Autor/Autores: Dijosete Veríssimo da Costa Júnior
ISBN v. impressa: 978652630944-5
ISBN v. digital: 978652631295-7
Acabamento: Brochura
Formato: 15,0x21,0 cm
Peso: 131grs.
Número de páginas: 106
Publicado em: 11/07/2024
Área(s): Direito - Processual Civil
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Prefácio de Sérgio Said Staut Júnior
A necessidade de parâmetros legais para a realização de convenções processuais pelo poder público é um tema de extrema relevância no contexto jurídico contemporâneo. As convenções processuais, previstas no Código de Processo Civil brasileiro, permitem que as partes, de comum acordo, definam certos aspectos procedimentais do processo, como prazos, ordem da produção de provas e a forma de realização de audiências. No entanto, quando se trata do poder público, essa liberdade deve ser acompanhada de critérios claros e objetivos para evitar arbitrariedades e assegurar a transparência e a impessoalidade na atuação administrativa.
A primeira razão para a definição de parâmetros legais é garantir a igualdade entre as partes. O poder público possui uma posição de superioridade e de maior capacidade organizacional, o que pode desequilibrar a relação processual se não forem estabelecidas regras que limitem essa vantagem. Parâmetros claros evitam que o poder público utilize convenções processuais de forma a beneficiar-se indevidamente, prejudicando a parte contrária e ferindo o princípio da isonomia.
Além disso, a segurança jurídica é um valor fundamental que deve ser preservado. A existência de regras específicas para as convenções processuais envolvendo o poder público proporciona previsibilidade e confiança aos jurisdicionados. Sem parâmetros legais definidos, as decisões poderiam variar conforme o gestor público responsável, levando a um cenário de incerteza e instabilidade jurídica.
A transparência é outro aspecto crucial. As convenções processuais pelo poder público devem ser realizadas de forma pública e com motivação explícita, permitindo o controle social e judicial. Parâmetros legais asseguram que tais convenções sejam devidamente fundamentadas e justificadas, coibindo abusos e desvios de finalidade.
Por fim, a eficiência administrativa é uma meta a ser alcançada. Parâmetros legais bem definidos permitem que o poder público utilize as convenções processuais como um instrumento de celeridade e economia processual, sem comprometer os princípios fundamentais do processo. Dessa forma, a administração pública pode atuar de maneira mais eficaz, respeitando os direitos das partes e contribuindo para um sistema de justiça mais célere e justo.
Em síntese, a definição de parâmetros legais para a realização de convenções processuais pelo poder público é essencial para assegurar a igualdade, segurança jurídica, transparência e eficiência no processo judicial, consolidando um sistema processual equilibrado e justo para todos os envolvidos.
Dijosete Veríssimo da Costa Júnior
DIJOSETE VERÍSSIMO DA COSTA JÚNIOR
Doutor em Direito pela UFPR (2023). Mestre em Direito pela UFRN (2010). Especialização em Direito Processual Civil pela UnP (2003). Graduação em Direito pela UFRN (1998). Lecionou na UFRN como Professor Substituto (1998-2000), na FAL – Faculdade de Natal (2002-2006) e na FARN – Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (2006-2009). Atualmente, leciona na UERN (desde 2003 até hoje), ocupando o cargo de Professor Classe III. Ex-Defensor Público do Estado do Rio Grande do Norte (foi nomeado e renunciou à posse).
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
1 INTRODUÇÃO
2 PLURALISMO JURÍDICO E CONVENÇÕES PROCESSUAIS
2.1 CRÍTICAS DE PAOLO GROSSI AO ABSOLUTISMO/MONISMO JURÍDICO
2.2 ANTÔNIO MANUEL HESPANHA E A PREOCUPAÇÃO COM O DIREITO DEMOCRÁTICO
2.3 ANTONIO CARLOS WOLKMER, BOA VENTURA DE SOUSA SANTOS E A PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA
3 CONVENÇÕES PROCESSUAIS, DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO E PODER PÚBLICO
3.1 ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE OUTROS PAÍSES
3.2 CONVENÇÕES PROCESSUAIS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL BRASILEIRO
3.3 APLICAÇÃO AO PODER PÚBLICO EM JUÍZO
3.4 INDISPONIBILIDADE DO INTERESSE PÚBLICO
4 PROPOSTA DE PARÂMETRO LEGAL REGULATÓRIO COM A FINALIDADE DE UNIFORMIZAÇÃO DA ATUAÇÃO DO ADVOGADO PÚBLICO NO BRASIL NA REALIZAÇÃO DE CONVENÇÕES PROCESSUAIS
4.1 O EXEMPLO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
4.2 A CONTEXTUALIZAÇÃO COM A ADVOCACIA PÚBLICA
4.3 AS PRERROGATIVAS PROCESSUAIS DO PODER PÚBLICO E A PROPOSTA DE TESE
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS