Autor/Autores: Francisco Cláudio Medeiros Júnior e Mariana Costa Vilanova
ISBN v. impressa: 978853629730-9
ISBN v. digital: 978853629899-3
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 107grs.
Número de páginas: 86
Publicado em: 12/05/2022
Área(s): Direito - Civil - Direito de Família; Literatura e Cultura - Adoção; Psicologia - Família e Adoção
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
A proposta da presente obra sobre devoluções, desistência ou abandono de crianças e adolescentes nos casos de adoções necessárias em estágio de convivência ou readaptação é conhecer parte do fenômeno, buscando, a partir de um estudo de casos, as principais causas e possíveis soluções para estes problemas. O estudo se amplia para além das questões jurídicas, trazendo a necessidade da interpretação multifatorial das situações complexas que se apresentam na Justiça da Infância e Juventude. No decorrer do trabalho, verifica-se que algumas questões práticas, interpretações equivocadas da lei e do procedimento de adoção, falta de transparência no cadastro nacional de pretendentes e dos acolhidos, falta de engajamento e afinidade com a temática dos profissionais envolvidos, preparação equivocada dos pretendentes, famílias e adotados podem culminar com a devolução de crianças e adolescentes para a instituição de acolhimento, um processo, como sabemos, que deixa marcas para toda a vida, além daquelas que já experimentaram desde tão cedo. Seguindo os norteadores Princípios da Prioridade, da Proteção Integral e do Melhor Interesse da Criança/Adolescente, temos que toda uma estruturação deva ser repensada, aprimorando o Sistema de Justiça, para que possamos mitigar a violação de direitos de milhares de crianças e adolescentes acolhidos no Brasil, que neste momento aguardam pela reintegração ou inserção e ter cumprido seu direito a uma família e à convivência comunitária.
FRANCISCO CLÁUDIO MEDEIROS JÚNIOR
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-graduado pela Fundação Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Advogado militante na área da infância e da juventude pela seccional do Rio Grande do Norte. Membro da comissão estadual da adoção internacional do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Membro da comissão da infância e da juventude da OAB/RN. Vice-presidente e Diretor Jurídico do projeto Acalanto Natal. Ex-coordenador norte/nordeste, ex-diretor jurídico, ex-vice presidente e ex-presidente da ANGAAD. Palestrante TEDX – UNP/RN.
MARIANA COSTA VILANOVA
Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco, São Paulo. Pós-graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo. Advogada militante na área da infância e da juventude pela seccional de São Paulo. Diretora social do projeto Acalanto Natal. Coordenadora da entrega legal do projeto Acalanto Natal.
1 INTRODUÇÃO
2 PROCEDIMENTO DA ADOÇÃO
3 ADOÇÕES NECESSÁRIAS E DEVOLUÇÕES
3.1 ADOÇÕES NECESSÁRIAS
3.2 DEVOLUÇÕES
4 CAUSAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA AS DEVOLUÇÕES
4.1 UNIVERSALIDADE DO TEMA ADOÇÃO
4.2 SERVIÇO PÚBLICO INEFICIENTE E DESMOTIVADO
4.3 FALTA DE ATUALIZAÇÃO TÉCNICA DOS AGENTES PÚBLICOS
4.4 FALTA DE PREPARO PARA REINTEGRAÇÃO À FAMÍLIA
4.5 FALTA DE PREPARO NA INSERÇÃO DA FAMÍLIA EXTENSA
4.6 FALTA DE PREPARO DOS PRETENDENTES
4.7 FALTA DE PREPARO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ACOLHIDOS EM INSTITUIÇÃO
4.8 SISTEMÁTICA DA ADOÇÃO SEM TRANSPARÊNCIA
4.9 SOLUÇÕES APRESSADAS EM AUDIÊNCIAS CONCENTRADAS
4.10 OMISSÃO LEGISLATIVA NO PROCEDIMENTO DE PREPARAÇÃO DOS PRETENDENTES À ADOÇÃO E NA PREPARAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA SER INSERIDO NA FAMÍLIA ADOTIVA
4.11 OMISSÃO LEGISLATIVA NA VINCULAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE APTO COM O PRETENDENTE À ADOÇÃO NO ESTÁGIO DE CONVIVÊNCIA
4.12 BUSCA ATIVA SEM CRITÉRIOS
4.13 ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL APÓS A ADOÇÃO
4.14 AUSÊNCIA DE VARAS ESPECIALIZADAS REGIONALIZADAS E DE INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO REGIONALIZADAS
4.15 DAS DISCUSSÕES JURÍDICAS ACERCA DO TERMO
5 BREVE ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS NAS DEVOLUÇÕES
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS