Capa do livro: Direito à Educação Indígena - Vozes da Amazônia, Igor Barros Santos

Direito à Educação Indígena - Vozes da Amazônia

Igor Barros Santos

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Igor Barros Santos

    ISBN v. impressa: 978652630257-6

    ISBN v. digital: 978652630385-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 226grs.

    Número de páginas: 182

    Publicado em: 18/01/2023

    Área(s): Direito - Ambiental; Direito - Constitucional; Direito - Teoria Geral do Direito; Literatura e Cultura - Educação; Psicologia - Escolar e Educação

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    Sinopse

    O movimento indígena tem buscado ampliar sua participação no cenário político nacional. Essa atuação é fortalecida pela iniciativa e engajamento das suas lideranças políticas e comunitárias. A presente obra tem como objetivo analisar o instituto da Educação Indígena, bem como todo o seu panorama normativo, e compreender sua contribuição para o processo de formação de lideranças indígenas. Para tanto, além do estudo teórico e conceitual acerca da educação, foi apresentado o contexto normativo e evolução histórica da educação indígena que vai do Brasil Colônia até os dias atuais. De modo complementar, a obra ainda apresenta uma pesquisa narrativa, realizada por meio de entrevistas com lideranças indígenas do Norte Amazônico, onde elas apresentam suas histórias de vida, suas percepções sobre as modalidades educacionais e as contribuições para a formação da liderança. O Escrito inova por construir conhecimento “sobre”, “para” e “com” os povos indígenas do Brasil. Espera-se contribuir com o estudo da temática nas diversas áreas do conhecimento para além da Pedagogia e do Direito.

    Autor(es)

    IGOR BARROS SANTOS

    Doutorando em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Mestre pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Especialista em Direito Constitucional e Administrativo pelo Centro de Estudos Jurídicos de Salvador. Especialista em Direito Tributário e Ambiental pela Universidade Candido Mendes. Procurador Federal (AGU) com atuação na Fundação Nacional do Índio. Procurador-Chefe Substituto na PFE-FUNAI. Professor de Direito Constitucional (Estácio de Sá Amapá – FAMAP).

    Sumário

    LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

    INTRODUÇÃO

    1 EDUCAÇÃO INDÍGENA: DAS MODALIDADES EDUCACIONAIS GERAIS AO CONTEXTO HISTÓRICO E NORMATIVO

    1.1 O DIREITO À EDUCAÇÃO E AS MODALIDADES EDUCACIONAIS

    1.2 EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: CONTEXTO HISTÓRICO E ACEPÇÕES

    1.2.1 A Trajetória Histórica da Educação Escolar Indígena no Brasil

    1.2.2 Das Modalidades de Educação Indígena

    1.3 PANORAMA NORMATIVO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

    2 EDUCAÇÃO INFORMAL E NÃO FORMAL INDÍGENA: SABERES E FAZERES

    2.1 EDUCAÇÃO INFORMAL E VIDA COTIDIANA

    2.2 EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E O CARÁTER EDUCATIVO DO MOVIMENTO SOCIAL INDÍGENA

    3 LIDERANÇAS INDÍGENAS NO AMAPÁ E NORTE DO PARÁ: VOZES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO

    3.1 O PERCURSO METODOLÓGICO

    3.1.1 Do Contexto Indígena do Amapá e Norte do Pará

    3.1.2 Da Abordagem

    3.1.3 Método: Pesquisa Narrativa

    3.1.4 Procedimentos e Instrumentos

    3.1.5 Da Análise de Conteúdo

    3.2 VOZES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO: AS PERCEPÇÕES DAS LIDERANÇAS INDÍGENAS

    3.2.1 "Ser/Considerar-se Liderança Indígena"

    3.2.2 "Educação Escolar e Representatividade"

    3.2.3 "Educação Informal e Formação de Liderança"

    3.2.4 "Tomada de Decisões e Mobilização"

    3.2.5 "Educação Não Formal e Formação de Lideranças"

    3.2.6 "As Lideranças Indígenas do Futuro"

    4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    APÊNDICE

    CERTIFICADO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

    Índice alfabético

    A

    • Abreviatura. Lista de abreviaturas e siglas
    • Acepção. Educação escolar indígena: contexto histórico e acepções
    • Afazer. Educação informal e não formal indígena: saberes e fazeres
    • Apêndice

