Capa do livro: Inventário Portage Operacionalizado (IPO) Para Avaliação Infantil - Da Entrevista ao PEI Plano Educacional Individualizado - Guia Prático, Fábio Coelho da Conceição, Helizabethe Cristina Pereira Guerra

Inventário Portage Operacionalizado (IPO) Para Avaliação Infantil - Da Entrevista ao PEI Plano Educacional Individualizado - Guia Prático

Fábio Coelho da Conceição, Helizabethe Cristina Pereira Guerra

    Preço

    por R$ 109,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Fábio Coelho da Conceição, Helizabethe Cristina Pereira Guerra

    ISBN: 978652630816-5

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 206grs.

    Número de páginas: 166

    Publicado em: 31/08/2023

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação

    Sinopse

    • ensino de habilidades de crianças até 6 anos;
    • avaliação de múltiplas áreas do desenvolvimento;
    • método de treinamento e registro;
    • ensino de novas habilidades;
    • ensino de pais.

    O Guia Prático tem por objetivo auxiliar profissionais durante a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento infantil baseado no Manual do Inventário Portage Operacionalizado. A partir da experiência dos autores, este guia vai direcionar o leitor desde a entrevista inicial até a montagem do Plano de Ensino, com objetivos específicos e individuais, descritos e mensurados de forma que se possa acompanhar continuamente os avanços da criança e propor novos objetivos de ensino, sempre que necessário.

    O Guia aborda pontos importantes como a avaliação de múltiplas áreas do desenvolvimento infantil de 0 a 6 anos em cinco áreas de desenvolvimento infantil, sendo elas:  área de socialização, linguagem, autocuidados, desenvolvimento motor e a cognição, além da área de estimulação infantil de 0 a 4 meses que auxilia na identificação de possíveis atrasos do desenvolvimento infantil de forma precoce.

    Além da avaliação das áreas, o Guia Prático conta com um modelo de entrevista inicial, um modelo de folha de registros de avaliação de preferências, exemplos prontos de Plano de Ensino Individualizado e as respostas para as principais dúvidas sobre o instrumento, sendo, portanto, ferramenta essencial para quem atua com o desenvolvimento infantil.

    Autor(es)

    FÁBIO COELHO DA CONCEIÇÃO

    Psicólogo (Universidade Veiga de Almeida) Especialista em Transtornos do Espectro Autista (Uniara). Possui especialização em Neuropsicologia (Unyleya), Análise do Comportamento Aplicada para autismo e deficiência intelectual (Universidade Celso Lisboa) e Mestrando na área da Educação (Unicarioca). É Sócio-diretor e Professor da Academia do Autismo, Sócio-Diretor e Supervisor clínico do Centro Mosaico (Rio de Janeiro), Coordenador da pós-graduação em Terapia Analítico Comportamental Infantil do CBI of Miami/Celso Lisboa e Professor da pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (Academia do autismo/FOCUS). Fábio também é International Behavior Analyst (IBA)/Supervisor internacional em ABA certificado pelo International Behavior Analysis Organization® (IBAO). O IBAO (https://www.theibao.com/) é uma das principais reguladoras da Análise do Comportamento do mundo e tem como missão garantir práticas éticas, proteger os consumidores e manter padrões adequados no campo da ABA. Sobretudo, Fábio é pai do Guilherme e do Fernando, ambos diagnosticados no Espectro Autista, e marido de Mayara. Currículo lattes do professor: https://lattes.cnpq.br/5224213314919712

    HELIZABETHE CRISTINA PEREIRA GUERRA

    Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Centro Integrado de Campo Mourão-PR. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva – Censupeg. Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Deficiência Intelectual pelo CBI of Miami. Pós-graduada em Transtorno do Espectro autista pela Faeesp.

    Sumário

    Introdução

    Modelo de entrevista inicial com a família

    Avaliando as preferências do aprendiz

    Modelo de folha de registro de avaliação de preferências

    Checklist para avaliação do Inventário Portage Operacionalizado

    Como montar o plano de intervenção?

    Principais dúvidas sobre a aplicação do IPO

    Referências

    Índice alfabético

    A

    • Aplicando o inventário
    • Aprendiz. Informações sobre o aprendiz
    • Aprendiz. Informações sobre o aprendiz
    • Aprendizagem. Avaliando as preferências do aprendiz
    • Aprendizagem. Informações sobre o aprendiz
    • Área de estimulação infantil
    • Autocuidado 0 a 1 ano
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Alimenta-se sozinho usando os dedos
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Bebe em uma caneca segurada pelos pais
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Come alimentos amassados dados pelos pais
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Come alimentos liquidificados dados pelos pais
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Come alimentos semissólidos dados pelos pais
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Estende as mãos em direção à mamadeira, tentando pegá-la
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Estica braços e pernas ao ser vestido
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Leva a colher cheia de comida até a boca com ajuda
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Leva a mamadeira até a boca ou a recusa, empurrando-a
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Resultado
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Resultados da avaliação da faixa etária
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Segura a caneca com ambas as mãos e bebe
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Segura a mamadeira sem ajuda enquanto bebe
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Suga e deglute líquidos
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Tentativa 1
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Tentativa 2
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Tentativa 3
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Tentativa 4
    • Autocuidado 0 a 1 ano. Toma mingau/sopinha
    • Autocuidado 1 a 2 anos
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Coloca a mão na água e dá tapinhas no rosto com as mãos molhadas, imitando alguém
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Coloca um chapéu na cabeça e o remove
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Come com colher de modo independente
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Empurra os braços pelas mangas e os pés pelas pernas da calça
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Puxa um fecho grande para cima e para baixo
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Resultado
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Segura a caneca com uma só mão e bebe
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Senta-se em um peniquinho ou sanitário infantil por 5 minutos
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Tentativa 1
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Tentativa 2
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Tentativa 3
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Tentativa 4
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Tira a calça quando desabotoada
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Tira as meias
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Tira o casaco quando desabotoado
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Tira os sapatos quando os cordões estiverem desamarrados
    • Autocuidado 1 a 2 anos. Utiliza palavras ou gestos indicando necessidade de ir ao banheiro
    • Autocuidados
    • Avaliação Portage. Resultado
    • Avaliação. Informações importante para sua avaliação
    • Avaliações
    • Avaliando as preferências do aprendiz

    B

    • Barreiras

    C

    • Checklist para avaliação do Inventário Portage Operacionalizado
    • Cognição. Socialização e cognição
    • Comportamento. Lista de comportamentos
    • Confiança. Importância da relação de confiança com a família
    • Criança. Dados pessoais da criança

    D

    • Dados pessoais da criança
    • Desafios e correções para o próximo semestre

    E

    • Entrevista inicial com familiares e histórico do processo terapêutico
    • Entrevista. Modelo de entrevista inicial com a família
    • Estimulação infantil. Área
    • Estratégias em andamento
    • Estudo de caso sobre avaliação com o IPO
    • Estudo de caso sobre avaliação com o IPO
    • Estudo de caso sobre avaliação com o IPO
    • Experiência. Em nossa experiência, temos tido muitas vantagens com o uso do IPO. Algumas delas são

    F

    • Família. Entrevista inicial com familiares e histórico do processo terapêutico
    • Família. Importância da relação de confiança com a família
    • Família. Modelo de entrevista inicial com a família
    • Finalidades para o uso do IPO são as seguintes

    I

    • Importância da relação de confiança com a família
    • Informações importante para sua avaliação
    • Informações sobre o aprendiz
    • Informações sobre o aprendiz
    • Informações sobre o aprendiz
    • Intervenção. Objetivos
    • Intervenção. Objetivos da intervenção
    • Intervenção. Objetivos. Objetivos alcançados
    • Introdução
    • Inventário Portage Operacionalizado
    • Inventário Portage Operacionalizado
    • Inventário Portage Operacionalizado. Checklist para avaliação
    • Inventário. Aplicando o inventário
    • IPO. Aplicação. Principais dúvidas
    • IPO. Com quem usar o IPO?
    • IPO. Em nossa experiência, temos tido muitas vantagens com o uso do IPO. Algumas delas são
    • IPO. Estudo de caso sobre avaliação com o IPO
    • IPO. Estudo de caso sobre avaliação com o IPO
    • IPO. Estudo de caso sobre avaliação com o IPO
    • IPO. Finalidades para o uso do IPO são as seguintes

    L

    • Linguagem
    • Lista de comportamentos

    M

    • Modelo de entrevista inicial com a família
    • Modelo de folha de registro de avaliação de preferências

    O

    • Objetivos da intervenção
    • Objetivos da intervenção
    • Objetivos na psicomotricidade
    • Objetivos na terapia ocupacional
    • Observações

    P

    • Plano de intervenção. Como montar
    • Pontuação. Regras gerais de pontuação
    • Preferências. Modelo de folha de registro de avaliação de preferências
    • Principais dúvidas sobre a aplicação do IPO
    • Processo terapêutico. Entrevista inicial com familiares e histórico do processo terapêutico
    • Psicomotricidade. Objetivos

    R

    • Recomendações
    • Referências
    • Registro. Como registrar?
    • Registro. Modelo de folha de registro de avaliação de preferências
    • Regras gerais de pontuação
    • Relatório. O que precisa constar em um relatório?
    • Resultado da avaliação Portage
    • Resultado de caso fictício. Investigação para risco de TEA
    • Resultado de caso fictício. Plano de ensino individualizado
    • Resultados da avaliação da faixa etária

    S

    • Socialização e cognição

    T

    • Terapia ocupacional. Atividades recomendadas
    • Terapia ocupacional. Considerações/observações
    • Terapia ocupacional. Estratégias para enriquecimento do ambiente
    • Terapia ocupacional. Objetivos
    • Terapia ocupacional. Recomendações finais

    V

    • Vantagens. Em nossa experiência, temos tido muitas vantagens com o uso do IPO. Algumas delas são