Autor/Autores: Francisco Cláudio Medeiros Júnior e Gabryell Alexandre Costa Pinheiro
ISBN v. impressa: 978853629844-3
ISBN v. digital: 978853629837-5
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 84grs.
Número de páginas: 68
Publicado em: 06/06/2022
Área(s): Literatura e Cultura - Adoção; Psicologia - Família e Adoção
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
Tem-se que o presente livro, no decorrer de seus capítulos, abordará o tema das adoções de crianças e adolescentes não destituídas do poder familiar, apresentando a interpretação do artigo 166 do Estatuto da Criança e do Adolescente, mostrando e comprovando que existem inúmeras falhas quando se trata do procedimento aqui tratado, consequências diretas de equivocadas interpretações jurídicas. No decorrer da obra, verifica-se que existe a possibilidade de adotar crianças e adolescentes apenas com a devida suspensão do poder familiar, conforme previsto no ECA. Todavia, essas adoções vêm ocorrendo de maneira errada, gerando insegurança jurídica grave aos pretendentes a adoção, e principalmente às crianças e aos adolescentes. Além disso, o despreparo dos pretendentes a adoção, aliado ao desconhecimento do tema referente à infância e à juventude, tem gerado situações complicadíssimas, que fogem totalmente à realidade desse universo, o qual deveria ser baseado na proteção e no melhor interesse das crianças. Por fim, apresenta-se a lógica das adoções de crianças apenas suspensas do poder familiar, deixando claro que isso não deve ser hábito, mas sim exceção, ou seja, aplicação em casos pontuais.
FRANCISCO CLÁUDIO MEDEIROS JÚNIOR
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-graduado pela Fundação Estadual do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Advogado militante na área da Infância e da Juventude pela seccional do Rio Grande do Norte. Membro da Comissão Estadual da Adoção Internacional do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Membro da Comissão da Infância e da Juventude da OAB/RN. Vice-presidente do Acalanto Natal. Diretor jurídico do Acalanto Natal. Ex-coordenador norte/nordeste, Ex-diretor Jurídico, Ex-vice Presidente e Ex-presidente da ANGAAD. Palestrante TEDx – UNP/RN. Autor da obra: Devolução (Desistência/Abandono) nas Adoções Necessárias.
GABRYELL ALEXANDRE COSTA PINHEIRO
Bacharel em Direito pela UniFacex. Advogado inscrito na OAB/RN, idealizador do projeto jurídico @info_juris, palestrante e escritor.
1 INTRODUÇÃO
2 PREVISÃO LEGAL DA ADOÇÃO APÓS A SUSPENSÃO DO PODER FAMILIAR
2.1 ART. 166 (EDIÇÃO DO ECA ATÉ O ADVENTO DA LEI 12.010/2009)
2.2 ART. 166 (EDIÇÃO DA LEI 12.010/2009 ATÉ A LEI 13.509/2017)
2.3 ART. 166 APÓS A LEI 13.509/2017
3 FALHAS NO SNA
4 OMISSÕES PROCESSUAIS E PROCEDIMENTOS EQUIVOCADOS DO ECA
5 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXO I - DIAGRAMA POR BLOCOS DA SISTEMÁTICA DA ADOÇÃO
ANEXO II - DIAGRAMA DO PROCEDIMENTO DE HABILITAÇÃO
ANEXO III - DIAGRAMA DO PROCEDIMENTO DE DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR
ANEXO IV - DIAGRAMA DO PROCEDIMENTO DE ADOÇÃO
ANEXO V - MODELO: AÇÃO DE ADOÇÃO DE CRIANÇA E/OU ADOLESCENTE APENAS SUSPENSA DO PODER FAMILIAR