Capa do livro: Relacionamento Conjugal - Quais Comportamentos são Importantes?, Alessandra Turini Bolsoni-Silva

Relacionamento Conjugal - Quais Comportamentos são Importantes?

Alessandra Turini Bolsoni-Silva

    Preço

    por R$ 49,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Alessandra Turini Bolsoni-Silva

    ISBN v. impressa: 978853628988-5

    ISBN v. digital: 978853629033-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 80grs.

    Número de páginas: 64

    Publicado em: 24/07/2019

    Área(s): Psicologia - Família e Adoção; Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Por melhor que sejam as interações sociais, é inevitável o surgimento de dificuldades interpessoais. No caso do relacionamento conjugal não é diferente e parece que os conflitos no relacionamento conjugal podem surgir a par­tir de déficits comportamentais quanto a: (a) problemas na comunicação; (b) dificuldades para resolver problemas, inclusive na negociação de tarefas domésticas e com filhos e de coesão conjugal. Adicionalmente, problemas conjugais podem ter impacto em outras áreas, sobretudo no que tange à saúde dos cônjuges e familiares (práticas parentais pobres, ajustamento pobre da criança, aumen­to da probabilidade de conflitos pais-criança e conflitos entre irmãos). Nesse ínterim, conflitos conjugais podem estar associados a problemas de saúde mental dos côn­juges. Nesse sentido, o objetivo deste livro é o de auxiliar casais interessados em melhorar suas interações sociais. Para psicólogos, o livro pode ser utilizado como guia para o ensino dos comportamentos previstos e pode ser en­tregue ao casal, em atendimento, para que possa funcio­nar como biblioterapia. Quanto à saúde pública e preven­ção de violência, este livro pode ser adotado pelo poder público a fim de ser distribuído aos usuários de serviços dispostos na comunidade.

    Autor(es)

    ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA

    Possui Graduação em Psicologia e Mestrado pela UFSCar, Doutorado e Pós- -Doutorado pela USP-RP. Atualmente é Livre-Docente em Psicologia Clínica pela Unesp-Bauru, lecionando nos cursos de Psico­logia e no Programa de Pós-Graduação em Psico­logia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Trabalha com Análise Aplicada do Comportamento em Psico­logia Clínica e em Psicologia do Desenvolvimento em diferentes temáticas: habi­lidades sociais, habilidades sociais educativas parentais e de professores, relaciona­mento conjugal, problemas de comportamento infantil, transtornos de ansiedade e depressão. Pertence a Gru­pos de Pesquisa CNPq e é Bolsista Produtividade do CNPq.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    COMUNICAÇÃO

    PODÍAMOS PENSAR EM ALGUMAS FORMAS DE INICIAR CONVERSAÇÕES

    ALGUMAS REGRAS BÁSICAS

    É IMPORTANTE

    DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

    COMPORTAMENTO HABILIDOSO, AGRESSIVO E PASSIVO

    EXPRESSAR SENTIMENTOS POSITIVOS, ELOGIAR, DAR E RECEBER FEEDBACK POSITIVO, AGRADECER

    EXPRESSAR E OUVIR OPINIÕES

    EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS NEGATIVOS, DAR E RECEBER FEEDBACK NEGATIVO, SOLICITAR MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

    EXEMPLO DA APLICAÇÃO DE TODOS OS PASSOS:

    LIDAR COM CRÍTICAS (FAZER E RECEBER CRÍTICAS), ADMITIR PRÓPRIOS ERROS E PEDIR DESCULPAS

    CONCLUSÕES

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Agradecimento. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Agressividade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo
    • Algumas regras básicas

    C

    • Cidadania. Direitos humanos e cidadania
    • Comportamento habilidoso, agressivo e passivo
    • Comportamento. Expressão de sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento
    • Comportamento. Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas
    • Comunicação
    • Comunicação. Algumas regras básicas
    • Comunicação. Podíamos pensar em algumas formas de iniciar conversações
    • Conclusões
    • Conversação. Podíamos pensar em algumas formas de iniciar conversações
    • Crítica. Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas

    D

    • Desculpas. Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas
    • Direitos humanos e cidadania

    E

    • Elogio. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Erros. Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas
    • Exemplo da aplicação de todos os passos
    • Expressão de sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo,solicitar mudança de comportamento
    • Expressar e ouvir opiniões
    • Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer

    F

    • Feedback negativo. Expressão de sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento
    • Feedback positivo. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer

    H

    • Habilidade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo

    I

    • Importância. É importante
    • Introdução

    L

    • Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros e pedir desculpas

    O

    • Opinião. Expressar e ouvir opiniões
    • Ouvir. Expressar e ouvir opiniões

    P

    • Passividade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo
    • Podíamos pensar em algumas formas de iniciar conversações

    R

    • Regras. Algumas regras básicas
    • Relacionamento. Exemplo da aplicação de todos os passos
    • Relacionamento. Podíamos pensar em algumas formas de iniciar conversações

    S

    • Sentimentos negativos. Expressão de sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, solicitar mudança de comportamento
    • Sentimentos positivos. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer