Capa do livro: Práticas Educativas a Responsáveis por Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista - TEA - Teoria e Prática, Taize de Oliveira, Maria Fernanda Grassi, Alessandra Turini Bolsoni-Silva

Práticas Educativas a Responsáveis por Crianças e Adolescentes com Transtorno do Espectro Autista - TEA - Teoria e Prática

Taize de Oliveira, Maria Fernanda Grassi, Alessandra Turini Bolsoni-Silva

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Taize de Oliveira, Maria Fernanda Grassi, Alessandra Turini Bolsoni-Silva

    ISBN v. impressa: 978652631107-3

    ISBN v. digital: 978652631058-8

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 151grs.

    Número de páginas: 122

    Publicado em: 16/01/2024

    Área(s): Psicologia - Saúde

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    A Análise do Comportamento Aplicada é uma abordagem científica com alta procura clínica por familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Clínicas e profissionais que atuam pautados nesta ciência são recomendados, sendo esta um processo terapêutico de excelência científica, e tem aumentado o interesse parental a respeito de treinamentos pautados nessa ciência. A atuação de profissionais com os pais, a partir de orientações e treinamentos de habilidades sociais educativas parentais, pode ser uma estratégia importante na promoção e variabilidade de diversos repertórios comportamentais das crianças e adolescentes com TEA, auxiliando na compreensão do transtorno, das habilidades educativas e habilidades sociais.

    O PROMOVE-PAIS-TEA é um Manual de Treinamento Parental que visa desenvolver aspectos parentais, sociais e educativos que promovam habilidades sociais nas crianças e adolescentes. Organizado em 15 atendimentos semiestruturados, o treinamento visa abordar habilidades de comunicação, interação social, expressão de afeto e estabelecimento de limites por responsáveis de crianças e adolescentes com TEA, buscando adaptar a forma e conteúdo para que, a partir de estratégias e recursos que promovam a acessibilidade e inclusão, possamos alcançar resultados efetivos em relação a mudanças de habilidades sociais. 

    A presente cartilha visa auxiliar na aplicação do PROMOVE-PAIS-TEA, cuja aplicação tem demonstrado resultados satisfatórios em alterações clinicamente significativas no repertório das crianças, adolescentes e seus responsáveis, indicando ampliação de habilidades em ambas as partes, promovendo competência social e reduzindo problemas comportamentais.

    Autor(es)

    TAIZE DE OLIVEIRA

    Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UFABC) e em Análise do Comportamento Aplicada (FAVENI). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP); ainda no mestrado realizou intercâmbio com a Universidad Nacional de Nordeste (UNNE), em Corrientes, Argentina, e cursou disciplinas da “Maestria en Derecho da Familia, Niñes y Adolescencia”, e disciplinas da “Diplomatura de Discapacidad y Derecho”. É supervisora clínica de profissionais que atuam na perspectiva da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com pessoas com deficiências, em especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA); docente universitária. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais (GEPEACAHS). Orcid: 0000-0002-0227-772X

    MARIA FERNANDA GRASSI

    Mestranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Bauru). Possui pós-graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e graduação em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração – USC (2016). Atua com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais (GEPEACAHS). Orcid: 0009-0009-4550-7642.

    ALESSANDRA TURINI BOLSONI-SILVA

    Livre-docente em Psicologia Clínica (Universidade Estadual Paulista – UNESP), Pós-Doutora em Saúde Mental (Universidade de São Paulo – USP), Doutora em Psicologia (Universidade de São Paulo – USP) e Mestra em Educação Especial  (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar), Psicóloga pela  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Assistente junto ao Departamento de Psicologia (Universidade Estadual Paulista – UNESP). Pesquisadora 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq GEPEACAHS – Grupo de estudos e pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais. Pesquisa nas áreas de Habilidades Sociais, saúde mental e clínica comportamental. Orcid: 0000-0001-8091-9583.

    Sumário

    LISTA DE FIGURAS

    Sessão 1 Apresentação, autismo, comunicação e socialização

    Sessão 2 Iniciar e manter conversação

    Sessão 3 Fazer e responder perguntas

    Sessão 4 Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer

    Sessão 5 Conhecer direitos humanos básicos

    Sessão 6 Expressar e ouvir opiniões

    Sessão 7 Comportamento habilidoso e não habilidoso

    Sessão 8 Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo

    Sessão 9 Negociar, fazer e recusar pedidos

    Sessão 10 Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas

    Sessão 11 Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras

    Sessão 12 Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos

    Sessão 13 Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto

    Sessão 14 Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto

    Sessão 15 Tema livre

    CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    LEIS

    Anexo 1 SUGESTÕES DE PERGUNTAS PARA REALIZAR NO COTIDIANO FAMILIAR

    Anexo 2 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS BÁSICOS DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

    Índice alfabético

    A

    • Afeto. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Afeto. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Agradecimento. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Anexo 1. Sugestões de perguntas para realizar no cotidiano familiar
    • Anexo 2. Declaração Universal de Direitos Humanos Básicos da Organização das Nações Unidas
    • Apresentação, autismo, comunicação e socialização
    • Atenção. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Atenção. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Autismo. Apresentação, autismo, comunicação e socialização

    C

    • Comportamento habilidoso e não habilidoso
    • Comportamento. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Comportamento. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Comportamento. Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo
    • Comunicação. Apresentação, autismo, comunicação e socialização
    • Conhecer direitos humanos básicos
    • Considerações finais
    • Conversação. Iniciar e manter conversação
    • Crítica. Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas

    D

    • Desculpas. Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas
    • Direitos humanos. Conhecer direitos humanos básicos

    E

    • Educação. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras
    • Elogio. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Erro. Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas
    • Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos
    • Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras
    • Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Expressar e ouvir opiniões
    • Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo
    • Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer

    F

    • Família. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras
    • Fazer e responder perguntas
    • Feedback negativo. Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo
    • Feedback positivo. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer

    H

    • Habilidade. Comportamento habilidoso e não habilidoso
    • Habilidade. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Habilidade. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto

    I

    • Iniciar e manter conversação
    • Interação com a criança. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras

    L

    • Leis
    • Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas
    • Limites. Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos
    • Limites. Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos
    • Limites. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras
    • Limites. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Limites. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto

    M

    • Mães. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras

    N

    • Negatividade. Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo
    • Negociar, fazer e recusar pedidos

    O

    • Opinião. Expressar e ouvir opiniões

    P

    • Pais. Estabelecer limites: atitudes dos pais que dificultam o estabelecimento de limite aos filhos
    • Pais. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras
    • Pedidos. Negociar, fazer e recusar pedidos
    • Perguntas. Fazer e responder perguntas
    • Positividade. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer

    Q

    • Questionamentos. Fazer e responder perguntas

    R

    • Reconhecer erro. Lidar com críticas, admitir os próprios erros e pedir desculpas
    • Referências
    • Regras. Estabelecer limites: consistência na forma como os pais e mães interagem com a criança; estabelecimento de regras

    S

    • Sentimento positivo. Expressar sentimentos positivos, elogiar, dar e receber feedback positivo, agradecer
    • Sentimentos negativos. Expressar sentimentos negativos, solicitar mudança de comportamento, dar e receber feedback negativo
    • Sociedade. Estabelecer limites: ignorar os comportamentos problemas, consequenciar comportamentos socialmente habilidosos, dar atenção e expressar afeto
    • Socialização. Apresentação, autismo, comunicação e socialização

    T

    • Tema livre