Capa do livro: Psicologia & Educação Superior - Formação e(m) Prática, Organizadoras: Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Luciana Albanese e Norma da Luz Ferrarini

Psicologia & Educação Superior - Formação e(m) Prática

Organizadoras: Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Luciana Albanese e Norma da Luz Ferrarini

    Preço

    por R$ 119,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadoras: Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Luciana Albanese e Norma da Luz Ferrarini

    ISBN v. impressa: 978853627280-1

    ISBN v. digital: 978853627326-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 352grs.

    Número de páginas: 284

    Publicado em: 25/09/2017

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Psicologia & Educação Superior traz contribuições relevantes para a consolidação da psicologia escolar e educacional na educação superior, contribuindo não só para a formação do psicólogo, mas também para a reflexão e avaliação de ações e políticas de democratização do ensino superior no Brasil.

    Apresenta dados provenientes de práticas e estudos inovadores preocupados com a formação universitária de forma geral, o que, sem dúvida, é do interesse de pesquisadores, professores, estudantes e gestores de instituições públicas e privadas.

     

    Autor(es)

    ORGANIZADORAS

    MIRIAM APARECIDA GRACIANO DE SOUZA PAN
    Possui Pós-Doutorado em Educação Superior pela University of Texas at Austin, EUA, na área de Gestão da Educação Superior, com pesquisa em Políticas Inclusivas. Doutora em Letras (com ênfase em Estudos do Discurso) e Mestra em Letras (com ênfase em Linguagem, na área de Psicolinguística), ambos pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Psicóloga e Fonoaudióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com Especialização em Educação Especial pela mesma universidade. Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de pesquisa Psicologia, Educação e Trabalho do CNPq.

    LUCIANA ALBANESE
    Doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, supervisiona projetos de extensão e pesquisa nos campos da Psicologia Institucional e da Orientação Profissional e de Carreira.

    NORMA DA LUZ FERRARINI
    Possui Pós-Doutorado em Psicologia na Universidade de Évora, Portugal. Doutora em Educação pela UFPR. Pesquisadora do Instituto de Investigação e Formação Avançada – IIFA, do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades – CIDEHUS da Universidade de Évora, Portugal. Mestra em Psicologia pelo Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais (antigo ISOP) e Centro de Pós-Graduação em Psicologia da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, do Curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Bacharel, Licenciada e Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante dos Grupos de Pesquisas do CNPq Psicologia, Educação e Trabalho e Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais – EPPEO. Pesquisadora do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural e do Núcleo de Psicologia, Educação e Trabalho – NUPET do Departamento de Psicologia da UFPR. Diretora do Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação – CEAPPE do Setor de Ciências Humanas da UFPR.

    COLABORADORES

    Adriana Barretta Almeida

    Adriano Furtado Holanda

    Ana Carolina Lopes Venâncio

    Ana Elisa de Castro Freitas

    Denise de Camargo

    Francine Rocha

    Graziele Aline Zonta

    Jardel Pelissari Machado

    Jonas Cardoso Lomba

    Karine Costa Lima Pereira

    Luciana Albanese

    Luiza Helena Raittz Cavallet

    Mauricio Alexandre Maas

    Maria Virginia Filomena Cremasco

    Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan

    Norma da Luz Ferrarini

    Nadja Nara Barbosa Pinheiro

    Suzana Duarte Santos Mallard

    Sumário

    Parte I - Formação Universitária

    Capítulo 1 - UNIVERSIDADE: UMA LEITURA SEM CULPA Olhar Caleidoscópico sobre a Formação do Psicólogo, Norma da Luz Ferrarini

    Capítulo 2 - ACOLHIMENTO POR PARES COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS: Plantão Institucional e Rodas de Conversa, Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Graziele Aline Zonta

    Capítulo 3 - PSICANÁLISE E FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO: Considerações a Partir do Processo de Supervisão, Nadja Nara Barbosa Pinheiro

    Capítulo 4 - CONTRIBUIÇÕES BAKHTINIANAS PARA O ESTUDO DAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA UNIVERSIDADE: Autoria, Gêneros Científicos e Identidade Profissional, Adriana Barretta Almeida, Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan

