Capa do livro: Advocacia na Prática da Vida Real - Os 50 Passos para o Sucesso que Ninguém Ensina - Da Arte do Atendimento à Ação Judicial, Daniel Martiniano Dias, Raphael Martiniano Dias

Advocacia na Prática da Vida Real - Os 50 Passos para o Sucesso que Ninguém Ensina - Da Arte do Atendimento à Ação Judicial

Daniel Martiniano Dias, Raphael Martiniano Dias

    Preço

    por R$ 99,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Daniel Martiniano Dias, Raphael Martiniano Dias

    ISBN v. impressa: 978652631287-2

    ISBN v. digital: 978652631280-3

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 181grs.

    Número de páginas: 146

    Publicado em: 26/07/2024

    Área(s): Direito - Previdenciário; Direito - Diversos; Literatura e Cultura - Negócios, Administração e Marketing; Direito - Gestão e Marketing Jurídico

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    A advocacia sempre foi uma profissão de muitas oportunidades, mas, atualmente, está numa crise por conta do número crescente de profissionais que ingressam no mercado de trabalho. Grande parte destes profissionais não têm percebido que as dificuldades são resultado de um novo paradigma da relação que precisa ser fixada com o cliente. A dependência que o cliente tinha em relação ao advogado foi substituída pela busca de uma verdadeira experiência comercial, que envolve o atendimento, a técnica e a satisfação geral com o serviço. Não basta oferecer um bom resultado como garantia de satisfação, é preciso ter um bom serviço desde o atendimento, quando se fixarão os primeiros vínculos, durante a tramitação, quando serão nutridos, e com o resultado do processo, quando serão definitivamente fixados. Mas quantos advogados estão atentos às mudanças do mercado? O que aqui se pretende é despertar o olhar para diversas habilidades que precisam ser desenvolvidas para se ter destaque num mercado volátil. Não basta ser exclusivamente bom tecnicamente, é preciso saber se comunicar, ter trato com o cliente, possuir uma estrutura adequada e, por fim, ter uma visão empreendedora para satisfazer o cliente. Inúmeras mudanças foram percebidas ao longo destes últimos 20 anos de advocacia e aqui serão enfrentadas de forma provocativa, com o objetivo de causar reflexão na forma de agir do profissional. Ao fim, será demonstrado que ainda há espaço para crescimento profissional, mas que está direcionado àqueles que estão dispostos a oferecer algo diferente e que tenham um valor agregado ao seu cliente.

    Autor(es)

    DANIEL MARTINIANO DIAS

    Advogado previdenciarista com 19 anos de exercício; Pós-graduado em Direito Processual, em Direito Previdenciário e em Direito do Trabalho; Diretor Tesoureiro da Escola Superior da Advocacia de Alagoas – ESA/AL no triênio 2022/2024; Vice- Presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária da OAB/AL no triênio 2022/2024; Secretário Geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas – CAA/AL no triênio 2019/2021; Membro fundador da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Alagoas – AAPREV/AL; Sócio fundador do Escritório Jurídico Martiniano Alagoas – AAPREV/AL; Sócio fundador do Escritório Jurídico Martiniano & Freitas Advocacia e Consultoria.

    RAPHAEL MARTINIANO DIAS

    Advogado previdenciarista com 20 de exercício; Pós-graduado em Direito Processual, em Direito Previdenciário e em Direito do Trabalho; Vice-presidente da Comissão de Estudos e Atuação Previdenciária da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, no triênio 2019/2021; Membro fundador da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Alagoas – AAPREV/AL; Sócio fundador do Escritório Jurídico Martiniano & Freitas Advocacia e Consultoria; Diretor Tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas - CAA/AL no triênio 2022/2024.

    Sumário

    Capítulo 1 ATENDIMENTO NA ADVOCACIA - UMA ARTE ESQUECIDA

    TÓPICO 1 - OS 10 PRINCIPAIS ERROS

    1 Não conhecer seu tipo de cliente

    2 Não definir objetivos do atendimento

    3 Não registrar o conteúdo

    4 Não criar rotina de retorno

    5 Não compartilhar informações

    6 Não criar vários modelos de peças jurídicas

    7 Não se apresentar profissionalmente

    8 Não demonstrar conteúdo prático/experiência

    9 Não adaptar linguajar ao cliente

    10 Não ofertar prestação de serviço

    TÓPICO 2 - OS 7 PRINCIPAIS CUIDADOS

    11 Qualificar-se como profissional

    12 Sempre avaliar talentos e habilidades

    13 Observar constantemente o sentimento do cliente

    14 Compreender o sofrimento do cliente

    15 Ser pontual

    16 Definir limite de atendimento

    17 Sempre demonstrar o que você pode fazer como profissional

    TÓPICO 3 - OS 5 PRINCIPAIS DESAFIOS

    18 Definir agenda de disponibilidade ao cliente

    19 Definir objetividade mínima

    20 Definir público-alvo

    21 Definir áreas específicas de atuação

    22 Definir rotina interna de atendimento

    TÓPICO 4 - AS 10 PRINCIPAIS QUALIDADES

    23 Ter equipe principal

    24 Ter padrão regulamentado

    25 Ter medição de taxa de retorno

    26 Ter medição do índice de satisfação

    27 Ter separação profissional do resultado

    28 Ter relação sincera com o cliente

    29 Ter programa de monitoramento

    30 Ter acessibilidade ao cliente

    31 Ter empatia com o cliente

    32 Ter pessoalidade

    Capítulo 2 TRANSFORMANDO O ATENDIMENTO EM UM CLIENTE

    TÓPICO 5 - AS 9 PRINCIPAIS ETAPAS PARA TER UM CLIENTE

    33 Ter cadastro com histórico

    34 Ter relação dos documentos deixados

    35 Ter análise de viabilidade jurídica

    36 Ter cobrança pela documentação

    37 Ter efetividade na produção

    38 Ter canal de informação

    39 Ter contrato firmado com o cliente

    40 Ter cronograma organizado de atendimentos

    41 Ter a consciência de atividade meio e não fim

    Capítulo 3 TRANSFORMANDO O CLIENTE EM UMA AÇÃO

    TÓPICO 6 - AS 9 PRINCIPAIS ETAPAS PARA SE TER UMA AÇÃO

    42 Ter organização documental

    43 Ter personalização em todas as ações

    44 Ter periódica atualização dos modelos

    45 Ter treinamento dos colaboradores

    46 Ter controle de qualidade

    47 Ter metas de ajuizamento

    48 Ter organização no tratamento

    49 Ter responsável pelo protocolo

    50 Ter monitoramento total de cliente

    Capítulo 4 ESQUEMATIZAÇÃO DOS FLUXOS INTERNOS DO ESCRITÓRIO

    TÓPICO 7 - IMPORTÂNCIA DOS FLUXOGRAMAS NOS PROCESSOS

    Índice alfabético

    A

    • Ação. Processo. Ter controle de qualidade
    • Ação. Processo. Ter metas de ajuizamento
    • Ação. Processo. Ter monitoramento total de cliente
    • Ação. Processo. Ter organização documental
    • Ação. Processo. Ter organização no tratamento
    • Ação. Processo. Ter periódica atualização dos modelos
    • Ação. Processo. Ter personalização em todas as ações
    • Ação. Processo. Ter responsável pelo protocolo
    • Ação. Processo. Ter treinamento dos colaboradores
    • Ação. Processo. Tópico 6. As 9 principais etapas para se ter uma ação
    • Advocacia. Atendimento na advocacia. A arte esquecida
    • Apresentação profissional. Não se apresentar profissionalmente
    • Arte esquecida. Atendimento na advocacia
    • Atendimento na advocacia. A arte esquecida
    • Atendimento. Definir limite de atendimento
    • Atendimento. Definir rotina interna de atendimento
    • Atendimento. Não adaptar linguajar ao cliente
    • Atendimento. Não definir objetivos do atendimento
    • Atendimento. Transformando o atendimento em um cliente
    • Atividade meio. Ter a consciência de atividade meio e não fim

    C

    • Cliente. Compreender o sofrimento do cliente
    • Cliente. Não conhecer seu tipo de cliente
    • Cliente. Observar constantemente o sentimento do cliente
    • Cliente. Ter acessibilidade ao cliente
    • Cliente. Ter contrato firmado com o cliente
    • Cliente. Ter relação sincera com o cliente
    • Cliente. Tópico 5. 9 principais etapas para ter um cliente
    • Cliente. Transformando o atendimento em um cliente
    • Cliente. Transformando o cliente em uma ação
    • Conteúdo. Não demonstrar conteúdo prático/experiência
    • Conteúdo. Não registrar o conteúdo
    • Cronograma. Ter cronograma organizado de atendimentos
    • Cuidados. Tópico 2. Os 7 principais cuidados

    D

    • Desafio. Tópico 3. Os 5 principais desafios
    • Disponibilidade. Definir agenda de disponibilidade ao cliente
    • Documentação. Ter cobrança pela documentação
    • Documentação. Ter relação dos documentos deixados

    E

    • Empatia. Ter empatia com o cliente
    • Equipe de trabalho. Ter equipe principal
    • Erros. Tópico 1. 10 principais erros
    • Especialidade. Definir áreas específicas de atuação
    • Esquematização dos fluxos internos do escritório

    F

    • Fluxo interno. Esquematização dos fluxos internos do escritório
    • Fluxograma. Tópico 7. Importância dos fluxogramas nos processos

    H

    • Habilidade. Sempre avaliar talentos e habilidades
    • Histórico. Ter cadastro com histórico

    I

    • Índice de satisfação. Ter medição do índice de satisfação
    • Informação. Não compartilhar informações
    • Informação. Ter canal de informação

    M

    • Monitoramento. Ter programa de monitoramento

    O

    • Objetividade. Definir objetividade mínima

    P

    • Padrão. Ter padrão regulamentado
    • Peça jurídica. Não criar vários modelos de peças jurídicas
    • Pessoalidade. Ter pessoalidade
    • Pontualidade. Ser pontual
    • Prestação de serviço. Não ofertar prestação de serviço
    • Produção. Ter efetividade na produção
    • Profissionalismo. Sempre demonstrar o que você pode fazer como profissional
    • Público-alvo. Definir público-alvo

    Q

    • Qualidade. Tópico 4. As 10 principais qualidades
    • Qualificação. Qualificar-se como profissional

    R

    • Resultado. Ter separação profissional do resultado
    • Retorno. Não criar rotina de retorno

    T

    • Talento. Sempre avaliar talentos e habilidades
    • Taxa de retorno. Ter medição de taxa de retorno
    • Ter cadastro com histórico
    • Tópico 5. 9 principais etapas para ter um cliente
    • Tópico 7. Importância dos fluxogramas nos processos
    • Transformando o atendimento em um cliente
    • Transformando o cliente em uma ação

    V

    • Viabilidade jurídica. Ter análise de viabilidade jurídica

    Vídeo