Autor/Autores: Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
ISBN v. impressa: 978853629930-3
ISBN v. digital: 978652630188-3
Edição/Tiragem: 2ª Edição
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 131grs.
Número de páginas: 106
Publicado em: 26/09/2022
Área(s): Psicologia - Família e Adoção; Psicologia - Diversos
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Pais, mães e cuidadores procuram atendimento especialmente para resolver problemas de comportamento, em geral birras e agressividades dos filhos. Estudos têm verificado que práticas educativas que envolvem comunicação, afeto e limites são importantes na prevenção e remediação de problemas de comportamento, por um lado, e, por outro, cruciais no estabelecimento de interações pais-filhos satisfatórias, garantindo o bem-estar de todos na interação. De maneira geral, as pesquisas verificaram que práticas negativas são utilizadas com mais frequência quando a criança apresenta temperamento difícil e/ou problemas de comportamento. Desse modo é importante que os pais/cuidadores, de forma consistente, aprendam a se comunicar, a ser afetuosos e estabelecer limites valendo-se mais de práticas positivas do que de negativas.
É com esse objetivo que esta obra é apresentada, pois são identificados comportamentos de práticas parentais que podem ser utilizados para melhorar as interações sociais, para prevenir a ocorrência de problemas de comportamento, ensinar comportamentos habilidosos aos filhos e também para lidar com comportamentos-problema quando ocorrem. Em um segundo momento, são discutidas habilidades parentais para lidar diretamente com comportamentos que incomodam os pais/cuidadores e que são prejudiciais ao desenvolvimento. Esperamos que este livro possa ajudar aos familiares e aos filhos a terem boas e agradáveis interações sociais.
Boa leitura!
ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA
Psicóloga (UFSCar), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia (USP-FFCL-RP), Pós-doutora em Saúde Mental (USP-FM-RP), Livre-Docente em Psicologia Clínica (FC-UNESP-Bauru). Professora do Departamento de Psicologia e do PPG em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP-Bauru). Coordenadora do Grupo de Pesquisa ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social. Coordena Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais – GEPEACAHS/LADS. Participa de Grupos de Pesquisa CNPq Relações Interpessoais e Habilidades Sociais e REDETAC - Rede de colaboração interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais. Conduz pesquisas em psicologia clínica e do desenvolvimento, na interface com habilidades sociais e análise do comportamento.
EDNA MARIA MARTURANO
Psicóloga pela FFCLRP. Doutora em Psicologia pelo IP-USP. Orientou estudos de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Psicologia e Saúde Mental da USP. Realizou investigações sobre o tema Socialização e desenvolvimento: subsídios para a prevenção de dificuldades adaptativas na escola. Autora de livros e artigos sobre relações interpessoais na infância e programas para melhorar a convivência na escola. Aposentou-se como Professora Titular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Atualmente presta serviços voluntários na Creche do Instituto Espírita Paulo de Tarso, em Ribeirão Preto, SP.
FABIANE FERRAZ SILVEIRA FOGAÇA
Psicóloga (UNESP), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP) e Doutora em Psicologia (UFSCar), com estágio sanduíche na University of Nevada, Reno (2013-2014). Atua como Psicóloga Clínica, Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU), e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 COMO MELHORAR O RELACIONAMENTO COM SEU FILHO
Comunicação: Iniciar e Manter Conversação
Algumas Regras Básicas
Fazer e Responder Perguntas
Expressar Sentimentos Positivos, Elogiar, Dar e Receber Feedback Positivo, Agradecer
Elogiar
Feedback Positivo
Dar Atenção e Expressar Afeto
Conhecer Direitos Humanos Básicos
Expressar e Ouvir Opiniões
Como Lidar com Críticas Recebidas
Estabelecendo Limites: Atitudes Consistentes dos Pais
Estabelecendo Regras
Negociar
Fazer e Recusar Pedidos
Admitir os Próprios Erros e Pedir Desculpas
Capítulo 2 COMO LIDAR COM COMPORTAMENTOS NÃO HABILIDOSOS
Atitudes dos Pais que Favorecem o Estabelecimento de Limites
Comportamento Habilidoso, Agressivo e Passivo
Ignorar Comportamentos Não Habilidosos, Mas de Menor Importância
Feedback Negativo e Expressão de Sentimentos Negativos
Como Solicitar Mudança de Comportamento
Solicitar Mudança de Comportamento
Fazer Críticas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS