Capa do livro: Educação Jurídica e Formação de Professores, Jorge Abikair Neto

Educação Jurídica e Formação de Professores

Jorge Abikair Neto

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Jorge Abikair Neto

    ISBN v. impressa: 978853628033-2

    ISBN v. digital: 978853628117-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 169grs.

    Número de páginas: 136

    Publicado em: 03/07/2018

    Área(s): Direito - Ensino Jurídico e Metodologia; Internacional

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    Sinopse

    Esta obra analisa a importância da formação pedagógi­ca do professor do curso de Direito, uma vez que é o agente responsável pela articulação e pela implemen­tação da transdisciplinaridade dos direitos e garantias fundamentais nos cursos jurídicos.

    Deste modo, analisa-se desde a criação dos cursos ju­rídicos em 1827, mostrando a presença da “educação bancária” nas faculdades de Direito, até a necessidade de reformulação do ensino jurídico após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

    Além disso, observa-se a Portaria 1.886/1994 do Ministé­rio da Educação e, posteriormente, a Resolução 09/2004 do Conselho Nacional de Educação, cuja preocupação está centrada no desenvolvimento de habilidades e competências do discente, para que haja melhor for­mação dos alunos. Assim, o professor ao atuar como um agente de implementação da transdisciplinaridade dos direitos e garantias fundamentais no ensino contribui para a superação do modelo educacional tradicional, sendo capaz de desenvolver o raciocínio crítico dos alu­nos e os emancipar intelectualmente.

    Por conseguinte, proporciona uma formação mais hu­mana, tornando-os mais sensíveis aos problemas pecu­liares à sociedade, mais justos e próximos da realidade social.

    Autor(es)

    JORGE ABIKAIR NETO

    Doutorando e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. Diretor Administrativo da FDV. 

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 - OS CURSOS DE DIREITO E AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA SEARA DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

    1.1 A IMPLANTAÇÃO DOS CURSOS DE DIREITO: MAIS DE 150 ANOS DE AFASTAMENTO DAS QUESTÕES HUMANÍSTICAS

    1.2 A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA EDUCAÇÃO JURÍDICA

    1.3 "NOVOS" DIREITOS E A NECESSIDADE DE UMA NOVA FORMAÇÃO JURÍDICA

    2 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE DIREITO: UMA TRAJETÓRIA EM CONSTRUÇÃO

    2.1 A NECESSIDADE DE UMA SÓLIDA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA COM A RESOLUÇÃO 09/2004

    2.2 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO

    2.3 ESPAÇOS PARA FORMAÇÃO DOCENTE

    2.4 COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR

    3 - O PROFESSOR COMO AGENTE ARTICULADOR DE IMPLEMENTAÇÃO DA TRANSDISCIPLINARIDADE NOS CURSOS JURÍDICOS: OS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS COMO NORTE A SER ATINGIDO

    3.1 O PENSAMENTO COMPLEXO E A TRANSDISCIPLINARIDADE

    3.2 O TRIPÉ ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO: UM CAMINHO A SER CONSTRUÍDO NA EDUCAÇÃO JURÍDICA

    3.3 O FORTALECIMENTO DO ESTUDO DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS NOS CURSOS JURÍDICOS E O ROMPIMENTO COM A MONOCULTURA DO SABER JURÍDICO

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    C

    • Competências do professor no ensino superior
    • Considerações finais
    • Constituição Federal de 1988 e as mudanças ocorridas na educação jurídica
    • Cursos de Direito e as mudanças ocorridas na seara dos direitos e garantias fundamentais
    • Cursos jurídicos. Professor como agente articulador de implementação da transdisciplinaridade nos cursos jurídicos: os direitos e garantias fundamentais como norte a ser atingido

    D

    • Direitos fundamentais. Cursos de Direito e as mudanças ocorridas na seara dos direitos e garantias fundamentais
    • Direitos fundamentais. Fortalecimento do estudo dos direitos e garantias fundamentais nos cursos jurídicos e o rompimento com a monocultura do saber jurídico
    • Direitos fundamentais. Professor como agente articulador de implementação da transdisciplinaridade nos cursos jurídicos: os direitos e garantias fundamentais como norte a ser atingido
    • Docência. Competências do professor no ensino superior
    • Docência. Espaços para formação docente
    • Docência. Formação de professores nos cursos de direito: uma trajetória em construção
    • Docência. Formação do professor reflexivo

    E

    • Educação jurídica. Constituição Federal de 1988 e as mudanças ocorridas na educação jurídica
    • Educação jurídica. Fortalecimento do estudo dos direitos e garantias fundamentais nos cursos jurídicos e o rompimento com a monocultura do saber jurídico
    • Educação jurídica. Tripé ensino/pesquisa/extensão: um caminho a ser construído na educação jurídica
    • Ensino superior. Competências do professor no ensino superior
    • Ensino. Formação de professores nos cursos de direito: uma trajetória em construção
    • Ensino. Tripé ensino/pesquisa/extensão: um caminho a ser construído na educação jurídica
    • Espaços para formação docente
    • Extensão. Tripé ensino/pesquisa/extensão: um caminho a ser construído na educação jurídica

    F

    • Formação de professores nos cursos de direito: uma trajetória em construção
    • Formação do professor reflexivo
    • Formação humanística. Necessidade de uma sólida formação humanística com a Resolução 09/2004
    • Formação jurídica. ´Novos´ direitos e a necessidade de uma nova formação jurídica
    • Fortalecimento do estudo dos direitos e garantias fundamentais nos cursos jurídicos e o rompimento com a monocultura do saber jurídico

    G

    • Garantias fundamentais. Cursos de Direito e as mudanças ocorridas na seara dos direitos e garantias fundamentais
    • Garantias fundamentais. Fortalecimento do estudo dos direitos e garantias fundamentais nos cursos jurídicos e o rompimento com a monocultura do saber jurídico
    • Garantias fundamentais. Professor como agente articulador de implementação da transdisciplinaridade nos cursos jurídicos: os direitos e garantias fundamentais como norte a ser atingido

    I

    • Implantação dos cursos de direito: mais de 150 anos de afastamento das questões humanísticas
    • Introdução

    N

    • Necessidade de uma sólida formação humanística com a Resolução 09/2004

    P

    • Pensamento complexo e a transdisciplinaridade
    • Pesquisa. Tripé ensino/pesquisa/extensão: um caminho a ser construído na educação jurídica
    • Professor como agente articulador de implementação da transdisciplinaridade nos cursos jurídicos: os direitos e garantias fundamentais como norte a ser atingido

    R

    • Referências
    • Reflexão. Formação do professor reflexivo
    • Resolução 09/2004. Necessidade de uma sólida formação humanística com a Resolução 09/2004

    S

    • Saber jurídico. Fortalecimento do estudo dos direitos e garantias fundamentais nos cursos jurídicos e o rompimento com a monocultura do saber jurídico

    T

    • Transdisciplinaridade. Pensamento complexo e a transdisciplinaridade
    • Transdisciplinaridade. Professor como agente articulador de implementação da transdisciplinaridade nos cursos jurídicos: os direitos e garantias fundamentais como norte a ser atingido
    • Tripé ensino/pesquisa/extensão: um caminho a ser construído na educação jurídica