Capa do livro: Relacionamentos Positivos na Escola, Organizadores: Lidia Weber e Josafá da Cunha

Relacionamentos Positivos na Escola

Organizadores: Lidia Weber e Josafá da Cunha

    Preço

    por R$ 97,70

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadores: Lidia Weber e Josafá da Cunha

    ISBN v. impressa: 978655605385-1

    ISBN v. digital: 978655605374-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 285grs.

    Número de páginas: 230

    Publicado em: 06/11/2020

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Relacionamentos Positivos na Escola reúne perspectivas contemporâneas e interdisciplinares sobre a promoção de relacionamentos positivos a partir do contexto escolar. Partindo da perspectiva de que os relacionamentos positivos são uma prioridade para garantir uma vida plena e próspera, autores do Brasil, Canadá, Colômbia e Estados Unidos compartilham em 40 capítulos contribuições teóricas e práticas fundamentadas em pesquisas recentes sobre temas como o desenvolvimento socioemocional, a melhoria do clima escolar, prevenção ao bullying, abordagens sobre a diferença e a resiliência diante de desafios acadêmicos. É um livro planejado para comunicar como todos podemos contribuir para a melhoria dos relacionamentos em contextos educacionais.

    --------------------------------------------------------

    “Este livro enfatiza como as relações positivas são um dos principais alicerces para uma vida saudável e próspera, e reúne uma série de capítulos sobre como os contextos da escola desempenham um papel crucial em nosso desenvolvimento. Cada capítulo tem base científica sólida, e traz recomendações práticas para a melhoria dos relacionamentos na escola, mostrando como os relacionamentos podem melhorar.”

    Jonathan Bruce Santo

    PhD, Professor de Psicologia do Desenvolvimento, University of Nebraska at Omaha 

    Autor(es)

    LIDIA WEBER

    Doutora e Mestre em Psicologia Experimental (USP) com pós-doutorado em Desenvolvimento Humano (UnB). Psicóloga, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná desde 1982. Autora de diversos livros, entre eles Eduque com Carinho, e palestrante nacional e internacional.

    JOSAFÁ DA CUNHA

    Doutor e Mestre em Educação (UFPR) e graduado em Psicologia (UFPR). Professor e pesquisador do Departamento de Teorias e Fundamentos em Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPR). Coordena o Programa DIGA e atua em diferentes sociedades científicas internacionais.

    COLABORADORES:

    Alessandra Pereira Falcão

    Alessandra Turini Bolsoni-Silva

    Alexa Martin-Storey

    Ana Lúcia T. de Moura Henriques

    Andréa Romero de Almeida

    Anyellem Pereira Rosa

    Beatriz Veleda Bermudez

    Bianca Nicz Ricci

    Bruno Pierin Ernsen

    Carla Zeglio

    Cintia Graziela Mosson de Carvalho

    Cloves Antonio de Amissis Amorim

    Daiane da Silva Vasconselos

    Elizeu Batista Borloti

    Emilly Rubia Retika da Silva

    Fabiana Pinheiro Ramos

    Felipe Camarão Grott

    Gisele Regina Stasiak

    Gustavo Manoel Schier Dória

    Hellen Tsuruda Amaral

    Janice Strivieri Souza Moreira

    Jonathan Bruce Santo

    Katia Monteiro Silva

    Larissa Zeggio

    Letícia Nagel Bérgamo

    Lina María Saldarriaga Mesa

    Linie Machado

    Lis Andrea Pereira Soboll

    Luana Breda Cristiano

    Mari Angela Calderari Oliveira

    Maria Cristina Neiva de Carvalho

    Maria José Ribeiro

    Matheus do Nascimento Batista

    Natália Pascon Cognetti

    Oswaldo M. Rodrigues Jr.

    Paulo Gomes de Sousa-Filho

    Plinio Marco de Toni

    Rafael Módolo Maciel

    Rafael Vera Cruz de Carvalho

    Rafaela R. de Faria

    Rosana Angst Pasqualotto

    Rosina Forteski Glidden

    Sarah Aline Roza

    Silvana do Monte Moreira

    Sílvia Andreis-Witkoski

    Silvia Maria Cintra da Silva

    Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves

    Suzane Schmidlin Löhr

    Thaís Cristina Gutstein Nazar

    Vera Regina Miranda

    Verônica Bender Haydu

    Vitor Atsushi Nozaki Yano

    Sumário

    1 Desenvolvimento positivo de jovens: o papel da conexão na escola - Hellen Tsuruda Amaral

    2 Empatia: coisa para vir de casa ou para aprender na escola? - Rafael Vera Cruz de Carvalho

    3 Relações na escola e a identidade positiva - Bianca Nicz Ricci

    4 Habilidades socioemocionais no contexto escolar: professores que adoecem e o manejo da indisciplina - Larissa Zeggio

    5 Educação socioemocional: cinco competências essenciais - Cintia Graziela Mosson de Carvalho / Josafá da Cunha

    6 Os 4c´s e seu papel crítico para o futuro da educação no século 21 - Paulo Gomes de Sousa-Filho

    7 Programas de habilidades sociais para as escolas: promove-professores e promove-crianças - Natália Pascon Cognetti / Alessandra Pereira Falcão / Alessandra Turini Bolsoni-Silva

    8 Família e escola de mãos dadas para a formação de uma sociedade melhor - Janice Strivieri Souza Moreira / Mari Angela Calderai Oliveira

    9 Suporte social na escola: construindo relações positivas entre professores e estudantes - Sarah Aline Roza

    10 A influência da amizade no contexto escolar - Linie Machado

    11 Presentes, mesmo quando não podem estar perto: os benefícios das amizades para crianças e adolescentes online - Jonathan B. Santo

    12 Escola, um ambiente de múltiplo convívio: o professor e suas relações - Suzane Schmidlin Löhr / Katia Monteiro Silva

    13 Relação professor-aluno: como melhorar o clima na sala de aula - Cloves Antonio de Amissis Amorim / Felipe Camarão Grott / Rafael Módolo Maciel

    14 O professor proativo e positivo - Gisele Regina Stasiak

    15 Conviver: processo de melhoria do clima escolar - Josafá da Cunha / Hellen Tsuruda Amaral / Vitor Atsushi Nozaki Yano / Bianca Nicz Ricci / Daiane Silva Vasconselos / Matheus do Nascimento Batista

    16 Programas de qualidade na interação para famílias e escolas - Thaís Cristina Gutstein Nazar / Lidia Weber

    17 Mediação escolar como prática positiva na resolução de conflitos - Ana Lúcia T. de Moura Henriques / Maria Cristina N. de Carvalho

    18 Educar para a proteção na rede: lei geral de proteção de dados e a criança e o adolescente - Silvana do Monte Moreira

    19 Recursos lúdicos facilitadores para famílias e escolas - Vera Regina Miranda

    20 Responsabilidade social: um caminho para prevenção ao bullying - Josafá da Cunha

    21 Habilidades socioemocionais e a prevenção ao bullying e agressão na escola - Lina Maria Saldarriaga Mesa

    22 O suporte social de professores diante de situações de bullying - Letícia Nagel Bérgamo / Josafá da Cunha

    23 Psiquiatria da infância e da adolescência e a escola: uma parceria necessária - Gustavo Manoel Schier Dória

    24 Incentivo de relações positivas como elemento de eficácia na prevenção escolar do uso de drogas - Elizeu Borloti / Verônica Bender Haydu / Fabiana Pinheiro Ramos

    25 Nutrindo pais e professores: a importância da alimentação - Andréa Romero de Almeida

    26 Clima escolar e a promoção da equidade racial - Josafá da Cunha / Vitor Atsushi Nozaki Yano / Daiane Silva Vasconselos / Matheus do Nascimento Batista / Hellen Tsuruda Amaral

    27 O autoconceito de estudantes: valorizando crianças negras na educação escolar - Matheus do Nascimento Batista / Daiane da Silva Vasconcelos

    28 Relacionamentos Positivos na Escola: um contexto essencial para apoiar jovens LGBTQ - Alexa Martin-Storey

    29 Escola e educação sexual com novas orientações sexuais reconhecidas -

    30 Relacionamentos positivos na família e na escola para as pessoas com síndrome de down ou deficiência intelectual de outras causas - Beatriz Bermudez

    31 Ser humano é ser empático! - Sílvia Andreis-Witkoski

    32 Direcionamentos e apoio na comunicação entre família-surdo por meio da visual vernacular (vv) - Bruno Pierin Ernsen / Sirlara Donato Assunção Wandenkolk Alves

    33 Bilinguismo, cérebro e desenvolvimento cognitivo - Luana Breda Cristiano / Plínio Marco de Toni

    34 Senso de pertencimento à escola em adolescentes: possibilidades de promoção - Rosina Forteski Glidden

    35 Engajamento acadêmico: o papel do suporte social de professores - Daiane da Silva Vasconselos / Emilly Rubia Retika da Silva

    36 Os bastidores da queixa escolar: desencontros entre escola e família - Anyellem Pereira Rosa / Silvia Maria Cintra da Silva / Maria José Ribeiro

    37 Aliança educativa: educação para a carreira em casa e na escola - Rafaela Roman de Faria

    38 Os desafios da vida universitária e a psicologia positiva - Rosana Angst Pasqualotto

    39 O que importa na família e no trabalho - Lis Andrea Pereira Soboll