Autor/Autores: Fernanda Hellen Ribeiro Piske
ISBN v. impressa: 978655605431-5
ISBN v. digital: 978655605591-6
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 124grs.
Número de páginas: 100
Publicado em: 03/03/2021
Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
Este livro elucida qualquer leitor sobre o que de mais relevante existe na investigação e intervenção na superdotação, tanto nacional como internacionalmente. Profissionais da Educação da rede Municipal, Estadual e Federal, técnicos e especialistas podem encontrar neste livro uma excelente oportunidade para reverem as abordagens teóricas e estratégias práticas mais relevantes sobre a temática das altas habilidades. Os leitores curiosos, pais e educadores que não conhecem o tema podem ficar com uma ideia clara, fundamentada e precisa sobre este vasto mundo que constitui uma realidade diferente para muitas pessoas.
Sara Bahia
Professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
FERNANDA HELLEN RIBEIRO PISKE
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, na linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Realizou parte de seu Doutorado no Instituto “Gifted Education Research and Resource Institute (GERI)”, na Purdue University, West Lafayette, Indiana, Estados Unidos, com enfoque na área da Criatividade no ensino de estudantes superdotados. Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Professora da rede municipal de ensino de Curitiba. Ganhou o prêmio Maria Helena Novaes Mira por se destacar entre os dez melhores trabalhos apresentados durante o III Congresso Internacional de Superdotação em Campo Grande – MS, Brasil. Pesquisadora, autora e organizadora de livros sobre temas relacionados à Criatividade, Afetividade, Complexidade, Formação de Professores, Direitos Humanos, Bullying, Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), Transtorno do Espectro do Autismo e Dupla excepcionalidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1516 -6455.
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES SUPERDOTADOS
O que dizem pesquisadores e estudiosos sobre características comportamentais de estudantes superdotados?
Modelo dos Três Anéis de Joseph Renzulli
Modelo das Portas Giratórias
Quem é a criança superdotada de acordo com especialistas?
Quando identificar uma criança superdotada?
Existe um único perfil de superdotado?
Há muitos superdotados na escola?
Identificação a partir de um modelo de sondagem
Modelo de sondagem inicial para a identificação da superdotação
Apresentação do instrumento indicativo de características de altas habilidades/superdotação (AH/SD)
Instrumento indicativo de características de altas habilidades/superdotação (AH/SD)
O que fazer após a identificação da criança superdotada?
Capítulo 2 - MITOS SOBRE ESTUDANTES SUPERDOTADOS
Todas as crianças são superdotadas?
Os estudantes superdotados não precisam de ajuda? Conseguem fazer tudo por conta própria?
Estudantes superdotados devem ter professores superdotados?
Quando professores realizam desafios a todos os estudantes, os superdotados irão se adaptar bem na sala de aula regular?
Estudantes superdotados influenciam os outros estudantes de sua sala de aula a serem mais inteligentes, tornando-se um modelo para todos de seu convívio?
A criança não pode ser superdotada porque ela tem uma deficiência?
A educação de superdotados requer uma abundância de recursos?
Os estudantes superdotados são felizes, populares e bem ajustados?
Um estudante não pode ser superdotado porque ele tem notas baixas?
Programas de educação de superdotados são elitistas?
Aceleração de série ou ano é algo socialmente prejudicial para estudantes superdotados?
A importância de esclarecimento sobre os mitos na educação de superdotados
Capítulo 3 - EDUCAÇÃO DE SUPERDOTADOS EM DIVERSOS PAÍSES DO MUNDO
Declaração mundial sobre educação para todos
Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais
Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Por que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é importante aos superdotados?
Locais de atendimento referente à educação de superdotados no mundo
Sites referentes à área de altas habilidades/superdotação (AH/SD)
Recomendações de leitura: obras sobre altas habilidades/superdotação (AH/SD)
Filmes relacionados à área de altas habilidades/superdotação (AH/SD)
REFERÊNCIAS
SOBRE A AUTORA
AGRADECIMENTO À CAPES