Capa do livro: História e Música - Usando Música como Fonte Histórica - Coleção História FM, Icles Rodrigues

História e Música - Usando Música como Fonte Histórica - Coleção História FM

Icles Rodrigues

    Preço

    por R$ 89,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Icles Rodrigues

    ISBN v. impressa: 978652630713-7

    ISBN v. digital: 978652630655-0

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 283grs.

    Número de páginas: 188

    Publicado em: 23/10/2023

    Área(s): Literatura e Cultura - Política, História e Filosofia

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    A música, assim com tantas outras produções artísticas e produtos da indústria cultural, é uma fonte histórica. Carregando desejos, medos, alegrias, tristezas e esperanças das mais diversas gerações, canções dizem muito sobre como indivíduos se sentem, como grupos se encaixam no mundo e até mesmo como nações preferem ser vistas, seja diante de um passado visto como glorioso, seja diante de passados traumáticos. Mas como a música pode ser usada como fonte histórica por historiadores e historiadoras? Este é o tema de História e Música: usando música como fonte histórica, de Icles Rodrigues, a primeira obra da Coleção História FM. Dialogando com obras do Brasil e do exterior, o livro parte do universo do Heavy Metal para entender como esta fonte nos comunica sentimentos, dialoga com histórias e memórias coletivas e o que ela pode nos ensinar sobre sentimentos de violência contra o outro, militarismo, nacionalismo e mesmo traumas nacionais.

    Autor(es)

    ICLES RODRIGUES

    Historiador e doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisas na área de História e Música, Segunda Guerra Mundial e Memória. Atua na área de História Pública desde 2009 com o blog Leitura ObrigaHISTÓRIA, e a partir de 2015 em um canal de mesmo nome no YouTube. É criador, apresentador e roteirista do podcast História FM, um dos podcasts de História mais ouvidos do Brasil, no ar desde 2019.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 ANALISANDO MÚSICA

    Análise musical contextual

    Música pesada como objeto de estudo

    Música e violência

    Capítulo 2 MÚSICA E MILITARISMO: ICED EARTH E O ÁLBUM THE GLORIOUS BURDEN

    Iced Earth

    O álbum The Glorious Burden

    Patriotismo e paixão

    Declaration Day: o romantismo da declaração da independência

    When the Eagle Cries: focados em redenção?

    The Reckoning: a metáfora da retaliação

    Greenface: a exaltação dos Navy SEALs

    Valley Forge: a resignação diante do dever

    Gettysburg: as glórias do sacrifício idealista

    Capítulo 3 MÚSICA E NACIONALISMO: SABATON E A UNIÃO SOVIÉTICA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    Sabaton

    A Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda

    "O som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrado

    "Sirvam-me Berlim em uma bandeja": a batalha de Berlim

    "A fúria soviética desencadeada": a Batalha de Kursk

    "Heroínas improváveis nos céus": as Bruxas da Noite

    O mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade

    Capítulo 4 MÚSICA E MEMÓRIA: SABATON E A ALEMANHA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

    "Rápida como o vento": a Divisão Fantasma de Erwin Rommel

    "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht

    "Honra no céu": a homenagem à Franz Stigler

    "Que paz eles podem esperar?": Walther Wenck e o 12º Exército

    Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa

    CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Álbum musical. Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden
    • Álbum The Glorious Burden
    • Alemanha. Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial
    • Analisando música
    • Análise musical contextual

    B

    • Batalha de Berlim. "Sirvam-me Berlim em uma bandeja"
    • Batalha de Kursk. "Fúria soviética desencadeada"
    • Batalha de Stalingrado. "Som dos morteiros, a música da morte"
    • Berlim. "Sirvam-me Berlim em uma bandeja": a batalha de Berlim
    • Bruxas da Noite. "Heroínas improváveis nos céus"

    C

    • Conclusão

    D

    • Declaração da independência. Declaration Day: o romantismo da declaração da independência
    • Declaration Day: o romantismo da declaração da independência
    • Dever. Valley Forge: a resignação diante do dever
    • Divisão fantasma. "Rápida como o vento": a Divisão Fantasma de Erwin Rommel

    E

    • Erwin Rommel. "Rápida como o vento": a Divisão Fantasma de Erwin Rommel
    • Estudo. Música pesada como objeto de estudo
    • Exaltação. Greenface: a exaltação dos Navy SEALs
    • Exército. "Que paz eles podem esperar?": Walther Wenck e o 12º Exército

    F

    • Franz Stigler. "Honra no céu": a homenagem à Franz Stigler
    • Fúria soviética desencadeada": a Batalha de Kursk

    G

    • Gettysburg: as glórias do sacrifício idealista
    • Glória. Gettysburg: as glórias do sacrifício idealista
    • Grande Guerra Patriótica. Mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade
    • Greenface: a exaltação dos Navy SEALs
    • Guerra. Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa

    H

    • Heroínas improváveis nos céus": as Bruxas da Noite
    • Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes daWehrmacht
    • Honra no céu": a homenagem à Franz Stigler

    I

    • Iced Earth
    • Iced Earth. Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden
    • Identidade. Mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade
    • Inocência. "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht

    M

    • Memória. Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial
    • Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa
    • Metáfora. The Reckoning: a metáfora da retaliação
    • Militarismo. Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden
    • Mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade
    • Morteiro. "Som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrado
    • Música da morte. "Som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrado
    • Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial
    • Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden
    • Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial
    • Música e violência
    • Música pesada como objeto de estudo
    • Música. Analisando música
    • Música. Análise musical contextual

    N

    • Nacionalismo. Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial
    • Navy SEALs. Greenface: a exaltação dos Navy SEALs

    O

    • Ordem. "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht

    P

    • Paixão. Patriotismo e paixão
    • Passado. Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa
    • Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda
    • Patriotismo e paixão
    • Perigo. Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda
    • Pós-guerra. Memórias de guerra no pós-guerra: o passado que não passa
    • Propaganda. Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda

    Q

    • Que paz eles podem esperar?": Walther Wenck e o 12º Exército

    R

    • Rápida como o vento": a Divisão Fantasma de Erwin Rommel
    • Redenção. When the Eagle Cries: focados em redenção?
    • Referências
    • Resignação. Valley Forge: a resignação diante do dever
    • Retaliação. The Reckoning: a metáfora da retaliação
    • Retórica nacionalista. Pátria-Mãe em perigo: retórica nacionalista e propaganda
    • Romantismo. Declaration Day: o romantismo da declaração da independência

    S

    • Sabaton
    • Sabaton. Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial
    • Sabaton. Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial
    • Sacrifício idealista. Gettysburg: as glórias do sacrifício idealista
    • Sadismo. "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht
    • Segunda Guerra Mundial. Música e memória: Sabaton e a Alemanha na Segunda Guerra Mundial
    • Segunda Guerra Mundial. Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial
    • Sirvam-me Berlim em uma bandeja": a batalha de Berlim
    • Som dos morteiros, a música da morte": a Batalha de Stalingrado

    T

    • The Glorious Burden. Música e militarismo: Iced Earth e o álbum The Glorious Burden
    • The Reckoning: a metáfora da retaliação

    U

    • União Soviética. Música e nacionalismo: Sabaton e a União Soviética na Segunda Guerra Mundial
    • União Soviética. "Fúria soviética desencadeada": a Batalha de Kursk
    • Unidade. Mito da "Grande Guerra Patriótica": unidade e identidade

    V

    • Valley Forge: a resignação diante do dever
    • Violência. Música e violência

    W

    • Walther Wenck. "Que paz eles podem esperar?": Walther Wenck e o 12º Exército
    • Wehrmacht. "Homens executando ordens": sadismo e inocência nas hostes da Wehrmacht
    • When the Eagle Cries: focados em redenção?