Capa do livro: Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, Priscila de Carvalho Acosta, Morgana de Fátima Agostini Martins

Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) para Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

Priscila de Carvalho Acosta, Morgana de Fátima Agostini Martins

    Preço

    por R$ 79,90

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Priscila de Carvalho Acosta, Morgana de Fátima Agostini Martins

    ISBN v. impressa: 978652631236-0

    ISBN v. digital: 978652631177-6

    Acabamento: Brochura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 206grs.

    Número de páginas: 166

    Publicado em: 25/09/2024

    Área(s): Psicologia - Desenvolvimento; Psicologia - Escolar e Educação; Psicologia - Infantil

    Versão Digital (eBook)

    Para leitura em aplicativo exclusivo da Juruá Editora - Juruá eBooks - para Smartphones e Tablets rodando iOS e Android. Não compatível KINDLE, LEV, KOBO e outros e-Readers.

    Disponível para as plataformas:

    • Android Android 5 ou posterior
    • iOSiOS 8 ou posterior

    Em computadores a leitura é apenas online e sem recursos de favoritos e anotações;
    Não permite download do livro em formato PDF;
    Não permite a impressão e cópia do conteúdo.

    Compra apenas via site da Juruá Editora.

    Sinopse

    O PARC – Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental – é um instrumento de avaliação para professores e outros profissionais que atuam junto a crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Baseado na Análise do Comportamento Aplicada – ABA, seu principal objetivo é auxiliar na elaboração de Planos de Ensino Individualizado – PEI. Além do instrumento de avaliação que busca levantar o repertório comportamental de criança, ou seja, evidenciar as dificuldades e potencialidades do aluno, ainda traz a Folha de Respostas dos comportamentos avaliados e um conjunto de estratégias e recursos para que o professor ensine os comportamentos selecionados como relevantes para cada aluno. O PEI é o norteador das ações e práticas do professor com seus alunos e é fundamental para o ensino de repertórios importantes aos aprendizes que necessitam de estratégias diferenciadas para ter acesso ao conhecimento e vivências escolares, sendo considerado o carro-chefe para a inclusão escolar.

    Autor(es)

    PRISCILA DE CARVALHO ACOSTA

    Psicóloga, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo e Análise do Comportamento Aplicada (ABA) – Faculdade Iguaçu. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial (GEPES) e do Grupo de Estudo e Apoio a Profissionais e Pais de Autistas (GEAPPA). Atua como Psicóloga Supervisora ABA @expansaoinfantil.

    MORGANA DE FÁTIMA AGOSTINI MARTINS 

    Atua com pessoas com TEA há trinta anos, Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós-doutora em Educação (Universidad de Buenos Aires – UBA), Especialista em Desenvolvimento Humano e Processos de Ensino e Aprendizagem (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu – UFGD. Líder do GEPES – Grupo de estudos e pesquisas em Educação Especial @gepes.ufgd e coordenadora do LEDES – Laboratório de Educação Especial e do Grupo de Estudo e Apoio a Profissionais e Pais de Autistas (GEAPPA) @geappa.ufgd.

    Sumário

    INTRODUÇÃO

    1 MANUAL DE ORIENTAÇÃO DA APLICAÇÃO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL (PARC)

    1.1 ÁREA: COGNIÇÃO

    1.1.1 Pareamento e Associação

    1.1.2 Habilidades Pré-Acadêmicas

    1.2 ÁREA: COMUNICAÇÃO

    1.2.1 Sons Vocais e Balbucios

    1.2.2 Imitação Verbal

    1.2.3 Solicitação

    1.2.4 Linguagem Receptiva

    1.2.5 Linguagem Expressiva

    1.2.6 Habilidades de Conversação

    1.3 ÁREA: SOCIALIZAÇÃO

    1.3.1 Contato Visual

    1.3.2 Imitação Motora

    1.3.3 Brincar

    1.3.4 Habilidades Sociais (Interação e Regras Sociais)

    1.4 ÁREA: AUTONOMIA

    1.5 ÁREA: COORDENAÇÃO MOTORA

    2 FOLHA DE RESPOSTA DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL (PARC)

    3 ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE COMPORTAMENTOS-ALVO DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DE REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL (PARC)

    3.1 ÁREA: COGNIÇÃO

    3.1.1 Pareamento e Associação

    3.1.2 Habilidades Pré-Acadêmicas

    3.2 ÁREA: COMUNICAÇÃO

    3.2.1 Sons Vocais e Balbucios

    3.2.2 Imitação Verbal

    3.2.3 Solicitação

    3.2.4 Linguagem Receptiva

    3.2.5 Linguagem Expressiva

    3.2.6 Habilidades de Conversação

    3.3 ÁREA: SOCIALIZAÇÃO

    3.3.1 Contato Visual

    3.3.2 Imitação Motora

    3.3.3 Brincar

    3.3.4 Habilidades Sociais (Interação e Regras Sociais)

    3.4 ÁREA: AUTONOMIA

    3.5 ÁREA: COORDENAÇÃO MOTORA

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Área: autonomia
    • Área: cognição
    • Área: comunicação
    • Área: coordenação motora
    • Área: socialização
    • Associação. Pareamento e associação
    • Autonomia. Área

    B

    • Brincar

    C

    • Cognição. Área
    • Cognição. Habilidades pré-acadêmicas
    • Comunicação. Área
    • Contato visual
    • Coordenação motora. Área

    E

    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC)
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Área: autonomia
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Área: cognição
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Área: comunicação
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Área: coordenação motora
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Área: socialização
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Associação. Pareamento e associação
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Brincar
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Cognição. Área
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Contato visual
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Habilidades de conversação
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Habilidades pré-acadêmicas
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Habilidades sociais (interação e regras sociais)
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Imitação motora
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Imitação verbal
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Linguagem expressiva
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Linguagem receptiva
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Pareamento e associação
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Solicitação
    • Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC). Sons vocais e balbucios

    F

    • Folha de resposta do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC)

    H

    • Habilidades de conversação
    • Habilidades sociais (interação e regras sociais)

    I

    • Imitação motora
    • Imitação verbal
    • Introdução

    L

    • Linguagem expressiva
    • Linguagem receptiva

    M

    • Manual de orientação da aplicação do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC)

    P

    • PARC. Estratégias de ensino de comportamentos-alvo do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC)
    • PARC. Folha de resposta do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC)
    • PARC. Manual de orientação da aplicação do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC)
    • Pareamento e associação

    R

    • Referências

    S

    • Socialização. Área
    • Solicitação
    • Sons vocais e balbucios

    Vídeo