico-didático
    • Socioeducação. Mapeador na aplicação socioeducacional
    • Socioeducação. MMI no contexto socioeducacional
    • Socioeducação. MMI nos contextos socioeducacional e psicoterapêutico
    • Socioeducação. Princípios específicos da aplicação socioeducacional
    • Socioeducação. Tipos de aplicações socioeducacionais do MMI

    T

    • Terceira técnica: modelo-base das expectativas
    • Tipos de aplicações socioeducacionais do MMI