    Capítulo 5 - ENTRE A REPRODUÇÃO E A PRODUÇÃO: O Espaço Curricular de ´Projetos de Aprendizagem´ e a (Re)Significação Autoral no Ensino Superior, Francine Rocha, Ana Carolina Lopes Venâncio, Ana Elisa de Castro Freitas, Denise de Camargo

    Capítulo 6 - PROFISSÃO E SUBJETIVIDADE NO DISCURSO DE ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA, Mauricio Alexandre Maas, Luciana Albanese

    Capítulo 7 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ATENÇÃO HOSPITALAR: Contribuições para a Formação e a Inserção Profissional, Luiza Helena Raittz Cavallet, Luciana Albanese

    Capítulo 8 - FAMÍLIA, FUTURO E IMAGENS DE SI: Um Estudo com Jovens de uma Comunidade Litorânea, Luciana Albanese

    Parte II - Temáticas e Práticas Psicológicas na Educação Superior

    Capítulo 9 - ESTRANGEIRIDADE E VULNERABILIDADES EM ESTUDANTES EM INTERCÂMBIO, Suzana Duarte Santos Mallard, Maria Virginia Filomena Cremasco

    Capítulo 10 - RELIGIOSIDADE E FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: Sentidos e Ambiguidades na Percepção de Estudantes, Karine Costa Lima Pereira, Adriano Furtado Holanda

    Capítulo 11 - INCLUSÃO INDÍGENA NO ENSINO SUPERIOR: Histórias de Superação, Francine Rocha, Norma da Luz Ferrarini, Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Ana Elisa de Castro Freitas, Denise de Camargo

    Capítulo 12 - ´COLEGAS DE ESTUDO´ E A PRODUÇÃO DE CONTEXTOS SOCIAIS DE APOIO PARA UNIVERSITÁRIOS COM DIFICULDADES DE PERSISTÊNCIA NA PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR, Francine Rocha, Ana Carolina Lopes Venâncio, Denise de Camargo, Norma da Luz Ferrarini

    Capítulo 13 - OFICINA DE INFORMAÇÃO: A Des-in-formação Produzindo Demandas ao Psicólogo na Educação Superior, Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Jonas Cardoso Lomba, Jardel Pelissari Machado

    Índice alfabético

    A

    • "A minha parte eu fiz! Trouxe tudo para a delegacia": (Re)pensando responsabilidades na rede de proteção e nas políticas de atendimento à criança e ao adolescente em investigações criminais. João Paulo Roberti Junior
    • Adriana Cavalcanti Aguiar. Cuidar e denunciar: atitudes de pediatras de unidades básicas de saúde em relação à notificação dos casos de violên-cia sexual intrafamiliar contra crianças. Aline Pozzolo Batista/Adriana Cavalcanti Aguiar
    • Aline Pozzolo Batista. Cuidar e denunciar: atitudes de pediatras de unida-des básicas de saúde em relação à notificação dos casos de violência se-xual intrafamiliar contra crianças. Aline Pozzolo Batista/Adriana Caval-canti Aguiar
    • Aline Pozzolo Batista. O testemunho de crianças em conflitos conjugais: o limiar entre a obrigação e o direito de expressão. Aline Pozzolo Batis-ta/Danielle Cadan
    • Aline Pozzolo Batista. Perícia psicológica: a contribuição da psicologia policial na investigação criminal de violência intrafamiliar contra a crian-ça. Aline Pozzolo Batista/Maíra Marchi Gomes
    • Aline Pozzolo Batista. Violência conjugal e as delegacias especializadas: as implicações da judicialização dos conflitos. Aline Pozzolo Batis-ta/Juliana Lima Medeiros/Samira Macarini
    • Atendimento à criança e ao adolescente. "A minha parte eu fiz! Trouxe tudo para a delegacia": (Re)pensando responsabilidades na rede de prote-ção e nas políticas de atendimento à criança e ao adolescente em investi-gações criminais. João Paulo Roberti Junior

    C

    • Ciência. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: os diálogos possí-veis e os conflitos inevitáveis da psicologia como ciência e profissão com a polícia judiciária. Cristina Maria Weber/Juliana Lima Medeiros
    • Conflito conjugal. O testemunho de crianças em conflitos conjugais: o limiar entre a obrigação e o direito de expressão. Aline Pozzolo Batis-ta/Danielle Cadan
    • Contribuições da psicologia ao gerenciamento de crises. Maíra Marchi Gomes
    • Criança. O testemunho de crianças em conflitos conjugais: o limiar entre a obrigação e o direito de expressão. Aline Pozzolo Batista/Danielle Ca-dan
    • Crime. Vítimas do crime e da investigação criminal? Diálogos sobre dor, violência doméstica e testemunho infantil no sistema de persecução pe-nal. Leonardo Marcondes Machado
    • Cristina Maria Weber. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: os diálogos possíveis e os conflitos inevitáveis da psicologia como ciência e profissão com a polícia judiciária. Cristina Maria Weber/Juliana Lima Medeiros
    • Cuidar e denunciar: atitudes de pediatras de unidades básicas de saúde em relação à notificação dos casos de violência sexual intrafamiliar con-tra crianças. Aline Pozzolo Batista/Adriana Cavalcanti Aguiar

    D

    • Danielle Cadan. O testemunho de crianças em conflitos conjugais: o limi-ar entre a obrigação e o direito de expressão. Aline Pozzolo Batis-ta/Danielle Cadan
    • Delegacia especializada. Violência conjugal e as delegacias especializa-das: as implicações da judicialização dos conflitos. Aline Pozzolo Batis-ta/Juliana Lima Medeiros/Samira Macarini
    • Denúncia. Cuidar e denunciar: atitudes de pediatras de unidades básicas de saúde em relação à notificação dos casos de violência sexual intrafa-miliar contra crianças. Aline Pozzolo Batista/Adriana Cavalcanti Aguiar
    • Direito de expressão. O testemunho de crianças em conflitos conjugais: o limiar entre a obrigação e o direito de expressão. Aline Pozzolo Batis-ta/Danielle Cadan
    • Dor. Vítimas do crime e da investigação criminal? Diálogos sobre dor, violência doméstica e testemunho infantil no sistema de persecução pe-nal. Leonardo Marcondes Machado

    G

    • Gerenciamento de crises. Contribuições da psicologia ao gerenciamento de crises. Maíra Marchi Gomes

    I

    • Investigação criminal. Perícia psicológica: a contribuição da psicologia policial na investigação criminal de violência intrafamiliar contra a crian-ça. Aline Pozzolo Batista/Maíra Marchi Gomes
    • Investigação criminal. Vítimas do crime e da investigação criminal? Diá-logos sobre dor, violência doméstica e testemunho infantil no sistema de persecução penal. Leonardo Marcondes Machado
    • Investigação criminal. "A minha parte eu fiz! Trouxe tudo para a delega-cia": (Re)pensando responsabilidades na rede de proteção e nas políticas de atendimento à criança e ao adolescente em investigações criminais. João Paulo Roberti Junior

    J

    • João Paulo Roberti Junior. "A minha parte eu fiz! Trouxe tudo para a delegacia": (Re)pensando responsabilidades na rede de proteção e nas políticas de atendimento à criança e ao adolescente em investigações criminais
    • Judicialização de conflitos. Violência conjugal e as delegacias especiali-zadas: as implicações da judicialização dos conflitos. Aline Pozzolo Batis-ta/Juliana Lima Medeiros/Samira Macarini
    • Juliana Lima Medeiros. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: os diálogos possíveis e os conflitos inevitáveis da psicologia como ciência e profissão com a polícia judiciária. Cristina Maria Weber/Juliana Lima Medeiros
    • Juliana Lima Medeiros. Violência conjugal e as delegacias especializadas: as implicações da judicialização dos conflitos. Aline Pozzolo Batis-ta/Juliana Lima Medeiros/Samira Macarini

    L

    • Leonardo Marcondes Machado. Vítimas do crime e da investigação cri-minal? Diálogos sobre dor, violência doméstica e testemunho infantil no sistema de persecução penal

    M

    • Maíra Marchi Gomes. Contribuições da psicologia ao gerenciamento de crises
    • Maíra Marchi Gomes. Perícia psicológica: a contribuição da psicologia policial na investigação criminal de violência intrafamiliar contra a crian-ça. Aline Pozzolo Batista/Maíra Marchi Gomes

    O

    • O testemunho de crianças em conflitos conjugais: o limiar entre a obriga-ção e o direito de expressão. Aline Pozzolo Batista/Danielle Cadan
    • Obrigação. O testemunho de crianças em conflitos conjugais: o limiar entre a obrigação e o direito de expressão. Aline Pozzolo Batista/Danielle Cadan

    P

    • Perícia psicológica: a contribuição da psicologia policial na investigação criminal de violência intrafamiliar contra a criança. Aline Pozzolo Batis-ta/Maíra Marchi Gomes
    • Persecução penal. Vítimas do crime e da investigação criminal? Diálogos sobre dor, violência doméstica e testemunho infantil no sistema de perse-cução penal. Leonardo Marcondes Machado
    • Polícia judiciária. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: os diálo-gos possíveis e os conflitos inevitáveis da psicologia como ciência e pro-fissão com a polícia judiciária. Cristina Maria Weber/Juliana Lima Medei-ros
    • Profissão. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: os diálogos pos-síveis e os conflitos inevitáveis da psicologia como ciência e profissão com a polícia judiciária. Cristina Maria Weber/Juliana Lima Medeiros
    • Psicologia policial. Perícia psicológica: a contribuição da psicologia polici-al na investigação criminal de violência intrafamiliar contra a criança. Aline Pozzolo Batista/Maíra Marchi Gomes
    • Psicologia. Contribuições da psicologia ao gerenciamento de crises. Maíra Marchi Gomes
    • Psicologia. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: os diálogos pos-síveis e os conflitos inevitáveis da psicologia como ciência e profissão com a polícia judiciária. Cristina Maria Weber/Juliana Lima Medeiros

    R

    • Responsabilidade. "A minha parte eu fiz! Trouxe tudo para a delegacia": (Re)pensando responsabilidades na rede de proteção e nas políticas de atendimento à criança e ao adolescente em investigações criminais. João Paulo Roberti Junior

    S

    • Samira Macarini. Violência conjugal e as delegacias especializadas: as implicações da judicialização dos conflitos. Aline Pozzolo Batista/Juliana Lima Medeiros/Samira Macarini
    • Saúde. Cuidar e denunciar: atitudes de pediatras de unidades básicas de saúde em relação à notificação dos casos de violência sexual intrafamili-ar contra crianças. Aline Pozzolo Batista/Adriana Cavalcanti Aguiar
    • Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come: os diálogos possíveis e os conflitos inevitáveis da psicologia como ciência e profissão com a polícia judiciária. Cristina Maria Weber/Juliana Lima Medeiros

    T

    • Testemunho infantil. Vítimas do crime e da investigação criminal? Diálo-gos sobre dor, violência doméstica e testemunho infantil no sistema de persecução penal. Leonardo Marcondes Machado

    V

    • Violência conjugal e as delegacias especializadas: as implicações da judi-cialização dos conflitos. Aline Pozzolo Batista/Juliana Lima Medei-ros/Samira Macarini
    • Violência doméstica. Vítimas do crime e da investigação criminal? Diálo-gos sobre dor, violência doméstica e testemunho infantil no sistema de persecução penal. Leonardo Marcondes Machado
    • Violência intrafamiliar contra criança. Perícia psicológica: a contribuição da psicologia policial na investigação criminal de violência intrafamiliar contra a criança. Aline Pozzolo Batista/Maíra Marchi Gomes
    • Violência sexual intrafamiliar contra crianças. Cuidar e denunciar: atitu-des de pediatras de unidades básicas de saúde em relação à notificação dos casos de violência sexual intrafamiliar contra crianças. Aline Pozzolo Batista/Adriana Cavalcanti Aguiar
    • Vítimas do crime e da investigação criminal? Diálogos sobre dor, violência doméstica e testemunho infantil no sistema de persecução penal. Leonar-do Marcondes Machado