Capa do livro: Guia Prático de Gestão para Advogados - Inovação, Organização, Competitividade, Sustentabilidade e Aprimoramento Administrativo, Marcela Campos

Guia Prático de Gestão para Advogados - Inovação, Organização, Competitividade, Sustentabilidade e Aprimoramento Administrativo

Marcela Campos

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Marcela Campos

    ISBN v. impressa: 978652631225-4

    ISBN v. digital: 978652631200-1

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 171grs.

    Número de páginas: 138

    Publicado em: 12/09/2024

    Área(s): Direito - Gestão e Marketing Jurídico

    Versão Digital (eBook)

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    Sinopse

    Guia Prático de Gestão para Advogados é uma obra essencial para advogados que buscam transformar a gestão de seus escritórios em um diferencial competitivo. Marcela Campos apresenta, de maneira clara e objetiva, as principais ferramentas e estratégias para otimizar processos, melhorar a produtividade e assegurar a sustentabilidade de escritórios de advocacia.

    O livro abrange desde o planejamento estratégico até a implementação de inovações tecnológicas, passando por marketing jurídico, gestão de serviços, gestão financeira e gestão de pessoas. Com linguagem acessível e exemplos práticos, este guia proporciona aos profissionais do Direito conhecimentos que podem ser aplicados imediatamente, independentemente de sua experiência na área.

    Destinado tanto a advogados iniciantes quanto aos mais experientes, este livro oferece um caminho para superar os desafios do mercado jurídico atual, ajudando-os a conquistar novos patamares de sucesso e reconhecimento. Seja você um gestor em busca de aprimoramento ou um advogado que deseja profissionalizar a administração do seu escritório, esta obra é a chave para uma advocacia mais eficiente, estratégica e inovadora.

    Autor(es)

    MARCELA CAMPOS

    Consultora em Gestão Jurídica, especialista em Gestão de Serviços, Pessoas, Estratégia e Estruturação Societária, com formação em Business e Executive Coaching pelo IBC. Professora na ESA Goiás, Presidente da Comissão de Gestão Jurídica da OAB/GO (2022-2024), e coautora do livro Manual da Gestão para Advogados – Volume II. Experiência em contencioso e consultivo empresariais, gestão de equipes multidisciplinares, controladoria jurídica e reestruturação de células jurídicas. Pós-graduada em Direito e Processo Civil e Direito Tributário, cursando MBA em Gestão de Negócios pela USP.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    Capítulo 1 - PLANO DE NEGÓCIO

    QUAL A IMPORTÂNCIA E A EXECUÇÃO PRÁTICA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

    O QUE O ADVOGADO DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO PARA FAZER UMA ANÁLISE DE MERCADO?

    BUSINESS MODEL CANVAS

    Capítulo 2 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    CICLO PDCA

    APLICANDO O CICLO PDCA AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    ANÁLISE SWOT

    FERRAMENTA 5W2H

    Capítulo 3 - MARKETING JURÍDICO

    POSICIONAMENTO DE MERCADO

    POSICIONAMENTO DE MARCA

    GERAÇÃO DE CONTEÚDO

    AUTORIDADE PROFISSIONAL

    Capítulo 4 - GESTÃO DE SERVIÇOS

    SOFTWARE DE GESTÃO

    COMO ESCOLHER O SOFTWARE?

    A CONTROLADORIA JURÍDICA

    IMPLANTAÇÃO DA CONTROLADORIA JURÍDICA

    VANTAGENS DA CONTROLADORIA JURÍDICA

    MANUAL DE PROCEDIMENTOS

    GESTÃO DE TEMPO

    USANDO A GESTÃO DE TEMPO PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE

    RELATÓRIOS PARA CLIENTES

    O COMPLIANCE E O ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

    APLICANDO AS REGRAS DE COMPLIANCE NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

    O QUE MUDA PARA O ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA, NA SUA RELAÇÃO COM O CLIENTE, DEPOIS DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

    GESTÃO DE QUALIDADE

    Capítulo 5 - GESTÃO DE PESSOAS

    PROCESSO SELETIVO

    COMPORTAMENTO E CULTURA ORGANIZACIONAL

    ANÁLISE DE PERFIL COMPORTAMENTAL

    AUTOCONHECIMENTO E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

    CAPACITAÇÃO

    PLANO DE CARREIRA

    DIVISÃO DE FUNÇÕES ENTRE OS SÓCIOS DE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

    DESCRIÇÃO DAS FUNÇÕES DOS COLABORADORES

    COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA

    FEEDBACKS E FEEDFORWARDS

    MAS, COMO VOCÊ PODE SE TORNAR ESSE LÍDER?

    INDICADORES DE DESEMPENHO

    Capítulo 6 - GESTÃO FINANCEIRA

    COMO MANTER A SAÚDE FINANCEIRA DO ESCRITÓRIO?

    FAZENDO A ANÁLISE FINANCEIRA

    GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS

    PRECIFICAÇÃO

    INVESTIMENTOS - QUAL A IMPORTÂNCIA, QUANDO E NO QUE INVESTIR

    E COMO PREPARAR O FLUXO DE CAIXA PARA ISSO?

    SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL - SERÁ QUE É IMPORTANTE TER?

    Capítulo 7 - GESTÃO SOCIETÁRIA

    REGULAMENTAÇÃO DAS SOCIEDADES DE ADVOGADOS

    TIPOS DE SÓCIOS DE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS, SUAS RESPONSABILIDADES E CONTRIBUIÇÕES

    Capítulo 8 - GESTÃO COMERCIAL

    CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT - RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

    E COMO PODE SER APLICADO EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA?

    ESTRUTURAÇÃO E FORMAÇÃO DA EQUIPE COMERCIAL EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

    QUAL O PERFIL ADEQUADO PARA O PROFISSIONAL QUE ATUARÁ NA ÁREA COMERCIAL?

    INDICADORES DE PERFORMANCE COMERCIAL

    DEFINIÇÃO DE METAS PARA O TIME COMERCIAL

    PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO

    Capítulo 9 - INOVAÇÃO

    INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEU IMPACTO NA ADVOCACIA

    MAS A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE SE TRANSFORMAR EM UMA AMEAÇA PARA A ADVOCACIA?

    JURIMETRIA - O QUE É, COMO E QUANDO USAR

    QUANDO É HORA DE USAR A JURIMETRIA?

    ONDE ENCONTRO JURIMETRIA NO MERCADO BRASILEIRO HOJE?

    VISUAL LAW O QUE É, COMO E ONDE USAR?

    LEGAL DESIGN THINKING O QUE É, COMO E QUANDO USAR

    STORYTELLING O QUE É?

    UM EXEMPLO DE STORYTELLING PARA VOCÊS:

    QUANDO É HORA DE CONTRATAR UM MEDIA TRAINING?

    Capítulo 10 - COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS

    POLÍTICAS DE COMPLIANCE E ÉTICA

    GESTÃO DE RISCOS E AUDITORIAS INTERNAS

    CONFORMIDADE COM A LGPD (LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS)

    CONCLUSÃO

    Índice alfabético

    A

    • Advogado. O que o advogado deve levar em consideração para fazer uma análise de mercado?
    • Análise de mercado. O que o advogado deve levar em consideração para fazer uma análise de mercado?
    • Auditoria. Gestão de riscos e auditorias internas

    B

    • Business "Model Canvas"

    C

    • Compliance e gestão de riscos
    • Compliance. Políticas de compliance e ética
    • Conclusão

    E

    • Ética. Políticas de compliance e ética
    • Execução prática. Qual a importância e a execução prática de um plano de negócios

    G

    • Gestão comercial
    • Gestão comercial. CRM - "Customer Relationship Management". Relacionamento com o cliente
    • Gestão comercial. Definição de metas para o time comercial
    • Gestão comercial. E como pode ser aplicado em um escritório de advocacia?
    • Gestão comercial. Estruturação e formação da equipe comercial em um escritório de advocacia
    • Gestão comercial. Indicadores de performance comercial
    • Gestão comercial. Planejamento e estratégia de negociação
    • Gestão comercial. Qual o perfil adequado para o profissional que atuará na área comercial?
    • Gestão de pessoas
    • Gestão de pessoas. Análise de perfil comportamental
    • Gestão de pessoas. Autoconhecimento e diferenças individuais
    • Gestão de pessoas. Capacitação
    • Gestão de pessoas. Comportamento e cultura organizacional
    • Gestão de pessoas. Comunicação interna e externa
    • Gestão de pessoas. Descrição das funções dos colaboradores
    • Gestão de pessoas. Divisão de funções entre os sócios de uma sociedade de advogados
    • Gestão de pessoas. Indicadores de desempenho
    • Gestão de pessoas. Inteligência emocional
    • Gestão de pessoas. Mas, como você pode se tornar esse líder?
    • Gestão de pessoas. Plano de carreira
    • Gestão de pessoas. Processo seletivo
    • Gestão de pessoas. "Feedbacks" e "feedforwards"
    • Gestão de qualidade
    • Gestão de riscos e auditorias internas
    • Gestão de riscos. Compliance
    • Gestão de serviços
    • Gestão de serviços. A controladoria jurídica
    • Gestão de serviços. Aplicando as regras de compliance no relacionamento com o cliente
    • Gestão de serviços. Como escolher o software?
    • Gestão de serviços. Gestão de tempo
    • Gestão de serviços. Implantação da controladoria jurídica
    • Gestão de serviços. Manual de procedimentos
    • Gestão de serviços. O compliance e o escritório de advocacia
    • Gestão de serviços. O que muda para o escritório de advocacia, na sua relação com o cliente, depois da Lei Geral de Proteção de Dados
    • Gestão de serviços. Relatórios para clientes
    • Gestão de serviços. Software de gestão
    • Gestão de serviços. Usando a gestão de tempo para melhorar a produtividade
    • Gestão de serviços. Vantagens da controladoria jurídica
    • Gestão financeira
    • Gestão financeira. Como manter a saúde financeira do escritório?
    • Gestão financeira. E como preparar o fluxo de caixa para isso?
    • Gestão financeira. Fazendo a análise financeira
    • Gestão financeira. Gestão estratégica de custos
    • Gestão financeira. Investimentos. Qual a importância, quando e no que investir
    • Gestão financeira. Precificação
    • Gestão financeira. Seguro de responsabilidade civil. Será que é importante ter?
    • Gestão societária
    • Gestão societária. Regulamentação das sociedades de advogados
    • Gestão societária. Tipos de sócios de uma sociedade de advogados, suas responsabilidades e contribuições

    I

    • Inovação
    • Inovação. Inteligência artificial e seu impacto na advocacia
    • Inovação. Jurimetria. O que é, como e quando usar
    • Inovação. Mas a inteligência artificial pode se transformar em uma ameaça para a advocacia?
    • Inovação. Onde encontro jurimetria no mercado brasileiro hoje?
    • Inovação. Quando é hora de contratar um media training?
    • Inovação. Quando é hora de usar a jurimetria?
    • Inovação. Um exemplo de "storytelling" para vocês
    • Inovação. "Legal design thinking" o que é, como e quando usar
    • Inovação. "Storytelling" o que é?
    • Inovação. "Visual law" o que é, como e onde usar?
    • Introdução

    L

    • LGPD. Conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

    M

    • Marketing jurídico
    • Marketing jurídico. Autoridade profissional
    • Marketing jurídico. Geração de conteúdo
    • Marketing jurídico. Posicionamento de marca
    • Marketing jurídico. Posicionamento de mercado

    P

    • Planejamento estratégico
    • Planejamento estratégico. Análise SWOT
    • Planejamento estratégico. Aplicando o ciclo PDCA ao planejamento estratégico
    • Planejamento estratégico. Ciclo PDCA
    • Planejamento estratégico. Ferramenta 5W2H
    • Plano de negócio
    • Plano de negócio. Qual a importância e a execução prática de um plano de negócios
    • Políticas de compliance e ética
    • Proteção de dados. Conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

    Q

    • Qual a importância e a execução prática de um plano de negócios

    R

    • Risco. Gestão de riscos e auditorias internas