Capa do livro: Doping Intelectual nas Universidades - O Culto à Performance na Contemporaneidade, Robson Borges Maia e Solange Franci Raimundo Yaegashi

Doping Intelectual nas Universidades - O Culto à Performance na Contemporaneidade

Robson Borges Maia e Solange Franci Raimundo Yaegashi

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Robson Borges Maia e Solange Franci Raimundo Yaegashi

    ISBN v. impressa: 978655605857-3

    ISBN v. digital: 978655605968-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 198grs.

    Número de páginas: 160

    Publicado em: 11/11/2021

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Esta obra teve como objetivo analisar e compreender os elementos que constituem as representações sociais de professores universitários sobre o doping intelectual. Trata-se de um tema atual, relacionado às condutas de quem busca o aprimoramento artificial de suas funções cognitivas. Participaram deste estudo 207 professores universitários, que responderam a um questionário sobre dados sociodemográficos e sobre o doping intelectual. Os dados foram analisados de acordo com a Teoria das Representações Sociais, investigando-se a formação e o funcionamento das referências que utilizamos para interpretar e compreender os fenômenos sociais do nosso cotidiano. Os resultados revelaram que o tema ainda é pouco conhecido pelo nosso público-alvo. Apesar de reconhecerem se tratar de uma prática que vai ser cada vez mais utilizada, os participantes não a consideram eficaz para quem quer se destacar na escola e/ou no mercado de trabalho. Os participantes também estão cientes dos riscos da automedicação relacionados a essa prática, sendo o principal deles a dependência física ou psíquica. A maioria acredita que as famílias apelam para o doping intelectual por várias razões, dentre as quais destacamos a preocupação em atender às expectativas sociais, o medo de ver os filhos fracassados socialmente e também por não saberem educar os filhos. Concluímos com esta pesquisa que há um campo fértil para a promoção da saúde no ambiente universitário. Mas para isso é preciso intensificarmos o debate sobre as implicações educacionais, éticas e políticas que o fenômeno do doping intelectual suscita, na forma como é praticado hoje.

    Autor(es)

    ROBSON BORGES MAIA

    Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá – UEM e em Psicologia pela Universidade Cesumar – UNICESUMAR; mestre e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Docente do Curso de Psicologia da UNICESUMAR e da Área de Psicologia da Educação do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS/CNPq).

    SOLANGE FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI

    Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, mestra e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Fez estágio pós-doutoral no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP. Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS/CNPq).

    Sumário

    LISTA DE TABELAS

    LISTA DE GRÁFICOS

    LISTA DE QUADROS

    LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

    1 INTRODUÇÃO

    2 CONTEXTUALIZANDO O APRIMORAMENTO COGNITIVO FARMACOLÓGICO

    2.1 ORIGENS DO DOPING INTELECTUAL

    2.2 MEDICAMENTOS MAIS USADOS PARA O APRIMORAMENTO COGNITIVO

    2.2.1 Piracetam

    2.2.2 Modafinila

    2.2.3 Lisdexanfetamina

    2.2.4 Metilfenidato

    2.3 PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE O CONSUMO DE MEDICAMENTOS PARA O APRIMORAMENTO COGNITIVO

    2.4 EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS SOBRE A EFICÁCIA E SEGURANÇA DO USO DE NOOTRÓPICOS

    2.5 MOTIVAÇÕES PARA O DOPING INTELECTUAL

    2.6 QUESTÕES ÉTICAS SOBRE O DOPING INTELECTUAL

    3 TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

    3.1 CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO EM QUE SURGIU A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

    3.2 DAS REPRESENTAÇÕES COLETIVAS DE DURKHEIM ÀS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MOSCOVICI

    3.3 REPRESENTAÇÃO: NOVAS REFLEXÕES PARA UM VELHO CONCEITO

    3.4 REPRESENTAÇÃO SOCIAL COMO SABER DO SENSO COMUM

    3.5 ANCORAGEM E OBJETIVAÇÃO: PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

    3.6 AS FUNÇÕES E OS ELEMENTOS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

    3.7 FORMAS DE ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CAM-PO EDUCATIVO

    4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

    4.1 CAMPO DA PESQUISA

    4.2 PARTICIPANTES DA PESQUISA

    4.3 INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA A COLETA DE DADOS

    4.4 PROCEDIMENTOS PARA A COLETA DE DADOS

    4.5 PROCEDIMENTOS PARA A ANÁLISE DOS DADOS

    5 RESULTADOS E DISCUSSÕES

    5.1 PERFIL DOS PARTICIPANTES

    5.2 QUESTIONÁRIO DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE O DOPING INTELECTUAL

    5.2.1 Conhecimento Prévio sobre o Doping Intelectual

    5.2.2 Fontes de Informação sobre o Doping Intelectual

    5.2.3 Responsáveis pela Prática do Doping Intelectual

    5.2.4 Ideação de Uso, Uso Efetivo e Conhecimento de Quem Usa Nootrópicos

    5.2.5 Uso de Nootrópicos (Ideação e Uso Efetivo) pelo(a)(s) Filho(a)(s) e Motivações para Essa Prática

    5.2.6 Concepções sobre o Doping Intelectual

    5.2.7 Motivações para Ministrar Nootrópicos para os Filhos

    5.2.8 Concepção dos Participantes sobre os Pais que Buscam Medicamentos para Melhorar o Rendimento Escolar dos Filhos

    5.2.9 Iniciativas que a Escola e/ou a Família Devem Tomar para Melhorar o Processo de Aprendizagem Escolar

    5.2.10 Síntese dos Dados

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abreviatura. Lista de abreviaturas e siglas
    • Ancoragem e objetivação: processos de criação de representações sociais
    • Aprimoramento cognitivo. Medicamentos mais usados
    • Aprimoramento cognitivo. Medicamentos mais usados. Lisdexanfetamina
    • Aprimoramento cognitivo. Medicamentos mais usados. Metilfenidato
    • Aprimoramento cognitivo. Medicamentos mais usados. Modafinila
    • Aprimoramento cognitivo. Medicamentos mais usados. Piracetam
    • Aprimoramento cognitivo. Panorama das pesquisas sobre o consumo de medicamentos para o aprimoramento cognitivo

    C

    • Cognitivo farmacológico. Contextualizando o aprimoramento cognitivo farmacológico
    • Conclusão
    • Consumo de medicamentos. Panorama das pesquisas sobre o consumo de medicamentos para o aprimoramento cognitivo
    • Contextualizando o aprimoramento cognitivo farmacológico

    D

    • Doping intelectual. Concepção dos participantes sobre os pais que buscam medicamentos para melhorar o rendimento escolar dos filhos
    • Doping intelectual. Concepções
    • Doping intelectual. Conhecimento prévio sobre o doping intelectual
    • Doping intelectual. Fontes de informação sobre o doping intelectual
    • Doping intelectual. Ideação de uso, uso efetivo e conhecimento de quem usa nootrópicos
    • Doping intelectual. Iniciativas que a escola e/ou a família devem tomar para melhorar o processo de aprendizagem escolar
    • Doping intelectual. Motivações para ministrar nootrópicos para os filhos
    • Doping intelectual. Questionário de múltipla escolha sobre o doping intelectual
    • Doping intelectual. Responsáveis pela prática do doping intelectual
    • Doping intelectual. Síntese dos dados
    • Doping intelectual. Uso de nootrópicos (ideação e uso efetivo) pelo(a)(s) filho(a)(s) e motivações para essa prática
    • Doping intelectual. Motivações
    • Doping intelectual. Origens
    • Doping intelectual. Questões éticas
    • Durkheim. Representações coletivas de Durkheim às representações sociais de Moscovici

    E

    • Eficácia. Evidências científicas sobre a eficácia e segurança do uso de nootrópicos
    • Evidências científicas sobre a eficácia e segurança do uso de nootrópicos

    F

    • Farmacologia. Contextualizando o aprimoramento cognitivo farmacológico

    G

    • Gráficos. Lista

    I

    • Introdução

    L

    • Lista de abreviaturas e siglas
    • Lista de gráficos
    • Lista de quadros
    • Lista de tabelas

    M

    • Medicamentos mais usados para o aprimoramento cognitivo
    • Medicamentos. Panorama das pesquisas sobre o consumo de medicamentos para o aprimoramento cognitivo
    • Metodologia. Procedimentos metodológicos
    • Moscovici. Representações coletivas de Durkheim às representações sociais de Moscovici
    • Motivações para o doping intelectual

    N

    • Nootrópicos. Evidências científicas sobre a eficácia e segurança do uso de nootrópicos
    • Nootrópicos. Uso de nootrópicos (ideação e uso efetivo) pelo(a)(s) filho(a)(s) e motivações para essa prática

    O

    • Objetivação. Ancoragem e objetivação: processos de criação de representações sociais
    • Origens do doping intelectual

    P

    • Panorama das pesquisas sobre o consumo de medicamentos para o aprimoramento cognitivo
    • Pesquisa. Campo da pesquisa
    • Pesquisa. Instrumentos utilizados para a coleta de dados
    • Pesquisa. Participantes da pesquisa
    • Pesquisa. Procedimentos para a análise dos dados
    • Pesquisa. Procedimentos para a coleta de dados

    Q

    • Quadro. Lista

    R

    • Referências
    • Representação social como saber do senso comum
    • Representação social. Ancoragem e objetivação: processos de criação de representações sociais
    • Representação social. Contexto sócio-histórico em que surgiu a teoria das representações sociais
    • Representação social. Formas de análise das representações sociais no campo educativo
    • Representação social. Funções e os elementos das representações sociais
    • Representação social. Teoria das representações sociais
    • Representação: novas reflexões para um velho conceito
    • Representações coletivas de Durkheim às representações sociais de Moscovici
    • Resultados e discussões
    • Resultados e discussões. Perfil dos participantes

    S

    • Saber. Representação social como saber do senso comum
    • Segurança. Evidências científicas sobre a eficácia e segurança do uso de nootrópicos
    • Senso comum. Representação social como saber do senso comum
    • Sigla. Lista de abreviaturas e siglas

    T

    • Tabela. Lista
    • Teoria das representações sociais