    C

    • Caráter educativo. Educação não formal e o caráter educativo do movimento social indígena
    • Certificado do comitê de ética em pesquisa
    • Considerações finais

    D

    • Direito à educação e as modalidades educacionais

    E

    • Educação escolar indígena: contexto histórico e acepções
    • Educação indígena. Modalidades
    • Educação indígena: das modalidades educacionais gerais ao contexto histórico e normativo
    • Educação informal e não formal indígena: saberes e fazeres
    • Educação informal e vida cotidiana
    • Educação não formal e o caráter educativo do movimento social indígena
    • Educação. Direito à educação e as modalidades educacionais
    • Educação. Educação escolar indígena: contexto histórico e acepções
    • Educação. Educação indígena: das modalidades educacionais gerais ao contexto histórico e normativo
    • Educação. Panorama normativo da educação escolar indígena
    • Educação. Trajetória histórica da educação escolar indígena no Brasil
    • Escola. Panorama normativo da educação escolar indígena

    F

    • Formalidade. Educação informal e não formal indígena: saberes e fazeres

    H

    • Histórico. Educação escolar indígena: contexto histórico e acepções
    • Histórico. Educação indígena: das modalidades educacionais gerais ao contexto histórico e normativo
    • Histórico. Trajetória histórica da educação escolar indígena no Brasil

    I

    • Indígena. Educação escolar indígena: contexto histórico e acepções
    • Indígena. Educação indígena: das modalidades educacionais gerais ao contexto histórico e normativo
    • Indígena. Educação não formal e o caráter educativo do movimento social indígena
    • Indígena. Lideranças indígenas no Amapá e Norte do Pará: vozes do processo de formação
    • Indígena. Modalidades de educação indígena
    • Indígena. Panorama normativo da educação escolar indígena
    • Indígena. Trajetória histórica da educação escolar indígena no Brasil
    • Introdução

    L

    • Liderança indígena. Vozes do processo de formação. "As Lideranças Indígenas do Futuro"
    • Liderança indígena. Vozes do processo de formação. "Educação Escolar e Representatividade"
    • Liderança indígena. Vozes do processo de formação. "Educação Informal e Formação de Liderança"
    • Liderança indígena. Vozes do processo de formação. "Educação Não Formal e Formação de Lideranças"
    • Liderança indígena. Vozes do processo de formação. "Ser/Considerar-se Liderança Indígena"
    • Liderança indígena. Vozes do processo de formação. "Tomada de Decisões e Mobilização"
    • Liderança indígena. Vozes do processo de formação: as percepções das lideranças indígenas
    • Lideranças indígenas no Amapá e Norte do Pará: vozes do processo de formação
    • Lista de abreviaturas e siglas

    M

    • Metodologia. Percurso metodológico
    • Metodologia. Percurso metodológico. Abordagem
    • Metodologia. Percurso metodológico. Análise de Conteúdo
    • Metodologia. Percurso metodológico. Contexto indígena do Amapá e Norte do Pará
    • Metodologia. Percurso metodológico. Método: Pesquisa Narrativa
    • Metodologia. Percurso metodológico. Procedimentos e Instrumentos
    • Modalidades de educação indígena
    • Modalidades educacionais. Direito à educação e as modalidades educacionais
    • Modalidades educacionais. Educação indígena: das modalidades educacionais gerais ao contexto histórico e normativo
    • Movimento social indígena. Educação não formal e o caráter educativo do movimento social indígena

    N

    • Norma. Educação indígena: das modalidades educacionais gerais ao contexto histórico e normativo
    • Norma. Panorama normativo da educação escolar indígena

    P

    • Panorama normativo da educação escolar indígena
    • Percurso metodológico

    R

    • Referências

    S

    • Saber. Educação informal e não formal indígena: saberes e fazeres
    • Sigla. Lista de abreviaturas e siglas

    T

    • Trajetória histórica da educação escolar indígena no Brasil

    V

    • Vida cotidiana. Educação informal e vida cotidiana
    • Vozes do processo de formação: as percepções das lideranças indígenas