Capa do livro: Transtorno do Espectro Autista - TEA - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências, Organizadores: Fábio Coelho da Conceição, Chaloê de Jesus Comim, Willian da Costa Chimura

Transtorno do Espectro Autista - TEA - Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências

Organizadores: Fábio Coelho da Conceição, Chaloê de Jesus Comim, Willian da Costa Chimura

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Organizadores: Fábio Coelho da Conceição, Chaloê de Jesus Comim, Willian da Costa Chimura

    ISBN v. impressa: 978652631025-0

    ISBN v. digital: 978652630987-2

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 258grs.

    Número de páginas: 208

    Publicado em: 29/02/2024

    Área(s): Psicologia - Diversos

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    Quando seu filho mais velho, Guilherme, foi diagnosticado com autismo, Fábio Coelho, na época estudante de Psicologia, percebeu a importância das Intervenções Baseadas em Evidências para o TEA e a dificuldade em acessá-las. Em resposta, algum tempo depois, sua esposa e ele idealizaram a Academia do Autismo, dedicando-se a formar pais e profissionais na área. 

    Transtorno do Espectro Autista (TEA): Avaliação e Intervenção Baseada em Evidências é uma coletânea que reúne dezessete artigos, fruto de um exercício acadêmico científico dos alunos da primeira turma de Pós-graduação, da Academia do Autismo. Este livro também é a concretização do compromisso e da paixão dos nossos alunos em aprimorar suas práticas através da ciência. Cada artigo traduz um esforço coletivo de nossos professores, mentores, orientador e de toda a turma do nosso curso de especialização em TEA. Todos engajados a ensinar e a aprofundar seus conhecimentos sobre o autismo através de uma atitude baseada em evidências.

    É um trabalho que entrega uma variedade de tópicos e oferece uma visão ampla: desde a avaliação até as intervenções no TEA. Através de suas pesquisas e esforços, cada aluno, aqui colaborador, espera contribuir significativamente para toda a comunidade fornecendo insights valiosos que podem ser usados para incentivar pesquisas mais robustas e, então, melhorar a qualidade de vida para famílias e pessoas no TEA.

    Autor(es)

    ORGANIZADORES

    FÁBIO COELHO DA CONCEIÇÃO

    Psicólogo, Mestre em Tecnologias Digitais na Educação pela UniCarioca. Especialista em Transtornos do Espectro Autista pela Universidade de Araraquara. Possui especialização em Neuropsicologia (Unyleya, 2020) e Análise do Comportamento Aplicada para Autismo e Deficiência Intelectual (Centro Universitário Celso Lisboa, 2021). Tem larga experiência em autismo e Intervenção ABA, temas nos quais já participou de diferentes congressos nacionais e internacionais, e ministrou cursos presenciais e à distância. Também tem experiência em avaliação diagnóstica infantil, habilidades sociais e estilos parentais. Sóciodiretor e Professor da Academia do Autismo; Sócio-Diretor, Supervisor clínico do Centro Mosaico (Rio de Janeiro); Coordenador da pós-graduação em Terapia Analítico-Comportamental Infantil do CBI of Miami/Centro Universitário Celso Lisboa e Professor da pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista (Faculdade FOCUS). Fábio também é International Behavior Analyst (IBA)/Supervisor Internacional em ABA, certificado pelo International Behavior Analysis Organization (IBAO). O IBAO (https://www.theibao.com/) é uma das principais reguladoras da Análise do Comportamento do mundo e tem como missão garantir práticas éticas, proteger os consumidores e manter padrões adequados no campo da ABA.Sobretudo, Fábio é pai do Guilherme e do Fernando, ambos diagnosticados no Espectro Autista, e marido de Mayara.

    CHALOÊ DE JESUS COMIM

    Professora e diretora de ensino na Academia do Autismo. Psicóloga – Ênfase em Clínica Comportamental e Cognitiva. Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Formação em Neurodesenvolvimento Humano. Aprimoramento em Psicologia Clínica e da Saúde – Sociedade Brasileira de Psicologia. Formação Avançada em Análise do Comportamento Aplicada.

    WILLIAN DA COSTA CHIMURA

    Programador, palestrante e divulgador científico sobre o tema autismo e doutorando em Psicologia, Cognição e Comportamento pela UFMG. Notável também por seu ativismo como pessoa autista.

    COLABORADORES:

    Anderson Antonio da Silva

    Andrea Lopes do Rosário Oliveira

    Arlete Ferreira Batista

    Daniely dos Anjos Muniz Soares

    Ellyda Marielle do Nascimento Lopes

    Helizabethe Cristina Pereira Guerra

    Janaina Cervo Pilecco

    Lais Angelica Ferreira Lima Raulino de Souza

    Márcia Elisia Coelho da Conceição

    Marisa de Melo Alecrim

    Mayara de Souza Santos Silva Coelho

    Michelle de Melo Ferreira

    Rosângela da Silva Santos

    Shirley Batista Pereira

    Thais de Oliveira Martins

    Valéria Cristina da Silva Passos

    Verônica Aparecida Masson da Silva

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PRECOCE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)

    DIAGNÓSTICO E A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO PRECOCE E DAS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS PARA O TRATAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA / Helizabethe Cristina Pereira Guerra

    O RASTREAMENTO PARA TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DURANTE CONSULTAS DE PUERICULTURA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES / Daniely dos Anjos Muniz Soares

    TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A HEMIPARESIA: POSSÍVEIS CORRELAÇÕES PARA UM SEGUNDO DIAGNÓSTICO / Valéria Cristina da Silva Passos

    Capítulo 2 - AVALIAÇÃO DE HABILIDADES E INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS

    PRÁTICAS APLICADAS À CRIANÇA AUTISTA NA ATENÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA / Rosângela da Silva Santos

    EFICIÊNCIA DA FERRAMENTA ´MEUS PROGRESSOS´ COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES BÁSICAS / Márcia Elisia Coelho da Conceição

    AUTISMO: IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE CUIDADORES PARA EFICÁCIA NAS INTERVENÇÕES / Arlete Ferreira Batista

    A MUSICOTERAPIA NAS HABILIDADES SOCIAIS E FUNÇÕES EXECUTIVAS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: REFLEXÕES PARA INTERVENÇÃO / Michelle de Melo Ferreira

    HABILIDADE COMUNICATIVA POR MEIO DA COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA EM PACIENTES AUTISTAS: REVISÃO DE LITERATURA / Ellyda Marielle do Nascimento Lopes

    ANSIEDADE E TEA: UTILIZANDO A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO COMO FORMA DE TRATAMENTO / Lais Angelica Ferreira Lima Raulino de Souza

    INTERVENÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NO BRASIL: UMA REVISÃO / Shirley Batista Pereira

    OS GANHOS TERAPÊUTICOS DA MUSICOTERAPIA EM CRIANÇAS NO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O COMPORTAMENTO HUMANO / Marisa de Melo Alecrim

    Capítulo 3 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    IMPORTÂNCIA DA TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA PÚBLICA / Janaina Cervo Pilecco

    ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: METODOLOGIAS APLICADAS A PARTIR DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2015-2022) / Thais de Oliveira Martins

    INCLUSÃO: O PAPEL DA ESCOLA INCLUSIVA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS / Verônica Aparecida Masson da Silva

    PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA NA REDE PÚBLICA E NA REDE PRIVADA NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO D’ALDEIA/RJ / Mayara de Souza Santos Silva Coelho

    CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TEA NO PROCESSO DA INCLUSÃO ESCOLAR / Anderson Antonio da Silva

    ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA (ABA) EM IGREJAS / Andrea Lopes do Rosário Oliveira

    Índice alfabético

    A

    • A musicoterapia nas habilidades sociais e funções executivas no transtorno do espectro do autismo: reflexões para intervenção. Michelle de Melo Ferreira
    • Alfabetização e letramento para crianças com transtorno do espectro autista: metodologias aplicadas a partir da revista brasileira de educação especial (2015-2022). Thais de Oliveira Martins
    • Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em igrejas. Andrea Lopes do Rosário Oliveira
    • Anderson Antonio da Silva. Contribuições da análise do comportamento para atuação do profissional de apoio à inclusão escolar de pessoas com TEA no processo da inclusão escolar
    • Andrea Lopes do Rosário Oliveira. Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em igrejas
    • Ansiedade e TEA: utilizando a análise do comportamento como forma de tratamento. Lais Angelica Ferreira Lima Raulino de Souza
    • Arlete Ferreira Batista. Autismo: importância do treinamento de cuidadores para eficácia nas intervenções
    • Atividade física. Intervenção da prática de atividade física no transtorno do espectro do autismo no Brasil: uma revisão. Shirley Batista Pereira
    • Autismo. Diagnóstico e a importância da intervenção precoce e das práticas baseadas em evidências para o tratamento e desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista. Helizabethe Cristina Pereira Guerra
    • Autismo. Eficiência da ferramenta "Meus Progressos" como instrumento de avaliação de habilidades básicas. Márcia Elisia Coelho da Conceição
    • Autismo. Habilidade comunicativa por meio da comunicação aumentativa e alternativa em pacientes autistas: revisão de literatura. Ellyda Marielle do Nascimento Lopes
    • Autismo. Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com transtornos do espectro autista: percepções de professores do ensino fundamental de escola na rede pública e na rede privada no Município de São Pedro D’Aldeia/RJ. Mayara de Souza Santos Silva Coelho
    • Autismo. Práticas aplicadas à criança autista na atenção básica: revisão integrativa da literatura. Rosângela da Silva Santos
    • Autismo: importância do treinamento de cuidadores para eficácia nas intervenções. Arlete Ferreira Batista
    • Avaliação de habilidades e intervenções terapêuticas
    • Avaliação de habilidades. Eficiência da ferramenta "Meus Progressos" como instrumento de avaliação de habilidades básicas. Márcia Elisia Coelho da Conceição

    C

    • Comportamento humano. Os ganhos terapêuticos da musicoterapia em crianças no espectro autista: um estudo sobre o desenvolvimento e o comportamento humano. Marisa de Melo Alecrim
    • Comportamento. Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em igrejas. Andrea Lopes do Rosário Oliveira
    • Comportamento. Ansiedade e TEA: utilizando a análise do comportamento como forma de tratamento. Lais Angelica Ferreira Lima Raulino de Souza
    • Comportamento. Contribuições da análise do comportamento para atuação do profissional de apoio à inclusão escolar de pessoas com TEA no processo da inclusão escolar. Anderson Antonio da Silva
    • Comunicação aumentativa. Habilidade comunicativa por meio da comunicação aumentativa e alternativa em pacientes autistas: revisão de literatura. Ellyda Marielle do Nascimento Lopes
    • Contribuições da análise do comportamento para atuação do profissional de apoio à inclusão escolar de pessoas com TEA no processo da inclusão escolar. Anderson Antonio da Silva
    • Criança autista. Alfabetização e letramento para crianças com transtorno do espectro autista: metodologias aplicadas a partir da revista brasileira de educação especial (2015-2022). Thais de Oliveira Martins
    • Criança autista. Os ganhos terapêuticos da musicoterapia em crianças no espectro autista: um estudo sobre o desenvolvimento e o comportamento humano. Marisa de Melo Alecrim
    • Criança autista. Práticas aplicadas à criança autista na atenção básica: revisão integrativa da literatura. Rosângela da Silva Santos
    • Criança com necessidade especial. Inclusão: o papel da escola inclusiva na inclusão de crianças com necessidades especiais. Verônica Aparecida Masson da Silva
    • Cuidador. Autismo: importância do treinamento de cuidadores para eficácia nas intervenções. Arlete Ferreira Batista

    D

    • Daniely dos Anjos Muniz Soares. O rastreamento para transtorno do espectro autista durante consultas de puericultura na atenção primária à saúde: desafios e possibilidades
    • Diagnóstico e a importância da intervenção precoce e das práticas baseadas em evidências para o tratamento e desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista. Helizabethe Cristina Pereira Guerra
    • Diagnóstico e intervenção precoce no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

    E

    • Educação inclusiva
    • Eficiência da ferramenta "Meus Progressos" como instrumento de avaliação de habilidades básicas. Márcia Elisia Coelho da Conceição
    • Ellyda Marielle do Nascimento Lopes. Habilidade comunicativa por meio da comunicação aumentativa e alternativa em pacientes autistas: revisão de literatura
    • Ensino. Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com transtornos do espectro autista: percepções de professores do ensino fundamental de escola na rede pública e na rede privada no Município de São Pedro D’Aldeia/RJ. Mayara de Souza Santos Silva Coelho
    • Escola inclusiva. Inclusão: o papel da escola inclusiva na inclusão de crianças com necessidades especiais. Verônica Aparecida Masson da Silva
    • Escola pública. Importância da terapia ocupacional no contexto escolar: reflexões a partir de experiências em escola pública. Janaina Cervo Pilecco

