Capa do livro: Contação de Histórias e o Autoconhecimento na Formação de Professores - Uma Experiência Estética a partir dos Contos Milenares como Enriquecimento na Formação de Educadores, Juliana Rodrigues, Tania Stoltz

Contação de Histórias e o Autoconhecimento na Formação de Professores - Uma Experiência Estética a partir dos Contos Milenares como Enriquecimento na Formação de Educadores

Juliana Rodrigues, Tania Stoltz

    Preço

    por R$ 69,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Juliana Rodrigues, Tania Stoltz

    ISBN v. impressa: 978652630900-1

    ISBN v. digital: 978652631316-9

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 107grs.

    Número de páginas: 90

    Publicado em: 26/06/2024

    Área(s): Literatura e Cultura - Educação

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Esta obra tem como objetivo identificar a possibilidade de reconhecer os contos enquanto experiência estética capaz de oportunizar autoconhecimento na formação de professores. Trata-se de uma pesquisa teórica, pautada em revisão de literatura do tipo narrativa e na busca sistematizada. O estudo pretende examinar a problemática da experiência estética atual e investigar se, e de que forma, os contos populares e as relações entre autoconhecimento e experiência estética aparecem na literatura. Concluímos que reconhecer os contos enquanto experiência estética relaciona-se à produção de subjetividade singular, aqui compreendida como possibilidade de interrupção no campo dos sentidos habitualmente experimentados, conforme Guattari e Duarte Júnior. A experiência com os contos, de acordo com Rudolf Steiner, apresenta-se como possibilidade de experiência estética, pois, na interrupção da ordem habitual dos sentidos, permite vivências internas capazes de oportunizar o autoconhecimento e, portanto, ressignificar as relações dos indivíduos consigo e com o entorno.

    Autor(es)

    JULIANA RODRIGUES

    Doutoranda e Mestre em Educação na linha de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Licenciada em Artes Visuais por esta mesma instituição. Desenvolve projetos relacionados à Educação e Arte desde 2009, tanto em instituições sem fins lucrativos quanto no ensino formal. Desde 2018 trabalha com concepção, edição de conteúdo e autoria de materiais didáticos. Como pesquisadora e artista visual, investiga os processos de formação na educação, considerando as relações entre ética, experiência estética, decolonialidade e a constituição de si no contemporâneo.

    TANIA STOLTZ

    Bacharel em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Bacharel em Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação (Psicologia Educacional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado pelos Archives Jean Piaget, Suíça, e Pós-doutorado pela Alanus Hochschule, Alemanha. Professora Titular na Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do acordo de cooperação científica entre a UFPR e a Alanus University em Alfter, Bonn (Alemanha) desde 2008. Bolsista Produtividade do CNPq e bolsista CAPES-PRINT.  ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9132-0514

    Sumário

    1 INTRODUÇÃO

    2 CONSIDERAÇÕES SOBRE O MÉTODO

    2.1 INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS

    3 A CONSTITUIÇÃO DE SI E OS INVESTIMENTOS NO CAMPO DO SENSÍVEL

    3.1 CAPTURAS NO CAMPO DO SENSÍVEL

    3.2 AUTOCONHECIMENTO: LIBERDADE E SINGULARIZAÇÃO

    3.3 DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA: CAMINHO PARA O AUTOCONHECIMENTO

    4 EXPERIÊNCIA ESTÉTICA, ARTE E FORMAÇÃO

    4.1 EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E ARTE

    4.2 EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E FORMAÇÃO: POSSIBILIDADE DE UM OLHAR PARA SI

    5 CONTOS MILENARES: OBJETO ARTÍSTICO IMATERIAL

    6 PRÁXIS MILENAR EM UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA

    7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Análise de dados. Instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados
    • Arte. Experiência estética e arte
    • Arte. Experiência estética, arte e formação
    • Autoconhecimento. Desenvolvimento da consciência: caminho para o autoconhecimento
    • Autoconhecimento: liberdade e singularização

    C

    • Campo do sensível. Capturas
    • Campo do sensível. Constituição de si e os investimentos no campo do sensível
    • Capturas no campo do sensível
    • Coleta de dados. Instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados
    • Consciência. Desenvolvimento da consciência: caminho para o autoconhecimento
    • Consciência. Desenvolvimento da consciência: caminho para o autoconhecimento
    • Considerações finais
    • Considerações sobre o método
    • Constituição de si e os investimentos no campo do sensível
    • Contos milenares: objeto artístico imaterial

    D

    • Desenvolvimento da consciência: caminho para o autoconhecimento
    • Desenvolvimento da consciência: caminho para o autoconhecimento

    E

    • Estética. Experiência estética e arte
    • Estética. Experiência estética e formação: possibilidade de um olhar para si
    • Estética. Experiência estética, arte e formação
    • Experiência estética e arte
    • Experiência estética e formação: possibilidade de um olhar para si
    • Experiência estética, arte e formação

    F

    • Formação. Experiência estética e formação: possibilidade de um olhar para si
    • Formação. Experiência estética, arte e formação

    I

    • Instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados
    • Introdução

    L

    • Liberdade. Autoconhecimento: liberdade e singularização

    M

    • Metodologia. Considerações sobre o método

    O

    • Objeto artístico imaterial. Contos milenares
    • Olhar para si. Experiência estética e formação: possibilidade de um olhar para si

    P

    • Perspectiva pós-moderna. Práxis milenar
    • Práxis milenar em uma perspectiva pós-moderna
    • Procedimento. Instrumentos e procedimentos de coleta e análise de dados

    R

    • Referências

    S

    • Singularização. Autoconhecimento: liberdade e singularização