Capa do livro: Como Conversar - A Arte da Conversa para o Sucesso Pessoal, Amoroso e Profissional, Ailton Amélio da Silva

Como Conversar - A Arte da Conversa para o Sucesso Pessoal, Amoroso e Profissional

Ailton Amélio da Silva

    Preço

    por R$ 159,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Ailton Amélio da Silva

    ISBN v. impressa: 978853629151-2

    ISBN v. digital: 978853629226-7

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 456grs.

    Número de páginas: 368

    Publicado em: 28/10/2019

    Área(s): Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Este livro sintetiza a experiência do seu autor na área da comu­nicação. Este autor fez mestrado e doutoramento na área da comunicação não verbal, lecionou disciplinas sobre comuni­cação verbal e não verbal durante muitos anos na graduação e na pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP e realizou dezenas de pesquisas nesta área. Escreveu centenas de artigos para a mídia e participou dos principais programas de tele­visão do Brasil. Atualmente ele continua a desenvolver e usar os conhecimentos sobre a comunicação para ajudar pacientes na clínica psicológica.

    Provavelmente este é o livro que reúne a maior e a mais signifi­cativa quantidade de ferramentas que podem ser usadas para tornar as conversas envolventes e eficientes. Muitos dos con­ceitos e ferramentas publicados neste livro são inéditos.

    É composto por trinta e um capítulos organizados em oito seções. Esses capítulos oferecem conceitos e ferramentas que são úteis para todos os tipos de conversas. No entanto, o seu foco principal é a conversa entre dois interlocutores.

    O principal objetivo deste livro é oferecer ferramentas para melhorar a capacidade de conversar. Para alcançar esse objetivo, foi escrito numa linguagem simples e direta. São oferecidas definições dos conceitos e das ferramentas da conversa fornecidos em cada capítulo, são apresentados exemplos que ilustram os usos das ferramentas da conversa, são enumera­dos os efeitos produzidos pelos usos dessas ferramentas e são propostos exercícios para dominar e automatizar os usos des­sas ferramentas.

    Autor(es)

    AILTON AMÉLIO DA SILVA

    Psicólogo, formado pela USP. Mestre em Ciências (Psicologia) pelo Instituto de Psicologia da USP. Dou­tor em Ciências (Psicologia) pelo Instituto de Psicologia da USP. Autor dos livros: O Mapa Do Amor. São Paulo, Editora Gente, 2001; Para Viver Um Grande Amor. São Paulo, Editora Gente, 2005 (em parceria com Monica Martinez); Relacionamento Amoroso. São Paulo, Publifolha, 2008. Profes­sor aposentado da USP desde 2013. Ex-profes­sor responsável pelas disciplinas de graduação do Instituto de Psicolo­gia, USP: Expressões Faciais de Emoções e Aparência Física; Comunicação Não Verbal: Distância Interpes­soal, Orientação de Corpo e Postura; Relacionamento Amoroso: Teoria e Pesquisa; Diálogo: Comunicação Ver­bal e Não Verbal. Professor responsável pelas discipli­nas de pós-graduação do Instituto de Psicologia, USP: Seleção de Parceiros, Flerte, Namoro e Casamento: Uma Abordagem Observacional/ Experimental; Ligações Amorosas: Relacionamento, Sexo e Amor; Diálogo: Co­municação Verbal e Não Verbal. Pesquisador. Autor de pesquisas sobre co­municação não verbal, timidez, expressões faciais de emoções, relacionamento amoroso, escolha de parceiros, estilos de amor, sexualidade, casamento, “fi­car”, etc. Blogueiro do site Metade Ideal, UOL, durante um ano, aproximadamente. Blogueiro do portal Mulheres, UOL, durante seis anos aproximadamente. Blog: . Psicólo­go Clínico desde 1995 até a presente data. Tratamento da inibição, comunicação e relacionamento amoroso. Divulgador de estudos so­bre relacionamento amoroso nos meios de comu­nicação. Participações em diversos programas de televisão (Expressão Nacional, Jornal Nacional, Globo Repórter, Fantástico, Globo Ciência, Jô Soares Onze e Meia, Silvia Popovic, etc.), em revistas (duas vezes nas Páginas Amarelas da Veja, Isto É, Exame Vip, Globo Ciência, etc.), rádio (Eldo­rado, CBN, Jovem Pan, etc.). Criador e coordenador do Centro de Estudos da Timi­dez e do Amor (CETA), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

    Sumário

    Introdução

    I - Expresse atitudes e sentimentos positivos em relação ao interlocutor, à conversa e aos assuntos

    1 Responsabilize-se pelo sucesso da conversa

    2 Proporcione mais benefícios do que custos para o seu interlocutor através da conversa

    3 Seja polido

    4 Concorde com quase tudo que o seu interlocutor diz

    5 Convirja: aumente as semelhanças entre você e o seu interlocutor

    6 Empatize com o seu interlocutor

    7 Repercuta a comunicação do seu interlocutor

    II - Siga as regras das conversas

    8 Principais regras básicas da conversa

    9 Forneça e obedeça aos reguladores do fluxo da conversa

    10 Preste atenção e mostre que está prestando atenção na comunicação do seu interlocutor

    11 Fale na medida certa

    12 Ouça e mostre que você está ouvindo

    13 Repita as principais informações da fala do seu interlocutor

    III - Dê os passos importantes para começar bem as conversas

    14 Tome iniciativas sociais positivas para iniciar, melhorar e mudar a natureza dos relacionamentos

    15 Capriche nos cumprimentos e despedidas

    16 Mostre sinais de disponibilidade e motivação para conversar

    17 Posicione-se corporalmente para conversar

    18 Desenvolva conversas-contato

    IV - Assuntos tratados nas conversas informais

    19 Sete maneiras de descobrir, induzir e introduzir assuntos na conversa

    20 Nove tipos de assuntos mais frequentes nas conversas informais

    V - Compartilhe pensamentos e sentimentos para motivar e personalizar as conversas

    21 Compartilhe e acolha informações pessoais

    22 Use informações gratuitas para compartilhar e incentivar o desenvolvimento de informações pessoais

    23 Apresente feedbacks pessoais para a comunicação do interlocutor

    VI - Use links para desenvolver e estimular conversas

    24 O uso de links para desenvolver e estimular conversas

    25 Use ganchos para estimular e dirigir a conversa e assuntos

    VII - Use ferramentas para elaborar a comunicação do interlocutor

    26 Resumir

    27 Nomear

    28 Parafrasear

    29 Coconstruir a comunicação

    VIII - Não cometa erros que matam as conversas

    30 Erros que causam a morte passiva das conversas

    31 Erros que causam a morte ativa das conversas

    Conclusões

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Apresente feedbacks pessoais para a comunicação do interlocutor
    • Assuntos mais frequentes. Nove tipos de assuntos mais frequentes nas conversas informais
    • Assuntos tratados nas conversas informais
    • Atenção. Preste atenção e mostre que está prestando atenção na comunicação do seu interlocutor

    C

    • Capriche nos cumprimentos e despedidas
    • Coconstruir a comunicação
    • Compartilhe e acolha informações pessoais
    • Compartilhe pensamentos e sentimentos para motivar e personalizar as conversas
    • Comunicação. Apresente feedbacks pessoais para a comunicação do interlocutor
    • Comunicação. Coconstruir a comunicação
    • Comunicação. O uso de links para desenvolver e estimular conversas
    • Comunicação. Ouça e mostre que você está ouvindo
    • Comunicação. Preste atenção e mostre que está prestando atenção na comunicação do seu interlocutor
    • Comunicação. Repercuta a comunicação do seu interlocutor
    • Comunicação. Use ferramentas para elaborar a comunicação do interlocutor
    • Comunicação. Use ganchos para estimular e dirigir a conversa e assuntos
    • Conclusões
    • Concorde com quase tudo que o seu interlocutor diz
    • Contato. Desenvolva conversas-contato
    • Conversa informal. Assuntos tratados nas conversas informais
    • Conversa informal. Nove tipos de assuntos mais frequentes nas conversas informais
    • Conversa. Compartilhe pensamentos e sentimentos para motivar e personalizar as conversas
    • Conversa. Dê os passos importantes para começar bem as conversas
    • Conversa. Desenvolva conversas-contato
    • Conversa. Erros que causam a morte ativa das conversas
    • Conversa. Erros que causam a morte passiva das conversas
    • Conversa. Expresse atitudes e sentimentos positivos em relação ao interlocutor, à conversa e aos assuntos
    • Conversa. Forneça e obedeça aos reguladores do fluxo da conversa
    • Conversa. Não cometa erros que matam as conversas
    • Conversa. O uso de links para desenvolver e estimular conversas
    • Conversa. Posicione-se corporalmente para conversar
    • Conversa. Principais regras básicas da conversa
    • Conversa. Proporcione mais benefícios do que custos para o seu interlocutor através da conversa
    • Conversa. Responsabilize-se pelo sucesso da conversa
    • Conversa. Sete maneiras de descobrir, induzir e introduzir assuntos na conversa
    • Conversa. Use ganchos para estimular e dirigir a conversa e assuntos
    • Conversa. Use links para desenvolver e estimular conversas
    • Conversas. Siga as regras das conversas
    • Convirja: aumente as semelhanças entre você e o seu interlocutor
    • Cumprimentos. Capriche nos cumprimentos e despedidas

    D

    • Dê os passos importantes para começar bem as conversas
    • Descoberta. Sete maneiras de descobrir, induzir e introduzir assuntos na conversa
    • Desenvolva conversas-contato
    • Despedidas. Capriche nos cumprimentos e despedidas
    • Disponibilidade. Mostre sinais de disponibilidade e motivação para conversar

    E

    • Empatize com o seu interlocutor
    • Erros que causam a morte ativa das conversas
    • Erros que causam a morte passiva das conversas
    • Erros. Não cometa erros que matam as conversas
    • Escuta. Ouça e mostre que você está ouvindo
    • Expresse atitudes e sentimentos positivos em relação ao interlocutor, à conversa e aos assuntos

    F

    • Fala. Repita as principais informações da fala do seu interlocutor
    • Fale na medida certa
    • Feedback. Apresente feedbacks pessoais para a comunicação do interlocutor
    • Ferramentas. Use ferramentas para elaborar a comunicação do interlocutor
    • Forneça e obedeça aos reguladores do fluxo da conversa

    I

    • Indução. Sete maneiras de descobrir, induzir e introduzir assuntos na conversa
    • Informação pessoal. Compartilhe e acolha informações pessoais
    • Informação. Repita as principais informações da fala do seu interlocutor
    • Iniciativas sociais positivas. Tome iniciativas sociais positivas para iniciar, melhorar e mudar a natureza dos relacionamentos
    • Interlocutor. Apresente feedbacks pessoais para a comunicação do interlocutor
    • Interlocutor. Concorde com quase tudo que o seu interlocutor diz
    • Interlocutor. Convirja: aumente as semelhanças entre você e o seu interlocutor
    • Interlocutor. Empatize com o seu interlocutor
    • Interlocutor. Expresse atitudes e sentimentos positivos em relação ao interlocutor, à conversa e aos assuntos
    • Interlocutor. Preste atenção e mostre que está prestando atenção na comunicação do seu interlocutor
    • Interlocutor. Proporcione mais benefícios do que custos para o seu interlocutor através da conversa
    • Interlocutor. Repercuta a comunicação do seu interlocutor
    • Interlocutor. Repita as principais informações da fala do seu interlocutor
    • Interlocutor. Use ferramentas para elaborar a comunicação do interlocutor
    • Introdução
    • Introdução. Sete maneiras de descobrir, induzir e introduzir assuntos na conversa

    L

    • Link. O uso de links para desenvolver e estimular conversas
    • Links. Use links para desenvolver e estimular conversas

    M

    • Mostre sinais de disponibilidade e motivação para conversar
    • Motivação. Compartilhe pensamentos e sentimentos para motivar e personalizar as conversas
    • Motivação. Mostre sinais de disponibilidade e motivação para conversar

    N

    • Não cometa erros que matam as conversas
    • Nomear
    • Nove tipos de assuntos mais frequentes nas conversas informais

    O

    • Ouça e mostre que você está ouvindo

    P

    • Parafrasear
    • Pensamento. Compartilhe pensamentos e sentimentos para motivar e personalizar as conversas
    • Personalização. Compartilhe pensamentos e sentimentos para motivar e personalizar as conversas
    • Polidez. Seja polido
    • Ponderação. Fale na medida certa
    • Posicione-se corporalmente para conversar
    • Preste atenção e mostre que está prestando atenção na comunicação do seu interlocutor
    • Principais regras básicas da conversa
    • Proporcione mais benefícios do que custos para o seu interlocutor através da conversa

    R

    • Referências
    • Regras. Siga as regras das conversas
    • Reguladores do fluxo da conversa. Forneça e obedeça aos reguladores do fluxo da conversa
    • Relacionamentos. Tome iniciativas sociais positivas para iniciar, melhorar e mudar a natureza dos relacionamentos
    • Repercuta a comunicação do seu interlocutor
    • Repita as principais informações da fala do seu interlocutor
    • Responsabilize-se pelo sucesso da conversa
    • Resumir

    S

    • Seja polido
    • Semelhanças. Convirja: aumente as semelhanças entre você e o seu interlocutor
    • Sentimento positivo. Expresse atitudes e sentimentos positivos em relação ao interlocutor, à conversa e aos assuntos
    • Sentimento. Compartilhe pensamentos e sentimentos para motivar e personalizar as conversas
    • Sete maneiras de descobrir, induzir e introduzir assuntos na conversa
    • Siga as regras das conversas

    T

    • Tome iniciativas sociais positivas para iniciar, melhorar e mudar a natureza dos relacionamentos

    U

    • Use ferramentas para elaborar a comunicação do interlocutor
    • Use ganchos para estimular e dirigir a conversa e assuntos
    • Use informações gratuitas para compartilhar e incentivar o desenvolvimento de informações pessoais
    • Use links para desenvolver e estimular conversas