Autor/Autores: Vivianne Rodrigues de Melo
ISBN v. impressa: 978853629116-1
ISBN v. digital: 978853629185-7
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 241grs.
Número de páginas: 194
Publicado em: 04/10/2019
Área(s): Direito - Civil - Responsabilidade Civil; Direito - Medicina Legal
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
A obra tem a finalidade de atualizar os profissionais do Direito e da Saúde sobre tema relacionado aos direitos dos pacientes e, por conseguinte, aos deveres médicos e à defesa dos profissionais da saúde em juízo.
O Direito à Saúde, os Direitos dos Pacientes, bem como os Direitos Reprodutivos constituem uma conquista histórica dos pacientes, como fruto de uma evolução influenciada por diversos instrumentos de Direito Flexível, que contribuíram, sobremaneira, para a consolidação da tricotomia dos direitos dos pacientes.
Os avanços biomédicos e a tecnologia a serviço da vida se perfectibilizaram como uma via científica apta a servir ao projeto parental. Fala-se aqui no diagnóstico pré-concepcional, no diagnóstico pré-implantação, no diagnóstico pré-natal e em eventual aconselhamento genético, como mecanismos de intervenção médica na vida humana pré-natal e relevantes suportes ao planejamento dos pais.
Tal tecnologia biomédica parece positiva quando, dentro de limites éticos, atua como instrumento de detecção de doenças de ordem cromossômica, congênita, hereditária ou genética, cujo conhecimento pode ser de interesse familiar. O trabalho busca avaliar, em razão do erro relacionado às intervenções médicas na vida humana pré-natal, a responsabilidade civil médica e o dever de reparação aos pais, a partir de erro profissional relacionado à vida humana pré-natal.
Depreende-se também, dentro dessa espécie de ação judicial no início da vida humana, que a jurisprudência tende a receber outra causa de pedir, para além da Ação por nascimento comprometido. Toma-se como exemplo o paradigmático caso Cramblett vs. Midwest Sperm Bank. Tal caso abre portas para largas discussões jurídicas e bioéticas, por haver nascimento indesejado de criança saudável tomada como produto defeituoso, após troca de material genético (erro em reprodução assistida).
A partir de sedimentação das bases legais e doutrinárias clássicas ensejadoras da Responsabilidade Civil Médica, dedica especial atenção às ações em Wrongful Birth, pela autora denominada Ações por Nascimento Comprometido. Para tanto, realiza estudo completo, do erro médico aos pressupostos jurídicos da responsabilidade civil médica, com especial enfoque ao nexo de causalidade, à plausibilidade, à valoração e à extensão reparatória do dano dos pais e, finalmente, ao estudo de casos paradigmáticos catalogados na jurisprudência estrangeira. E, com base no tripé deontológico formado pelos direitos à informação, ao consentimento livremente informado ou esclarecido e à autodeterminação dos pacientes, a investigação também reserva especial atenção ao ordenamento jurídico luso-brasileiro, com o propósito de contribuir com a comunidade científica e de fomentar novas reflexões.
Ao percorrer a temática do desenvolvimento da ética médica, do exercício dos direitos reprodutivos e do livre planejamento familiar, dos diagnósticos pré-implantação e pré-natal, do aconselhamento genético e da interrupção gestacional, a obra estuda novas perspectivas da Responsabilidade civil médica e introduz, de forma pioneira, os conceitos do Direito à Verdade Genética e à Ciência da Vitalidade Embriofetal.
VIVIANNE RODRIGUES DE MELO
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Viçosa. Especializações: Legislação Ambiental, Direito Administrativo e Direito Médico. A autora é Mestre e Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa “Luís de Camões” e orientada da professora Doutora Stela Barbas. Exerce o cargo de Analista Judiciário do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, no Brasil, por meio de concurso público e provas e títulos, desde o ano de 2006. Apresentadora do programa Direito da Gente, na TV Campos de Minas. Gravou o especial “Direito da Gente na Europa”: Atualidades no Biodireito, programa de 5 edições, tendo como entrevistada a Dra. Stela Barbas. Pesquisadora e autora de trabalhos em Direitos Fundamentais, Direito Civil, Direito Penal, Direito e Psicanálise, Biodireito, Direito dos Pacientes e Direito Médico. Membro do Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos. Compositora de dezenas de músicas registradas e poesias registradas na Biblioteca Nacional do Brasil.
LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS
INTRODUÇÃO
Capítulo Primeiro
Capítulo 1 DIREITOS REPRODUTIVOS E INTERVENÇÕES MÉDICAS NA VIDA HUMANA PRÉ-NATAL
1.1 DE HIPÓCRATES A HELSÍNQUIA
1.1.1 Direito à Informação
1.1.2 Direito ao Consentimento Livremente Informado ou Esclarecido
1.1.3 Direito à Autodeterminação do Paciente
1.2 DIREITOS REPRODUTIVOS E LIVRE PLANEJAMENTO FAMILIAR
1.3 INTERVENÇÕES MÉDICAS NA VIDA HUMANA PRÉ-NATAL
1.3.1 Diagnóstico e Aconselhamento Genéticos
1.3.2 Interrupção Voluntária da Gravidez Pós-Diagnóstico de Malformação Fetal
1.4 BREVES CONSIDERAÇÕES
Capítulo Segundo
Capítulo 2 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA NA VIDA PRÉ-NATAL: A AÇÃO POR NASCIMENTO COMPROMETIDO
2.1 ERRO MÉDICO NA VIDA PRÉ-NATAL
2.2 AS WRONGFUL ACTIONS NO INÍCIO DA VIDA HUMANA
2.2.1 Wrongful Conception Action (Concepção Indevida), Também Chamada Wrongful Pregnancy Action (Gravidez Indesejada)
2.2.2 Wrongful Life Action (Vida Indevida ou Errada)
2.2.3 Wrongful Birth Action (Nascimento Indevido ou Injusto)
2.3 RESPONSABILIDADE CIVIL MÉDICA EM WRONGFUL BIRTH OU AÇÃO POR NASCIMENTO COMPROMETIDO
2.4 NATUREZA DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE
2.5 PRESSUPOSTOS DO DEVER DE INDENIZAR NA PRETENSÃO POR WRONGFUL BIRTH
2.5.1 Atividade Humana Ilícita
2.5.2 Conduta Culposa
2.5.3 Dano
2.5.4 Nexo de Causalidade
2.6 TEORIAS ADOTADAS NO DIREITO PORTUGUÊS E BRASILEIRO: CONEXÃO COM WRONGFUL BIRTH
Capítulo Terceiro
Capítulo 3 O DANO DOS PAIS NAS AÇÕES POR NASCIMENTO COMPROMETIDO: PLAUSIBILIDADE, VALORAÇÃO E EXTENSÃO
3.1 DANO PATRIMONIAL
3.2 DANO EXTRAPATRIMONIAL
3.3 NOVOS DANOS INDENIZÁVEIS
3.4 DOUTRINA LUSO-BRASILEIRA: PRINCIPAIS TEORIAS ARGUMENTATIVAS SOBRE VALORAÇÃO E EXTENSÃO DO DANO DOS PAIS EM WRONGFUL BIRTH
3.4.1 Portugal
3.4.2 Brasil
3.4.3 Posição Admitida
Capítulo Quarto
Capítulo 4 JURISPRUDÊNCIA ESTRANGEIRA EM WRONGFUL BIRTH: CASOS PARADIGMÁTICOS
4.1 DIREITO NORTE-AMERICANO
4.2 DIREITO FRANCÊS
4.3 DIREITO NIPÔNICO
4.4 DIREITO CANADENSE
4.5 DIREITO ESPANHOL
4.6 DIREITO INGLÊS
4.7 DIREITO URUGUAIO
4.8 DIREITO ALEMÃO
4.9 DIREITO ITALIANO
4.10 DIREITO AUSTRÍACO
4.11 DIREITO BELGA
4.12 DIREITO PORTUGUÊS
4.12.1 Acórdão de 01.03.2012 - Tribunal da Relação do Porto/Portugal
4.12.2 Acórdão de 19.06.2012 - Tribunal da Relação de Guimarães/Portugal
4.12.3 Acórdão de 29.04.2014 - Tribunal da Relação de Guimarães/Portugal
4.12.4 Acórdão de 30.04.2015 - Tribunal da Relação de Lisboa/Portugal
4.13 DIREITO BRASILEIRO
4.14 BREVE COMPARAÇÃO ANALÍTICA COM O DIREITO LUSO-BRASILEIRO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS