Autor/Autores: André Luiz dos Santos Nakamura
ISBN v. impressa: 978853628543-6
ISBN v. digital: 978853628583-2
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 335grs.
Número de páginas: 270
Publicado em: 18/12/2018
Área(s): Direito - Econômico
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A paralisação dos caminhoneiros ocorrida no ano de 2018 mostrou o grau de precariedade da infraestrutura de transportes no Brasil. Um país de dimensões continentais sem ferrovias e hidrovias, dependente somente de um modal rodoviário sucateado e ineficiente, pode ter toda a sua atividade econômica e serviços públicos essenciais paralisados de um dia para outro. Dessa forma, faz-se necessária a reestruturação de toda a infraestrutura de transportes do Brasil.
A presente obra faz uma análise histórica da infraestrutura de transportes brasileira, compara a forma como foi implementada e financiada a infraestrutura dos Estados Unidos da América, um país de dimensões continentais como o Brasil, mostra os erros dos programas de infraestrutura já implementados e propõe soluções concretas para que o Estado possa voltar a investir, de forma direta, na infraestrutura de transportes.
Por meio de uma análise interdisciplinar, o autor mostra a importância da infraestrutura para viabilizar o desenvolvimento econômico e social do Brasil, a relação entre infraestrutura e direitos sociais, bem como o dever do Estado em realizar investimentos em infraestrutura, como forma de cumprimento dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, inscritos no art. 3º da Constituição Federal.
Trata-se de leitura indispensável para o conhecimento e a busca de soluções para um dos maiores problemas do Brasil.
ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS NAKAMURA
Procurador do Estado de São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor na Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo. Professor Titular nas disciplinas de Direito do Estado na Universidade Paulista – UNIP.
INTRODUÇÃO
1 HISTÓRICO DO TRANSPORTE NO BRASIL
1.1 A INADEQUAÇÃO HISTÓRICA DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES BRASILEIRA: A FALTA DE COMPLEMENTARIDADE RESULTANTE DO MODELO EXPORTADOR
1.2 HISTÓRICO DAS AÇÕES GOVERNAMENTAIS NA ÁREA DA INFRAESTRUTURA DOS TRANSPORTES
1.2.1 O Transporte Ferroviário
1.2.2 O Transporte Rodoviário
1.2.3 O Transporte Aquaviário
1.2.4 O Transporte Aéreo
1.3 O TRANSPORTE URBANO NAS GRANDES CIDADES
2 A INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
2.1 CONCEITO DE INFRAESTRUTURA
2.2 COMPARATIVO DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES BRASILEIRA COM A DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
2.3 O ATUAL DÉFICIT DE INFRAESTRUTURA DO BRASIL
2.4 A INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
3 A PASSAGEM DO ESTADO BUROCRÁTICO PARA O ESTADO GERENCIAL: O DESMONTE ESTATAL, A IMPLANTAÇÃO DO IDEAL NEOLIBERAL E O CAOS DA INFRAESTRUTURA NACIONAL
3.1 O ESTADO PATRIMONIALISTA, O ESTADO BUROCRÁTICO E O ESTADO GERENCIAL
3.2 A IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA POR MEIO DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS
3.3 OS ERROS DO MODELO BRASILEIRO DE CONCESSÕES E PARCERIAS COM A INICIATIVA PRIVADA
3.3.1 O Financiamento Público da Atividade Privada nas Concessões e Parcerias Público-Privadas em Razão da Inexistência de Financiamento Privado de Longo Prazo no Brasil
3.4 A CAPTURA DO ESTADO PELO PODER ECONÔMICO NAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA: O NOVO PATRIMONIALISMO
3.5 A CRISE DA INFRAESTRUTURA OCASIONADA PELO ESTADO GERENCIAL DE MODELO NEOLIBERAL E A NECESSÁRIA RECONSTRUÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
4 PROPOSTAS PARA RECUPERAÇÃO DA CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO E INVESTIMENTO DO ESTADO BRASILEIRO NA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES NO BRASIL
4.1 DIRETRIZES PARA UM PLANEJAMENTO ESTATAL DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
4.2 A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DAS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL AO INVESTIMENTO ESTATAL EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
4.3 FINANCIAMENTO DA INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
4.4 DIMINUIÇÃO DAS TAXAS DE JUROS DA DÍVIDA PÚBLICA PARA A RECUPERAÇÃO DA CAPACIDADE DE INVESTIMENTO ESTATAL E ESTÍMULO AO INVESTIMENTO PRIVADO EM INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE
4.5 SOLUÇÕES PONTUAIS PARA OBTENÇÃO DE RECURSOS PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA
4.5.1 A Contribuição de Melhoria
4.5.2 A Desapropriação por Zona
4.5.3 Combate à Corrupção nas Obras de Infraestrutura
4.6 PROPOSTAS PARA A CRIAÇÃO E EFETIVAÇÃO DE UMA POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
4.6.1 Criação do Conselho Nacional de Integração das Políticas Públicas de Infraestrutura de Transportes - CNIPPIT
4.6.2 Criação do Fundo Nacional de Integração das Políticas Públicas de Infraestrutura de Transportes - FNIPPIT
4.6.3 Alterações na Legislação Tributária Visando à Recomposição da Capacidade de Investimento Estatal em Infraestrutura
4.6.4 Projeto de Emenda Constitucional que Institucionaliza a Política Nacional de Infraestrutura de Transportes e Modifica Dispositivos que Regulam o Sistema Tributário Nacional
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS