Capa do livro: Adolescência no Contexto das Medidas Socioeducativas, Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira

Adolescência no Contexto das Medidas Socioeducativas

Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Flávia Caroline Santos Cardoso Pereira

    ISBN v. impressa: 978652630538-6

    ISBN v. digital: 978652630802-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 265grs.

    Número de páginas: 214

    Publicado em: 11/08/2023

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Jurídica; Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    O presente livro, que é fruto de uma pesquisa de doutorado pautada na pesquisa bibliográfica, centrou-se em analisar o impacto das medidas socioeducativas na vida dos adolescentes e as possibilidades de desenvolvimento ofertadas ao adolescente no contexto dessas medidas. E como objetivos específicos, destacam-se: analisar como a Psicologia Histórico-Cultural pode contribuir para a análise da adolescência no contexto das medidas socioeducativas; compreender o processo de desenvolvimento da adolescência na teoria eleita; analisar as medidas socioeducativas e as legislações para adolescentes em conflito com a lei; destacar possibilidades e proposições de intervenção do psicólogo frente à adolescência e às medidas socioeducativas. A tese defendida neste trabalho é a de que, para o desenvolvimento ocorrer em suas máximas possibilidades e de forma emancipadora – que, no caso da adolescência, seria por meio do pensamento por conceitos –, precisa ser oferecida a possibilidade de apropriação de objetivações que são concretizadas historicamente pelo homem através das gerações, ao longo da humanidade. Para que o indivíduo possa dominar o sistema de referências do contexto em que vive e objetivar-se como sujeito ativo e participante desse contexto, é preciso que sejam ofertadas condições e mediações necessárias na particularidade até que ocorram apropriação e objetivação que permitam a formação de um sujeito ativo, com uma formação integral. Assim, a Psicologia Histórico-Cultural oferece subsídios para entender a adolescência compreendendo este sujeito singular com suas vivências, necessidades e motivos, em relação com sua constituição social e cultural, que leva ao entendimento também da violência, do ato infracional e da constituição social desse adolescente em determinado contexto, e a relação com seu ato posto em uma determinada circunstância.  Para a socioeducação materializar ações condizentes com o aspecto pedagógico e que promovam desenvolvimento, primeiramente é preciso rever seus fundamentos pedagógicos, e no aspecto do desenvolvimento urge que se assuma uma concepção de desenvolvimento e constituição humana que traga inúmeras possibilidades aos indivíduos.

    Autor(es)

    FLÁVIA CAROLINE SANTOS CARDOSO PEREIRA

    Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestrado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Pós-Graduada em Psicologia Jurídica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Graduada em Psicologia pela Faculdade Ingá. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Jurídica e Políticas Públicas, com ênfase em Sistema Único de Assistência Social, Sistema Socioeducativo – SUAS/SINASE. Atua principalmente com os temas: Infância, Adolescência, desenvolvimento humano, direitos da criança e do adolescente, práticas na educação, políticas públicas da infância e adolescência,  medidas socioeducativas e adolescentes em conflito com a lei.

    Sumário

    LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

    INTRODUÇÃO

    SEÇÃO 1 - SOCIOEDUCAÇÃO: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E A BUSCA DA COMPREENSÃO SOBRE O QUE AS MEDIDAS TRAZEM DE SOCIAL E EDUCACIONAL

    1.1 PANORAMA HISTÓRICO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

    1.1.1 Histórico das Políticas Públicas de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei: Caráter Penal Indiferenciado e Código de Menores

    1.1.2 A Doutrina de Proteção Integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: Mudança de Paradigma e um Novo Olhar Sobre a Criança e o Adolescente

    1.1.3 Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)

    1.2 CONCEPÇÃO DE SOCIOEDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS

    1.3 CONTRIBUIÇÕES DE MAKARENKO PARA A COMPREENSÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E ALGUMAS PROPOSIÇÕES

    SEÇÃO 2 - ADOLESCÊNCIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

    2.1 ADOLESCÊNCIA E ALGUMAS TEORIAS PSICOLÓGICAS: A ADOLESCÊNCIA COMO UNIVERSAL E NATURAL

    2.2 PRINCÍPIOS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEPÇÃO DE HOMEM E DE DESENVOLVIMENTO

    2.3 DESENVOLVIMENTO DA ADOLESCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

    2.3.1 Desenvolvimento dos Interesses, dos Motivos e das Necessidades na Adolescência

    2.3.2 O Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores na Adolescência

    2.3.3 O Desenvolvimento do Pensamento e da Formação de Conceitos na Adolescência

    2.4 A SITUAÇÃO SOCIAL DE DESENVOLVIMENTO E A VIVÊNCIA: ELEMENTOS PARA COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO

    2.5 O ESTUDO DA ESFERA MOTIVACIONAL DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

    2.5.1 O Estudo das Necessidades, dos Motivos e das Vivências nas Pesquisas com Crianças e Adolescentes que Cometem Ato Infracional

    2.6 "CRIANÇAS DIFÍCEIS" E "DELINQUENTES": CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

    2.6.1 Contribuições de Vigotski para a Análise da "Delinquência" e da Criança "Difícil"

    2.6.2 Dinâmica do Desenvolvimento do Caráter da "Criança Difícil"

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abreviatura. Lista de abreviaturas e siglas
    • Adolescência e algumas teorias psicológicas: a adolescência como universal e natural
    • Adolescência e desenvolvimento humano
    • Adolescência. Desenvolvimento da adolescência na perspectiva da psicologia histórico-cultural
    • Adolescência. Desenvolvimento das funções psíquicas superiores na adolescência
    • Adolescência. Desenvolvimento do pensamento e da formação de conceitos na adolescência
    • Adolescência. Desenvolvimento dos interesses, dos motivos e das necessidades na adolescência
    • Adolescência. Estudo da esfera motivacional dos adolescentes em conflito com a lei
    • Adolescente. Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente
    • Adolescente. Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional
    • Ato infracional. Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional

    C

    • Concepção de socioeducação e desenvolvimento no contexto das medidas socioeducativas
    • Conflito com a lei. Estudo da esfera motivacional dos adolescentes em conflito com a lei
    • Considerações finais
    • Contribuições de Makarenko para a compreensão das medidas socioeducativas e algumas proposições
    • Contribuições de Vigotski para a análise da "delinquência" e da criança "difícil"
    • Criança "difícil". Contribuições de Vigotski para a análise da "delinquência" e da criança "difícil"
    • Criança "difícil". Dinâmica do desenvolvimento do caráter da "criança difícil"
    • Criança. Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente
    • Criança. Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional
    • Crianças difíceis" e "delinquentes": contribuições da psicologia histórico-cultural
    • Cultura. Princípios teóricos da psicologia histórico-cultural: concepção de homem e de desenvolvimento

    D

    • Delinquência. Contribuições de Vigotski para a análise da "delinquência" e da criança "difícil"
    • Delinquência. Crianças difíceis" e "delinquentes": contribuições da psicologia histórico-cultural
    • Desenvolvimento da adolescência na perspectiva da psicologia histórico-cultural
    • Desenvolvimento das funções psíquicas superiores na adolescência
    • Desenvolvimento do pensamento e da formação de conceitos na adolescência
    • Desenvolvimento dos interesses, dos motivos e das necessidades na adolescência
    • Desenvolvimento humano e adolescência
    • Desenvolvimento. Dinâmica do desenvolvimento do caráter da "criança difícil"
    • Desenvolvimento. Situação social de desenvolvimento e a vivência: elementos para compreensão do desenvolvimento
    • Dinâmica do desenvolvimento do caráter da "criança difícil"
    • Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente

    E

    • Educação. Socioeducação: fundamentos históricos e a busca da compreensão sobre o que as medidas trazem de social e educacional
    • Estatuto da Criança e do Adolescente. Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente
    • Estudo da esfera motivacional dos adolescentes em conflito com a lei
    • Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional

    F

    • Função psíquica. Desenvolvimento das funções psíquicas superiores na adolescência

    H

    • Histórico das políticas públicas de atendimento ao adolescente em conflito com a lei: caráter penal indiferenciado e Código de Menores
    • Histórico. Panorama histórico das medidas socioeducativas
    • Histórico. Princípios teóricos da psicologia histórico-cultural: concepção de homem e de desenvolvimento
    • Histórico. Socioeducação: fundamentos históricos e a busca da compreensão sobre o que as medidas trazem de social e educacional

    I

    • Interesse. Desenvolvimento dos interesses, dos motivos e das necessidades na adolescência
    • Introdução

    L

    • Lista de abreviaturas e siglas

    M

    • Makarenko. Contribuições de Makarenko para a compreensão das medidas socioeducativas e algumas proposições
    • Medida socioeducativa. Concepção de socioeducação e desenvolvimento no contexto das medidas socioeducativas
    • Medida socioeducativa. Contribuições de Makarenko para a compreensão das medidas socioeducativas e algumas proposições
    • Medida socioeducativa. Panorama histórico

    P

    • Panorama histórico das medidas socioeducativas
    • Pesquisas. Estudo das necessidades, dos motivos e das vivências nas pesquisas com crianças e adolescentes que cometem ato infracional
    • Princípios teóricos da psicologia histórico-cultural: concepção de homem e de desenvolvimento
    • Proteção integral. Doutrina de proteção integral e o Estatuto da Criança e do Adolescente: mudança de paradigma e um novo olhar sobre a criança e o adolescente
    • Psicologia histórico-cultural. Crianças difíceis" e "delinquentes": contribuições da psicologia histórico-cultural
    • Psicologia histórico-cultural. Desenvolvimento da adolescência na perspectiva da psicologia histórico-cultural
    • Psicologia histórico-cultural. Princípios teóricos da psicologia histórico-cultural: concepção de homem e de desenvolvimento
    • Psicologia. Adolescência e algumas teorias psicológicas: a adolescência como universal e natural

    R

    • Referências

    S

    • Sigla. Lista de abreviaturas e siglas
    • Sinase. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)
    • Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)
    • Situação social de desenvolvimento e a vivência: elementos para compreensão do desenvolvimento
    • Social. Socioeducação: fundamentos históricos e a busca da compreensão sobre o que as medidas trazem de social e educacional
    • Socioeducação. Concepção de socioeducação e desenvolvimento no contexto das medidas socioeducativas
    • Socioeducação: fundamentos históricos e a busca da compreensão sobre o que as medidas trazem de social e educacional

    V

    • Vigotski. Contribuições de Vigotski para a análise da "delinquência" e da criança "difícil"
    • Vivência. Situação social de desenvolvimento e a vivência: elementos para compreensão do desenvolvimento