Autor/Autores: Jean Colbert Dias
ISBN v. impressa: 978853629177-2
ISBN v. digital: 978853629208-3
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 251grs.
Número de páginas: 202
Publicado em: 15/10/2019
Área(s): Direito - Administrativo
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Este livro busca definir com clareza o papel do gestor público nas contratações públicas, bem como o papel do advogado parecerista e a delimitação da sua esfera de atuação. A insegurança jurídica que permeia as contratações públicas será exemplificada pelo estabelecimento de termos de parceria com as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPS. Este livro aborda com profundidade o papel do advogado parecerista e as hipóteses de sua responsabilização. O livro contempla uma profunda análise doutrinária e jurisprudencial acerca da possibilidade de punição do advogado parecerista e a evolução jurisprudencial sobre o tema, com uma específica deferência à corrente que enfatiza a virada hermenêutica sobre a temática, com reflexos nos âmbitos administrativo (órgãos de controle externo da Administração Pública), cível (improbidade administrativa) e criminal. O método de interpretação sistemática é utilizado como forma de uniformização da jurisprudência e o desenvolvimento de um ambiente favorável para agregar segurança jurídica ao ordenamento jurídico e delimitar corretamente as hipóteses restritas de punição ao gestor público e ao advogado parecerista, rechaçando em relação ao advogado a possibilidade de criminalização da interpretação jurídica (“crime de hermenêutica”).
JEAN COLBERT DIAS
Advogado. Doutorando e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA. Pós-graduado em Direito Criminal pelo UNICURITIBA. Pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Civil pelo Centro Universitário – Católica de Santa Catarina. Professor de Direito Penal e Processo Penal. Ex-Procurador. Autor de livros e vários artigos científicos publicados. Sócio proprietário do escritório Dias & Ferreira Advogados Associados.
INTRODUÇÃO
1 ‒ O PAPEL DO GESTOR PÚBLICO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS DIRETAS
1.1 OS ASPECTOS GERAIS SOBRE AS LICITAÇÕES
1.2 A CONTRATAÇÃO DIRETA
1.3 OS CONTORNOS GERAIS SOBRE A ATUAÇÃO DO GESTOR PÚBLICO
1.3.1 A Imperfeição do Ato Administrativo e a Investigação de sua Origem
1.3.2 A Discricionariedade do Gestor Público
1.3.3 O Controle da Atuação Discricionária
1.3.4 O Controle da Atuação Discricionária do Gestor Público e a Busca por Proteção
2 ‒ A CONTRATAÇÃO DIRETA DE ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO COMO EXEMPLO DA INSEGURANÇA JURÍDICA
2.1 AS CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO E SUA FINALIDADE
2.2 O OBJETIVO DA PARCERIA ENTRE O PODER PÚBLICO E AS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
2.3 O VÍNCULO JURÍDICO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO ‒ OSCIPS
2.4 DA INAPLICABILIDADE DA LEI 8.666/1993 NA FORMAÇÃO DO VÍNCULO JURÍDICO ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO
2.5 A INCIDÊNCIA DAS REGRAS DO DECRETO FEDERAL 3.100/1999
2.6 O POSICIONAMENTO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
2.7 O MÉTODO UTILIZADO PARA FUNDAMENTAR A CONTRATAÇÃO DIRETA DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO BASEADO NO DECRETO 3.100/1999
2.8 A IRRETROATIVIDADE DA LEI
2.9 O TERMO DE PARCERIA FIRMADO POR DISPENSA DE LICITAÇÃO - AUSÊNCIA DE ERRO - APLICAÇÃO DA LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO
3 ‒ A AUTONOMIA DO ADVOGADO
3.1 A INVIOLABILIDADE DO ADVOGADO PARECERISTA - EXERCÍCIO REGULAR DE DIREITO
3.1.1 A Jurisprudência Criminal Acerca da Imunidade Profissional
3.2 O ADVOGADO PÚBLICO NÃO EXERCE ATOS DE GESTÃO
3.3 O PARECER JURÍDICO NO PROCESSO LICITATÓRIO
3.4 A FORÇA VINCULATIVA DO PARECER JURÍDICO NAS LICITAÇÕES
3.4.1 A Extensão dos Pareceres Jurídicos nas Licitações e a Responsabilização do Advogado Perante o Tribunal de Contas da União
3.5 A NATUREZA DO PARECER JURÍDICO EMITIDO NA LICITAÇÃO E O POSICIONAMENTO DA JURISPRUDÊNCIA
3.6 A DELIMITAÇÃO DA RESPONSABILIZAÇÃO DO ADVOGADO PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
3.7 O POSICIONAMENTO JURISPRUDENCIAL NA SEARA CÍVEL E CRIMINAL SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DO ADVOGADO PARECERISTA
3.8 A LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E A NOVA REDAÇÃO DA LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO
3.9 A VIRADA HERMENÊUTICA
4 ‒ A INTERPRETAÇÃO SISTEMÁTICA E A SEGURANÇA JURÍDICA
4.1 A NECESSÁRIA INTERPRETAÇÃO SISTEMÁTICA
4.2 A RECLAMADA SEGURANÇA JURÍDICA COMO MECANISMO DE PROTEÇÃO AO GESTOR E AO ADVOGADO PARECERISTA
4.2.1 Os Efeitos da Insegurança Jurídica
4.2.2 A Judicialização do Processo Administrativo
4.3 OS LIMITES DA FORÇA VINCULANTE DAS DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
4.3.1 Os Tribunais de Contas e o Relacionamento com as Orientações Gerais das Cortes Superiores
4.4 O PROBLEMA: A FALTA DE PREVISIBILIDADE E UNIFORMIZAÇÃO ENTRE AS DECISÕES JUDICIAIS E OS POSICIONAMENTOS DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
4.5 A EXIGIDA SEGURANÇA JURÍDICA
4.6 A NECESSIDADE DE INSTITUIR-SE UMA UNIFORMIZAÇÃO SOBRE A RESPONSABILIDADE DO GESTOR PÚBLICO E DO ADVOGADO PARECERISTA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS