Autor/Autores: Isaac Pereira Viana
ISBN v. impressa: 978652630441-9
ISBN v. digital: 978652630425-9
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 166grs.
Número de páginas: 134
Publicado em: 28/04/2023
Área(s): Psicologia - Psicanálise
Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.
Disponível para as plataformas:
Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
Não permite download do livro em formato PDF;
Não permite a impressão e cópia do conteúdo.
Compra apenas via site da Juruá Editora.
Partindo do problema de pesquisa que indagou como vinha ocorrendo o processo de inclusão de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nas instituições públicas de Educação Infantil, em São Luís/MA, o objetivo geral deste estudo correspondeu a investigar o processo de inclusão de crianças com TEA nas supracitadas instituições. Foi realizada uma pesquisa em duas instituições que possuíam crianças com TEA. Os participantes foram 20 pessoas, dentre essas, quatro familiares de crianças com TEA e 16 profissionais que trabalhavam com as referidas crianças nas instituições pesquisadas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, com aplicação de dois roteiros contendo, em cada, 12 questões relacionadas às temáticas gerais acerca do que é o TEA; quais são suas características; como é a relação dos pares com as crianças com TEA; como é a percepção dos pais de outras crianças, sem autismo, para com as crianças com TEA; qual é o nível de preparo dos profissionais para atuarem com crianças com TEA; como ocorre o processo de inclusão dessas crianças nas escolas etc. Um roteiro foi destinado aos familiares e outro aos profissionais. Os resultados revelam que: a maioria dos participantes possui conhecimentos adequados em relação ao TEA; apesar de a maioria das crianças com TEA estarem sendo bem aceitas pelos profissionais e pelas crianças sem autismo, ainda existem barreiras a serem superadas no contexto da Educação Inclusiva na Educação Infantil, dentre essas, as causadas pelos estigmas em relação ao referido transtorno do neurodesenvolvimento, bem como a rejeição de pais e demais familiares quanto ao convívio de suas crianças, sem autismo, com aquelas com TEA; a maioria dos profissionais que trabalham com crianças com TEA ainda se sentem pouco preparados; há carência de parceria entre as instituições pesquisadas e os familiares das crianças com TEA, ocasionando, assim, mais uma barreira no contexto da inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil.
ISAAC PEREIRA VIANA
Psicólogo (Universidade CEUMA), Especialista em Educação Especial (Faculdade Alagoana de Tecnologia), Especialista em Terapia Comportamental (Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento) e mestre em Cultura e Sociedade (Universidade Federal do Maranhão), com pesquisa na área de educação inclusiva de crianças com TEA. Atua como psicólogo comportamental junto ao público de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) desde 2013. Professor universitário em São Luís – MA.
LISTA DE SIGLAS
1 INTRODUÇÃO
2 O QUE É O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)?
2.1 A LEGISLAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DA INCLUSÃO
2.1.1 Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
2.1.2 Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Lei Berenice Piana (Lei 12.764/2012)
2.1.3 Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015)
3 O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
3.1 ATITUDES SOCIAIS EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA NA ESCOLA
4 MÉTODO
4.1 LOCAL DA PESQUISA
4.2 PARTICIPANTES
4.2.1 Critérios de Inclusão e de Exclusão dos Participantes
4.3 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
4.4 PROCEDIMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS
4.5 PROCEDIMENTOS ÉTICOS DA PESQUISA
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO
CONCLUSÕES
REFERÊNCIAS