Capa do livro: Como Melhorar o Relacionamento com Seu Filho - Orientações para Pais e Mães - 2ª Edição, Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

Como Melhorar o Relacionamento com Seu Filho - Orientações para Pais e Mães

2ª Edição Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

    Preço

    por R$ 59,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano e Fabiane Ferraz Silveira Fogaça

    ISBN v. impressa: 978853629930-3

    ISBN v. digital: 978652630188-3

    Edição/Tiragem: 2ª Edição

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 131grs.

    Número de páginas: 106

    Publicado em: 26/09/2022

    Área(s): Psicologia - Família e Adoção; Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Pais, mães e cuidadores procuram atendimento especialmente para resolver problemas de comportamento, em geral birras e agressividades dos filhos. Estudos têm verificado que práticas educativas que envolvem comunicação, afeto e limites são importantes na prevenção e remediação de problemas de comportamento, por um lado, e, por outro, cruciais no estabelecimento de interações pais-filhos satisfatórias, garantindo o bem-estar de todos na interação. De maneira geral, as pesquisas verificaram que práticas negativas são utilizadas com mais frequência quando a criança apresenta temperamento difícil e/ou problemas de comportamento. Desse modo é importante que os pais/cuidadores, de forma consistente, aprendam a se comunicar, a ser afetuosos e estabelecer limites valendo-se mais de práticas positivas do que de negativas.  

    É com esse objetivo que esta obra é apresentada, pois são identificados comportamentos de práticas parentais que podem ser utilizados para melhorar as interações sociais, para prevenir a ocorrência de problemas de comportamento, ensinar comportamentos habilidosos aos filhos e também para lidar com comportamentos-problema quando ocorrem. Em um segundo momento, são discutidas habilidades parentais para lidar diretamente com comportamentos que incomodam os pais/cuidadores e que são prejudiciais ao desenvolvimento. Esperamos que este livro possa ajudar aos familiares e aos filhos a terem boas e agradáveis interações sociais. 

    Boa leitura!

    Autor(es)

    ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA

    Psicóloga (UFSCar), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Doutora em Psicologia (USP-FFCL-RP), Pós-doutora em Saúde Mental (USP-FM-RP), Livre-Docente em Psicologia Clínica (FC-UNESP-Bauru). Professora do Departamento de Psicologia e do PPG em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP-Bauru). Coordenadora do Grupo de Pesquisa ANPEPP Relações Interpessoais e Competência Social. Coordena Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais – GEPEACAHS/LADS. Participa de Grupos de Pesquisa CNPq Relações Interpessoais e Habilidades Sociais e REDETAC - Rede de colaboração interinstitucional para a pesquisa e o desenvolvimento das Terapias Analítico-Comportamentais. Conduz pesquisas em psicologia clínica e do desenvolvimento, na interface com habilidades sociais e análise do comportamento.

    EDNA MARIA MARTURANO

    Psicóloga pela FFCLRP. Doutora em Psicologia pelo IP-USP.  Orientou estudos de mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Psicologia e Saúde Mental da USP. Realizou investigações sobre o tema Socialização e desenvolvimento: subsídios para a prevenção de dificuldades adaptativas na escola. Autora de livros e artigos sobre relações interpessoais na infância e programas para melhorar a convivência na escola. Aposentou-se como Professora Titular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Atualmente presta serviços voluntários na Creche do Instituto Espírita Paulo de Tarso, em Ribeirão Preto, SP.

    FABIANE FERRAZ SILVEIRA FOGAÇA

    Psicóloga (UNESP), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP) e Doutora em Psicologia (UFSCar), com estágio sanduíche na University of Nevada, Reno (2013-2014). Atua como Psicóloga Clínica, Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU), e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 COMO MELHORAR O RELACIONAMENTO COM SEU FILHO

    Comunicação: Iniciar e Manter Conversação

    Algumas Regras Básicas

    Fazer e Responder Perguntas

    Expressar Sentimentos Positivos, Elogiar, Dar e Receber Feedback Positivo, Agradecer

    Elogiar

    Feedback Positivo

    Dar Atenção e Expressar Afeto

    Conhecer Direitos Humanos Básicos

    Expressar e Ouvir Opiniões

    Como Lidar com Críticas Recebidas

    Estabelecendo Limites: Atitudes Consistentes dos Pais

    Estabelecendo Regras

    Negociar

    Fazer e Recusar Pedidos

    Admitir os Próprios Erros e Pedir Desculpas

    Capítulo 2 COMO LIDAR COM COMPORTAMENTOS NÃO HABILIDOSOS

    Atitudes dos Pais que Favorecem o Estabelecimento de Limites

    Comportamento Habilidoso, Agressivo e Passivo

    Ignorar Comportamentos Não Habilidosos, Mas de Menor Importância

    Feedback Negativo e Expressão de Sentimentos Negativos

    Como Solicitar Mudança de Comportamento

    Solicitar Mudança de Comportamento

    Fazer Críticas

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Admitir os próprios erros e pedir desculpas
    • Afeto. Dar atenção e expressar afeto
    • Agradecimento. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Agressividade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo
    • Atitudes consistentes dos pais. Estabelecendo limites
    • Atitudes dos pais que favorecem o estabelecimento de limites

    C

    • Como lidar com comportamentos que desaprova
    • Como lidar com críticas recebidas
    • Como melhorar o relacionamento com seu filho
    • Como solicitar mudança de comportamento
    • Comportamento habilidoso, agressivo e passivo
    • Comportamento. Como lidar com comportamentos que desaprova
    • Comportamento. Como solicitar mudança de comportamento
    • Comportamento. Solicitar mudança de comportamento
    • Comunicação: iniciar e manter conversação
    • Conhecer direitos humanos básicos
    • Considerações finais
    • Conversação. Comunicação: iniciar e manter conversação
    • Crítica. Como lidar com críticas recebidas
    • Críticas. Fazer críticas

    D

    • Dar atenção e expressar afeto
    • Desaprovação. Como lidar com comportamentos que desaprova
    • Desculpas. Admitir os próprios erros e pedir desculpas
    • Direitos humanos. Conhecer direitos humanos básicos

    E

    • Elogio. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Erros. Admitir os próprios erros e pedir desculpas
    • Estabelecendo limites: atitudes consistentes dos pais
    • Estabelecendo regras
    • Expressar e ouvir opiniões
    • Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer

    F

    • Fazer críticas
    • Fazer e recusar pedidos
    • Fazer e responder perguntas
    • Feedback negativo e expressão de sentimentos negativos
    • Feedback positivo. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Filho. Como melhorar o relacionamento com seu filho

    H

    • Habilidade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo
    • Habilidade. Ignorar comportamentos não habilidosos, mas de menor importância

    I

    • Ignorar comportamentos não habilidosos, mas de menor importância
    • Importância. Ignorar comportamentos não habilidosos, mas de menor importância
    • Introdução

    L

    • Limites. Atitudes dos pais que favorecem o estabelecimento de limites
    • Limites. Estabelecendo limites: atitudes consistentes dos pais

    N

    • Negociar

    O

    • Opinião. Expressar e ouvir opiniões

    P

    • Pais. Atitudes dos pais que favorecem o estabelecimento de limites
    • Passividade. Comportamento habilidoso, agressivo e passivo
    • Pedidos. Fazer e recusar pedidos
    • Perguntas. Fazer e responder perguntas

    R

    • Referências
    • Regras. Estabelecendo regras
    • Relacionamento. Como melhorar o relacionamento com seu filho

    S

    • Sentimento negativo. Ignorar comportamentos não habilidosos, mas de menor importância
    • Sentimentos. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Solicitar mudança de comportamento