Autor/Autores: Lara Selem
ISBN v. impressa: 978652630843-1
ISBN v. digital: 978652630822-6
Edição/Tiragem: 5ª Edição - Revista e Atualizada e Ampliada
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 345grs.
Número de páginas: 278
Publicado em: 31/07/2023
Área(s): Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Negócios, Administração e Marketing; Direito - Gestão e Marketing Jurídico
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Apresentação de José Salibi Neto - Prefácio de Peter J. Rea, Ph.D.
A obra foi estruturada com base nos principais autores das áreas estudadas, além da expertise e pioneirismo da autora em consultoria estratégica para sociedades de advogados desde o ano 2000. O objetivo principal é estabelecer um conceito comum para o entendimento do planejamento estratégico e sua aplicabilidade nos escritórios de advocacia brasileiros. A autora explora os aspectos históricos e recentes das sociedades de advogados, abordando a legislação e normas relevantes para o setor. Há uma análise detalhada dos conceitos, características e estruturação das sociedades de advogados, assim como da estrutura da advocacia no presente e no futuro, com especulação sobre como será a advocacia em 2030 considerando o avanço tecnológico. A Governança Corporativa é destacada como norteadora das Sociedades de Advogados, apontando a profissionalização como o caminho para garantir a sustentabilidade e perenidade. É detalhada a estrutura de governança em seus níveis estratégicos e táticos. Também analisa as bases da Gestão Legal, seus pilares e a experiência de clientes. Além disso, discute os níveis de atividades, a gestão do tempo e as competências que todo advogado deve possuir ao assumir a liderança de uma sociedade de advogados. A autora apresenta uma revisão bibliográfica da essência do Planejamento Estratégico, visando explorar a base conceitual que fundamentou o trabalho, bem como detalha a metodologia e etapas do Planejamento Estratégico, desde as fases preparatórias até a elaboração e formalização do plano, com um passo a passo do antes, durante e depois da realização do planejamento estratégico, visando garantir a execução dos projetos até o fim. Também traz uma seleção das ferramentas estratégicas mais utilizadas para análise de cenários, formulação do planejamento e metodologia de execução. Ao completar 20 anos desde sua primeira edição, esta obra é um convite contínuo a sócios e advogados para refletirem sobre sua carreira, profissão e seu negócio.
LARA SELEM
Advogada, Escritora, Professora, Palestrante, Mentora e Consultura especialista em Planejamento Estratégico e Sociedades de Advogados. Sócia-fundadora da Selem Bertozzi Consultoria e do Instituto Internacional de Gestão Legal. MBA pela Baldwin Wallace College, especialista em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvad Business School. Tem atuação forte junto à OAB Nacional, CESA (Centro de Estudos de Sociedades de Advogados) e ALA (Association of Legal Administrators). Autora de 18 obras sobre gestão de escritórios de advocacia.
INTRODUÇÃO
Capítulo I - ADVOCACIA NO BRASIL
1.1 ADVOCACIA CONTINUA SENDO ADVOCACIA
1.2 UMA PROFISSÃO REGULAMENTADA
1.3 ADVOCACIA COMO "NEGÓCIO"
1.4 ADVOCACIA 2030 E A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1.5 ONDE ENTRA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Capítulo II - GOVERNANÇA NA ADVOCACIA
2.1 PRINCÍPIOS NORTEADORES
2.2 ESTRUTURA DE GOVERNANÇA
2.2.1 Gestão Estratégica: Plenária de Sócios
2.2.2 Gestão Estratégica: Conselho de Sócios
2.2.3 Gestão Estratégica: Comitê Gestor
2.2.4 Gestão Tática: Gestão Administrativo-Financeira
2.2.5 Gestão Tática: Núcleos de Prática Jurídica
2.2.6 Gestão Tática: Controladoria
2.2.7 Gestão Tática: Relações Institucionais
2.3 GOVERNANÇA DE BANCAS DE GRANDE PORTE
2.3.1 Case Veirano
2.3.2 Case TozziniFreire
2.3.3 Case Mattos Filho
2.4 DOCUMENTAÇÃO DA GOVERNANÇA
2.4.1 Contrato Social
2.4.2 Acordo de Sócios
2.4.3 Regulamento Interno
2.4.4 Código de Ética e Conduta
2.4.5 Outros Documentos
Capítulo III - FUNDAMENTOS DA GESTÃO LEGAL
3.1 SISTEMA DE CAUSA E EFEITO NA ADVOCACIA
3.2 PILARES ESTRATÉGICOS DA GESTÃO LEGAL
3.2.1 Gestão de Pessoas
3.2.2 Gestão da Produção Jurídica e Tecnologia
3.2.3 Gestão de Clientes e Marketing Jurídico
3.2.4 Gestão Financeira
3.2.5 Ferramenta de Diagnóstico: SB Analytics
3.3 EXPERIÊNCIA DO CLIENTE: INTERNO E EXTERNO
3.4 ABRANGÊNCIA DE ATIVIDADES ESTRATÉGICAS, TÁTICAS E OPERACIONAIS
3.5 MAESTRIA E COMPETÊNCIAS DOS SÓCIOS
3.5.1 Advogado Rainmaker
3.5.1.1 Finder, o caçador de clientes
3.5.1.2 Binder, o que amarra o trabalho e os relacionamentos
3.5.1.3 Minder, o que toma decisões
3.5.1.4 Grinder, o que faz o trabalho "braçal"
3.5.2 Competências Gerenciais
Capítulo IV - ESSÊNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
4.1 PENSAMENTO ESTRATÉGICO
4.2 NASCIMENTO E EVOLUÇÃO
4.3 DEFINIÇÃO E CONCEITOS
4.4 OBJETIVOS
4.5 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS
4.6 ELABORAÇÃO, IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO
4.7 AMBIENTES E CENÁRIOS
Capítulo V - METODOLOGIA E PRÁTICA
5.1 DETALHAMENTO DA METODOLOGIA
5.2 ETAPAS PREPARATÓRIAS
5.2.1 Diagnóstico do Ambiente
5.2.2 Definição da Missão, Visão e BHAG
5.3 ETAPAS DA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO
5.3.1 Definição de Objetivos e Metas
5.3.2 Escolha da Alternativa Estratégica
5.3.3 Formalização do Plano
5.3.3.1 Plano de Marketing Jurídico
5.3.3.2 Plano Financeiro
5.3.3.3 Plano Operacional Jurídico
5.3.4 Mecanismos de Controle e Avaliação
Capítulo VI - ESTRATÉGIA NA ADVOCACIA
6.1 DESENHO ESTRATÉGICO UTILIZANDO O LEGAL CANVAS
6.2 VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO
6.3 REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
6.3.1 Comitê Estratégico e Subcomitês
6.3.2 ANTES do Planejamento Estratégico
6.3.3 Durante o Planejamento Estratégico
6.3.4 Depois do Planejamento Estratégico
6.3.5 Rotinas de Reuniões
Capítulo VII - CURADORIA DE FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS
7.1 FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE CENÁRIOS
7.1.1 Análise SWOT
7.1.2 Análise PESTEL
7.1.3 Análise de Efeito Bola de Neve
7.1.4 Análise de Mercado
7.1.5 Análise BCG
7.1.6 Análise de Portfólio
7.1.7 Análise de Porter
7.2 FERRAMENTAS PARA FORMULAÇÃO DO PLANEJAMENTO
7.2.1 Mapa Estratégico
7.2.2 Balanced Scorecard
7.2.3 Análise de GAP
7.2.4 Objectives and Key Results (OKR)
7.2.5 Análise de Viabilidade
7.3 FERRAMENTAS DE EXECUÇÃO
7.3.1 Metodologia Tradicional de Planejamento e Execução de Projetos
7.3.2 Metodologia de Execução Ágil
7.3.3 Metodologia Scrum
7.3.4 Metodologia Kanban
7.3.5 Metodologia Lean
7.3.6 Metodologia Six Sigma
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS