Capa do livro: Manual do Contabilista Moderno para Sistemas Informatizados - Demonstrações Contábeis - Plano de Contas - Lançamentos - 2ª Edição - Revista e Atualizada, Mituo Teramae - Revisores/Atualizadores: João Bacci e Glaucia Nazareth Ferreira

Manual do Contabilista Moderno para Sistemas Informatizados - Demonstrações Contábeis - Plano de Contas - Lançamentos

2ª Edição - Revista e Atualizada Mituo Teramae - Revisores/Atualizadores: João Bacci e Glaucia Nazareth Ferreira

    Preço

    por R$ 129,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Mituo Teramae - Revisores/Atualizadores: João Bacci e Glaucia Nazareth Ferreira

    ISBN: 978853629581-7

    Edição/Tiragem: 2ª Edição - Revista e Atualizada

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 355grs.

    Número de páginas: 286

    Publicado em: 22/02/2022

    Área(s): Contabilidade - Contabilidade Geral Aplicada

    Sinopse

    É surpreendente como, às vezes, não se percebe a utilidade de trabalhos extremamente práticos e que prontamente atendem às necessidades dos usuários, sem mais delongas.

    E este de Mituo Teramae é um deles. Nada igual até hoje eu vi, elaborado com tamanha facilidade de acesso para aquele momento em que o conceito, a teoria, o porquê estão na cabeça do profissional, mas a forma da execução causa alguma dúvida.

    Assim, parabenizo o Mituo pelo que nos ofereceu e agora oferece nesta obra.

    E tenho certeza de que muitos profissionais já agradeceram e continuarão a agradecer pela vida mais facilitada (ou menos complicada) que esta obra vem conseguindo propiciar.

    Prof. Eliseu Martins FEA e FEA-RP da USP


    O diferencial mais importante deste livro é que ele começa pelas Demonstrações Contábeis, depois parte para o Plano de Contas, a finalidade de cada uma e, finalmente, temos os exemplos de lançamentos.

    Exatamente como são apresentados os Sistemas Digitais de Contabilidade.

    Da mesma forma que, quando queremos construir um prédio, um automóvel, um navio ou uma aeronave, começamos com um desenho arquitetônico, depois partimos para o desenho técnico e especificação dos componentes que serão usados para a construção dos mesmos.

    Assim, entendemos que o livro deveria explicar a contabilidade exatamente como ela é executada atualmente, pois todos usam o computador para atingir seus objetivos.

    Você, contabilista, vai acabar entendendo que a contabilidade é muito mais fácil, mas não dispensa a teoria que estudou por tantos anos.

    Autor(es)

    MITUO TERAMAE

    Técnico em contabilidade e economista, iniciou suas atividades em Guararapes-SP, num escritório de contabilidade, fazendo escrituração fiscal, quando o atual ICMS tinha o nome de Imposto s/ Vendas e Consignações (IVC) e o tributo era pago mediante compra de selos do IVC, que eram colados no Registro de Vendas, quinzenalmente.

    Depois foi trabalhar no Banco Noroeste, como escriturário, tendo sido transferido para São Bernardo do Campo, em 1954, onde se formou técnico em contabilidade. Em 1955 mudou-se para Santo André, para trabalhar num escritório de contabilidade e iniciar o curso de Ciências Econômicas, na atual Fundação Santo André, onde se formou em 1958.

    Em 1958 entrou na General Electric como Auditor Interno, passando depois aos cargos de Supervisor de Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Especialista em Organização e Métodos e, finalmente, especialista em Orçamentos e Medições, onde permaneceu até 1963.

    Na General Electric, entre 1958 e 1961, graduou-se no BTC – Business Training Course, e entre 1959 e 1963 foi professor do BTC, dos módulos de Contabilidade Geral, Análise Financeira e Auditoria.

    Em 1963 entrou na Cia. Telefônica da Borda do Campo como Gerente Administrativo/Financeiro, sendo eleito Diretor Econômico-Financeiro em 1973, onde permaneceu até 1975.

    De 1965 a 1967 foi professor de Contabilidade de Custos e Auditoria na Fundação Santo André.

    Em 1969 foi convocado pelo Ministério das Comunicações, para integrar um Grupo de Trabalho para criar um Plano de Contas para utilização pelas empresas de telefonia do país, que foi oficializado em outubro de 1969.

    Em 1975 passou a trabalhar na Cotra S.A. Trading, como Gerente Financeiro e, posteriormente como Diretor Financeiro até 1986, quando começou a trabalhar como consultor de empresas.

    Em 1990 entrou no Grupo Catho como Vice-Presidente, onde permaneceu até 1993.

    De 1994 até hoje trabalha como consultor de empresas.

    Livros Publicados

     - Plano de Contas Padrão para Serviços Públicos de Telefonia, em 1970.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    LISTA DE SIGLAS

    Capítulo I DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

    Capítulo II ESTRUTURA E PLANO DE CONTAS

    Capítulo III FINALIDADES DAS CONTAS

    Capítulo IV EXEMPLOS DE LANÇAMENTOS

    Capítulo V CONSULTA RÁPIDA

    Capítulo VI SPED CONTÁBIL

    CONCLUSÃO

    COMENTÁRIOS DOS LEITORES

    REFERÊNCIAS