    G

    • Ganhos terapêuticos da musicoterapia em crianças no espectro autista: um estudo sobre o desenvolvimento e o comportamento humano. Marisa de Melo Alecrim

    H

    • Habilidade comunicativa por meio da comunicação aumentativa e alternativa em pacientes autistas: revisão de literatura. Ellyda Marielle do Nascimento Lopes
    • Habilidade. Avaliação de habilidades e intervenções terapêuticas
    • Habilidade. Eficiência da ferramenta "Meus Progressos" como instrumento de avaliação de habilidades básicas. Márcia Elisia Coelho da Conceição
    • Habilidades sociais. A musicoterapia nas habilidades sociais e funções executivas no transtorno do espectro do autismo: reflexões para intervenção. Michelle de Melo Ferreira
    • Helizabethe Cristina Pereira Guerra. Diagnóstico e a importância da intervenção precoce e das práticas baseadas em evidências para o tratamento e desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista
    • Hemiparesia. Transtorno do espectro autista e a hemiparesia: possíveis correlações para um segundo diagnóstico. Valéria Cristina da Silva Passos

    I

    • Igreja. Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em igrejas. Andrea Lopes do Rosário Oliveira
    • Importância da terapia ocupacional no contexto escolar: reflexões a partir de experiências em escola pública. Janaina Cervo Pilecco
    • Inclusão escolar. Contribuições da análise do comportamento para atuação do profissional de apoio à inclusão escolar de pessoas com TEA no processo da inclusão escolar. Anderson Antonio da Silva
    • Inclusão. Educação inclusiva
    • Inclusão: o papel da escola inclusiva na inclusão de crianças com necessidades especiais. Verônica Aparecida Masson da Silva
    • Intervenção da prática de atividade física no transtorno do espectro do autismo no Brasil: uma revisão. Shirley Batista Pereira
    • Intervenção precoce. Diagnóstico e a importância da intervenção precoce e das práticas baseadas em evidências para o tratamento e desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista. Helizabethe Cristina Pereira Guerra
    • Intervenção precoce. Diagnóstico e intervenção precoce no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
    • Intervenção terapêutica. Avaliação de habilidades e intervenções terapêuticas
    • Intervenção. A musicoterapia nas habilidades sociais e funções executivas no transtorno do espectro do autismo: reflexões para intervenção. Michelle de Melo Ferreira
    • Intervenção. Autismo: importância do treinamento de cuidadores para eficácia nas intervenções. Arlete Ferreira Batista
    • Introdução. Fábio Coelho

    J

    • Janaina Cervo Pilecco. Importância da terapia ocupacional no contexto escolar: reflexões a partir de experiências em escola pública

    L

    • Lais Angelica Ferreira Lima Raulino de Souza. Ansiedade e TEA: utilizando a análise do comportamento como forma de tratamento
    • Letramento para crianças autistas. Alfabetização e letramento para crianças com transtorno do espectro autista: metodologias aplicadas a partir da revista brasileira de educação especial (2015-2022). Thais de Oliveira Martins
    • Literatura. Práticas aplicadas à criança autista na atenção básica: revisão integrativa da literatura. Rosângela da Silva Santos

    M

    • Márcia Elisia Coelho da Conceição. Eficiência da ferramenta "Meus Progressos" como instrumento de avaliação de habilidades básicas
    • Marisa de Melo Alecrim. Os ganhos terapêuticos da musicoterapia em crianças no espectro autista: um estudo sobre o desenvolvimento e o comportamento humano
    • Mayara de Souza Santos Silva Coelho. Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com transtornos do espectro autista: percepções de professores do ensino fundamental de escola na rede pública e na rede privada no Município de São Pedro D’Aldeia/RJ
    • Michelle de Melo Ferreira. A musicoterapia nas habilidades sociais e funções executivas no transtorno do espectro do autismo: reflexões para intervenção
    • Musicoterapia nas habilidades sociais e funções executivas no transtorno do espectro do autismo: reflexões para intervenção. Michelle de Melo Ferreira
    • Musicoterapia. Os ganhos terapêuticos da musicoterapia em crianças no espectro autista: um estudo sobre o desenvolvimento e o comportamento humano. Marisa de Melo Alecrim

    O

    • O rastreamento para transtorno do espectro autista durante consultas de puericultura na atenção primária à saúde: desafios e possibilidades. Daniely dos Anjos Muniz Soares
    • Os ganhos terapêuticos da musicoterapia em crianças no espectro autista: um estudo sobre o desenvolvimento e o comportamento humano. Marisa de Melo Alecrim

    P

    • Paciente autista. Habilidade comunicativa por meio da comunicação aumentativa e alternativa em pacientes autistas: revisão de literatura. Ellyda Marielle do Nascimento Lopes
    • Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com transtornos do espectro autista: percepções de professores do ensino fundamental de escola na rede pública e na rede privada no Município de São Pedro D’Aldeia/RJ. Mayara de Souza Santos Silva Coelho
    • Práticas aplicadas à criança autista na atenção básica: revisão integrativa da literatura. Rosângela da Silva Santos
    • Profissional de apoio. Contribuições da análise do comportamento para atuação do profissional de apoio à inclusão escolar de pessoas com TEA no processo da inclusão escolar. Anderson Antonio da Silva
    • Puericultura. O rastreamento para transtorno do espectro autista durante consultas de puericultura na atenção primária à saúde: desafios e possibilidades. Daniely dos Anjos Muniz Soares

    R

    • Rastreamento para transtorno do espectro autista durante consultas de puericultura na atenção primária à saúde: desafios e possibilidades. Daniely dos Anjos Muniz Soares
    • Rosângela da Silva Santos. Práticas aplicadas à criança autista na atenção básica: revisão integrativa da literatura

    S

    • Shirley Batista Pereira. Intervenção da prática de atividade física no transtorno do espectro do autismo no Brasil: uma revisão

    T

    • TEA. Ansiedade e TEA: utilizando a análise do comportamento como forma de tratamento. Lais Angelica Ferreira Lima Raulino de Souza
    • TEA. Contribuições da análise do comportamento para atuação do profissional de apoio à inclusão escolar de pessoas com TEA no processo da inclusão escolar. Anderson Antonio da Silva
    • TEA. Diagnóstico e intervenção precoce no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
    • Terapia ocupacional. Importância da terapia ocupacional no contexto escolar: reflexões a partir de experiências em escola pública. Janaina Cervo Pilecco
    • Terapia. Os ganhos terapêuticos da musicoterapia em crianças no espectro autista: um estudo sobre o desenvolvimento e o comportamento humano. Marisa de Melo Alecrim
    • Thais de Oliveira Martins. Alfabetização e letramento para crianças com transtorno do espectro autista: metodologias aplicadas a partir da revista brasileira de educação especial (2015-2022)
    • Transtorno do espectro autista e a hemiparesia: possíveis correlações para um segundo diagnóstico. Valéria Cristina da Silva Passos
    • Transtorno do espectro autista. A musicoterapia nas habilidades sociais e funções executivas no transtorno do espectro do autismo: reflexões para intervenção. Michelle de Melo Ferreira
    • Transtorno do espectro autista. Diagnóstico e a importância da intervenção precoce e das práticas baseadas em evidências para o tratamento e desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista. Helizabethe Cristina Pereira Guerra
    • Transtorno do espectro autista. Intervenção da prática de atividade física no transtorno do espectro do autismo no Brasil: uma revisão. Shirley Batista Pereira
    • Transtorno do espectro autista. O rastreamento para transtorno do espectro autista durante consultas de puericultura na atenção primária à saúde: desafios e possibilidades. Daniely dos Anjos Muniz Soares
    • Transtorno do espectro autista. Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com transtornos do espectro autista: percepções de professores do ensino fundamental de escola na rede pública e na rede privada no Município de São Pedro D’Aldeia/RJ. Mayara de Souza Santos Silva Coelho
    • Tratamento. Ansiedade e TEA: utilizando a análise do comportamento como forma de tratamento. Lais Angelica Ferreira Lima Raulino de Souza

    V

    • Valéria Cristina da Silva Passos. Transtorno do espectro autista e a hemiparesia: possíveis correlações para um segundo diagnóstico
    • Verônica Aparecida Masson da Silva. Inclusão: o papel da escola inclusiva na inclusão de crianças com necessidades especiais