Autor/Autores: Zung Che Yee
ISBN v. impressa: 978652630387-0
ISBN v. digital: 978652630347-4
Edição/Tiragem: 3ª Edição - Revista e Atualizada
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 238grs.
Número de páginas: 192
Publicado em: 06/02/2023
Área(s): Contabilidade - Perícia e Auditoria; Direito - Agrário; Direito - Ambiental; Direito - Constitucional; Direito - Processual Civil
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
A obra possui a característica diferencial de oferecer aos Magistrados, aos membros do Ministério Público e Procuradorias dos Entes Públicos esclarecimentos sobre os aspectos que normalmente não são considerados nas perícias judiciais, por falta de conhecimento técnico e/ou de atribuição profissional dos peritos nomeados, resultando em prejuízos aos cofres públicos e à Justiça. Ressalta-se a importância de outros conhecimentos interdisciplinares na formação dos peritos judiciais que, através da presente obra, ilustram as imperfeições que possam ocorrer nas perícias de engenharia, cotidianamente, notadamente sobre a desconsideração do estudo de legitimidade do título dominial (investigação dominial), que, embora seja intrínseca a qualquer indenização e desapropriação, é desprezada no âmbito pericial, gerando por consequência distorções, na maioria das vezes, irreversíveis.
O trabalho é composto de três capítulos, sendo o Capítulo 1 – Prevenção de Vícios Processuais – onde se encontra ilustrada a tipologia de possíveis vícios documentais verificados nos processos judiciais, contendo a caracterização de tipos de documentos catalogados, as formas de prevenção e as irregularidades tradicionais.
No Capítulo 2 – Casos Reais de Perícias Indenizatórias – encontram-se elas ilustradas através de cinco estudos de casos reais, porém descaracterizados, laudos periciais enquadrados como indenizatórios de imóvel rural, de empreendimento industrial, de bens atribuídos como sendo decorrentes de invasão de membros do Movimento Sem-Terra, de lucro cessante de terras rurais invadidas com reintegração de posse a cumprir – todos eles contra o Poder Público. Estas perícias foram realizadas pelo autor da obra, procurando contemplar a maior diversificação de casos que possam ser enfrentados na prática, servindo como orientações para elucidar as situações de dificuldade, despertando o leitor principalmente para os aspectos abordados, os quais não estão sendo considerados nas perícias das espécies em razão do desconhecimento do assunto pelos peritos envolvidos.
No Capítulo 3 – Casos Reais de Perícias de Desapropriações – encontram-se ilustrados quatro estudos de casos reais, laudos periciais enquadrados como desapropriações e realizados igualmente pelo autor da obra, procurando enfocar a necessidade do estudo da legitimidade do título dominial (investigação dominial), que normalmente é desconsiderado pelos peritos no campo de engenharia, e tem sua importância despercebida pelos operadores do Direito, com consequências nefastas.
ZUNG CHE YEE
Possui graduação em Agronomia pela UFPR, especialização em Administração de Empresas pela FAE/CDE, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPR, mestrado em Economia Rural pelo IEPE/UFRGS e doutorado em Agronomia pela UEL. Perito Judicial e Assistente Técnico (Varas Estaduais e Federais) e consultor em investigação de fraude em títulos de propriedade. http://lattes.cnpq.br/3822108871550091.
Capítulo 1 PREVENÇÃO DE VÍCIOS PROCESSUAIS
1.1 INTRODUÇÃO
1.2 VÍCIOS DOCUMENTAIS EM PROCESSOS JUDICIAIS
1.2.1 Apresentação de título dominial desatualizado
1.2.2 Apresentação de título dominial em superposição
1.2.3 Apresentação de título dominial viciado
1.2.4 Apresentação de título dominial de imóvel rural contendo empreendimento florestal de terceiros
1.3 IRREGULARIDADES SOBRE TITULARIDADES TRADICIONALMENTE ENCONTRADAS NAS AÇÕES DE DESAPROPRIAÇÃO
Capítulo 2 CASOS REAIS DE PERÍCIAS INDENIZATÓRIAS
2.1 INTRODUÇÃO
2.2 ESTUDO DE CASO N. 1 - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO (INDENIZAÇÃO DE ÁREA RURAL QUE INTEGRA O PERÍMETRO DO PARQUE ESTADUAL)
2.2.1 Ementa
2.2.2 Aspectos processuais relevantes
2.2.3 Estratégia e metodologia de realização pericial
2.2.4 Apresentação do Laudo Pericial
2.2.5 Outros comentários
2.3 ESTUDO DE CASO N. 2 - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO (INDENIZAÇÃO DE EMPREENDIMENTO INDUSTRIAL-FLORESTAL EM ÁREA RURAL DA SERRA DO MAR)
2.3.1 Ementa
2.3.2 Aspectos processuais relevantes
2.3.3 Estratégia e metodologia de realização pericial
2.3.4 Apresentação do Laudo Pericial
2.3.5 Outros comentários
2.4 ESTUDO DE CASO N. 3 - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR ATO ILÍCITO (INDENIZAÇÕES DE BENS ATRIBUÍDOS À INVASÃO DE ÁREAS RURAIS)
2.4.1 Ementa
2.4.2 Aspectos processuais relevantes
2.4.3 Estratégia e metodologia de realização pericial
2.4.4 Apresentação do Laudo Pericial
2.4.5 Outros comentários
2.5 ESTUDO DE CASO N. 4 - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO (INDENIZAÇÃO EM DECORRÊNCIA DA OCUPAÇÃO DE ÁREAS RURAIS POR INVASÃO, SEM O CUMPRIMENTO DE MANDADO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE)
2.5.1 Ementa
2.5.2 Aspectos processuais relevantes
2.5.3 Estratégia e metodologia de realização pericial
2.5.4 Apresentação do Laudo Pericial
2.5.5 Outros comentários
2.6 ESTUDO DE CASO N. 5 - AUTOS DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS DECORRENTES DE INVASÃO DE IMÓVEL RURAL (INDENIZAÇÃO EM DECORRÊNCIA DA OCUPAÇÃO DE ÁREAS RURAIS DE ATIVIDADE PECUÁRIA POR INVASÃO, SEM O CUMPRIMENTO DE MANDADO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE)
2.6.1 Ementa
2.6.2 Aspectos processuais relevantes
2.6.3 Estratégia e metodologia de realização pericial
2.6.4 Apresentação do Laudo Pericial
2.6.5 Outros comentários
Capítulo 3 CASOS REAIS DE PERÍCIAS DE DESAPROPRIAÇÕES
3.1 INTRODUÇÃO
3.2 ESTUDO DE CASO N. 1 - AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO (ÁREA URBANA PARA EXPANSÃO DO CEMITÉRIO MUNICIPAL)
3.2.1 Ementa
3.2.2 Aspectos processuais relevantes
3.2.3 Estratégia e metodologia de elaboração pericial
3.2.4 Apresentação do Laudo Pericial
3.2.5 Outros comentários
3.3 ESTUDO DE CASO N. 2 - AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO PARA INSTITUIÇÃO DE SERVIDÃO DE PASSAGEM (ÁREA RURAL PARA PASSAGEM DO GASODUTO BRASIL - BOLÍVIA)
3.3.1 Ementa
3.3.2 Aspectos processuais relevantes
3.3.3 Estratégia e metodologia de elaboração pericial
3.3.4 Apresentação do Laudo Pericial
3.3.5 Outros comentários
3.4 ESTUDO DE CASO N. 3 - AÇÃO DE DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA CUMULADA COM AÇÃO DE INDENIZAÇÃO (ÁREA URBANA COM TÍTULO DOMINIAL VICIADO)
3.4.1 Ementa
3.4.2 Aspectos processuais relevantes
3.4.3 Estratégia e metodologia de elaboração pericial
3.4.4 Apresentação do Laudo Pericial
3.4.5 Outros comentários
3.5 ESTUDO DE CASO N. 4 - DESAPROPRIAÇÃO INDIRETA (EM ÁREA RURAL DE AMPLIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL)
3.5.1 Ementa
3.5.2 Aspectos processuais relevantes
3.5.3 Estratégia e metodologia de realização pericial
3.5.4 Apresentação do Laudo Pericial
3.5.5 Outros comentários
REFERÊNCIAS