Autor/Autores: Alex Almeida da Silva e Carina Alexandra Rondini
ISBN: 978853628886-4
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 92grs.
Número de páginas: 74
Publicado em: 27/06/2019
Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Diversos
O bullying se revela através de ações violentas contra um mesmo indivíduo e de maneira constante. O alvo do bullying (a não aceitação daquilo que surge como “diferente”) sofre danos físicos e psicológicos, os quais influenciam diretamente seu desempenho escolar, assim como a sua relação com amigos, familiares e a comunidade que o cerca, desenvolvendo um sentimento de exclusão social. Diante disso, o aluno superdotado pode ser tachado como diferente e se tornar alvo de agressões constantes. Portanto, este trabalho teve por objetivo analisar as interfaces entre a superdotação e o bullying, dentro do contexto escolar, partindo da hipótese de que mitos e preconceitos em torno da superdotação contribuem para que o superdotado se envolva com bullying. Os resultados apontam que o superdotado pode assumir o papel de vítima, agressor e/ ou vítima passiva, em uma situação de bullying. Por outro lado, algumas características da superdotação podem contribuir para que o superdotado lide melhor com as consequências do bullying, assumindo uma postura intervencionista ao presenciar uma situação de bullying. Além disso, as áreas de dotação podem influenciar na maneira com que o superdotado realiza as agressões, quando assume o papel de agressor.
ALEX ALMEIDA DA SILVA
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, no qual pude estudar as interfaces entre o bullying e a superdotação. Graduado em Serviço Social pela UNESP de Franca (SP). Ao longo do curso de Serviço Social, estudei as manifestações, causas e consequências do bullying com um enfoque nas ramificações sociais do fenômeno. Graduado em história (licenciatura e bacharelado) pela UNESP de Franca (SP).
CARINA ALEXANDRA RONDINI
Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo. Pós- -doutoramento em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP/ Bauru) e do Programa Multidisciplinar Interunidades de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino e Processos Formativos (UNESP/São José do Rio Preto/Ilha Solteira e Jaboticabal).
Capítulo 1 A relação entre mitos e altas habilidades
1.1 O que é o mito?
1.2 A relação entre mitos e altas habilidades
1.3 Consequências dos mitos
1.3.1 Problemas na identificação
1.3.2 Problemas na construção da identidade
1.3.3 Problemas no atendimento
1.4 Origem e implicações dos mitos que cercam a superdotação
1.5 Sobre preconceitos
1.5.1 Mitos ou preconceitos?
Capítulo 2 Bullying e suas manifestações
2.1 O que é bullying?
2.2 Quem participa do bullying?
2.3 Mecanismos do bullying
2.3.1 A influência da escola
2.3.2 A influência da sociedade
2.4 As raízes do bullying
2.5 O bullying e as altas habilidades
Capítulo 3 Qual é a percepção de alunos considerados superdotados, em situações de bullying?
3.1 O superdotado como vítima
3.2 O superdotado como vítima passiva
3.3 O superdotado como agressor
3.4 Mitos, altas habilidades e bullying
3.4.1 Juízos provisórios e preconceitos
3.4.2 Mitos que cercam a superdotação x bullying
3.5 A recusa ao diferente
3.6 Respostas Possíveis e Novas Perguntas sobre a Superdotação e o Bullying
Referências