Capa do livro: Avaliação de Empresas - Guia para Analistas e Executivos - 3ª Edição - Revista e Atualizada, Ricardo R. Maciel e Camilla Seyr Maciel

Avaliação de Empresas - Guia para Analistas e Executivos

3ª Edição - Revista e Atualizada Ricardo R. Maciel e Camilla Seyr Maciel

    Ficha técnica

    Autor/Autores: Ricardo R. Maciel e Camilla Seyr Maciel

    ISBN: 978652631592-7

    Edição/Tiragem: 3ª Edição - Revista e Atualizada

    Acabamento: Capa Dura

    Formato: 15,0x21,0 cm

    Peso: 482grs.

    Número de páginas: 354

    Publicado em: 08/06/2022

    Área(s): Administração; Contabilidade - Perícia e Auditoria; Direito - Empresarial; Contabilidade - Empresarial

    Sinopse

    Este livro é um guia prático de avaliação de empresas e tem por finalidade orientar e responder à questão efetuada constantemente nos negócios a respeito do valor da empresa ou de um determinado ativo, com aplicação nas corporações e uso no entendimento das metodologias e cálculos por empresários, CFOs, CEOs, diretores, auditores, contadores, advogados e universitários. O complexo processo de avaliação de empresas bem como de ativos deve seguir metodologias de precificação com procedimentos claros e precisos. Os procedimentos de avaliação ainda são relativamente novos e decorrentes do processo de harmonização junto às Normas Internacionais de Contabilidade que requerem abordagens específicas de avaliação.

    A presente obra descreve, de uma forma prática e objetiva, os principais métodos de avaliação que estão de acordo com as respectivas abordagens requeridas pelas IFRSs, onde são apresentados temas atualizados de metodologias internacionais utilizadas no mercado norte-americano e Europa, com conteúdo orientativo dos principais aspectos a serem considerados durante um processo de avaliação de empresas, cálculos de taxas de desconto, ajustes necessários para liquidez e de participação, procedimentos de preparação das informações requeridas pela principal metodologia de Fluxo de Caixa descontado, descrição completa da formatação do relatório ou laudo do analista ou avaliador independente, com as descrições de limitações existentes e comentários relevantes acerca dos principais procedimentos a serem adotados para obter uma avaliação precisa e com substância qualitativa e quantitativa.

    Autor(es)

    RICARDO R. MACIEL

    Avaliador (Americano –  Certified Valuator Analyst e Brasileiro), conselheiro, auditor (CNAI-BACEN-Perito), palestrante e consultor especialista em DEALS (M&A-Valuation-Due diligence-Strategy) decorrente de dezenas de transações de negociações de empresas ao longo de mais de 30 anos de experiência. Com graduação em Ciências Contábeis pela UFPR, L.LM. pela Universitè Paris Sorbonne, MBAs pela Universidade de São Paulo – USP, e Fundação Getulio Vargas – FGV, Management pela HARVARD Business School (99-01) e membro Alumni da Cornell University. Especialista em governança corporativa, tendo sido sócio executivo de duas das cinco maiores empresas de auditoria internacional, CEO de empresa internacional e nacional de consultoria, e empresário nos setores eletroeletrônicos e alimentos.

    CAMILLA SEYR MACIEL

    Auditora, Contadora e Avaliadora certificada no Brasil, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná, Mestranda em Finanças pela London School of Business and Finance. Foi executiva da Price Waterhouse Coopers – PwC no Brasil durante cinco anos. Atualmente é auditora no escritório da PwC em Londres, Reino Unido, após ter sido executiva da Deloitte em Malta.

    Sumário

    Capítulo I INTRODUÇÃO

    1 "QUANTO VALE A EMPRESA?"

    2 FINANÇAS - CONSIDERAÇÕES RELEVANTES

    3 ESTRATÉGIA E DIRECIONADORES DE VALOR

    4 GERAÇÃO DE VALOR E FATORES MACROECONÔMICOS

    5 POTENCIAIS NEGOCIAÇÕES - COMPRA OU VENDA DE EMPRESAS

    6 CRISES ECONÔMICAS - AJUSTANDO A ESTRATÉGIA

    Capítulo II FUNDAMENTAÇÃO CONCEITUAL

    Capítulo III ABRANGÊNCIA

    1 VALOR DOS LIVROS - BOOK VALUE

    2 VALOR DE CONTINUIDADE DE OPERAÇÕES

    3 VALOR DE LIQUIDAÇÃO

    4 VALOR DE REPOSIÇÃO

    Capítulo IV ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E CÁLCULO DOS ÍNDICES

    Capítulo V ESTIMANDO O RESULTADO FUTURO

    Capítulo VI TAXAS DE DESCONTO E CAPITALIZAÇÃO

    Capítulo VII MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

    Capítulo VIII EMPRESAS NO MIDDLE MARKET & STARTUPs E INVESTIDORES

    Capítulo IX AUDITANDO AVALIAÇÕES

    Capítulo X PREMISSAS E CONDIÇÕES LIMITANTES

    Capítulo XI SUMÁRIO DAS NORMAS DE CPC E IFRS APLICÁVEIS

    Capítulo XII GLOSSÁRIO PRATICADO EM AVALIAÇÃO

    Capítulo XIII RELATÓRIO ECONÔMICO E FINANCEIRO E DOCUMENTAÇÃO SUPORTE

    REFERÊNCIAS

    Índice alfabético

    A

    • Abrangência
    • Análise das demonstrações contábeis e cálculo dos índices
    • Auditando avaliações
    • Avaliação de empresas. Finanças. Considerações relevantes
    • Avaliação. Auditando avaliações
    • Avaliação. Glossário praticado em avaliação
    • Avaliação. Métodos de avaliação

    B

    • Book value. Valor dos livros

    C

    • Cálculo dos índices. Análise das demonstrações contábeis e cálculo dos índices
    • Capitalização. Taxas de desconto e capitalização
    • Compra e venda e de empresas. Potenciais negociações
    • Conceito. Fundamentação conceitual
    • Crises econômicas. Ajustando a estratégia

    D

    • Demonstração contábil. Análise das demonstrações contábeis e cálculo dos índices
    • Desconto. Taxas de desconto e capitalização
    • Direcionadores de valor. Estratégia e direcionadores de valor
    • Documentação suporte. Relatório econômico e financeiro e documentação suporte

    E

    • Empresa. "Quanto vale a empresa?"
    • Empresas no middle market & startups e investidores
    • Estimando o resultado futuro
    • Estratégia e direcionadores de valor
    • Estratégia. Crises econômicas. Ajustando a estratégia

    F

    • Fator macroeconômico. Geração de valor e fatores macroeconômicos
    • Fundamentação conceitual

    G

    • Geração de valor e fatores macroeconômicos
    • Glossário praticado em avaliação

    I

    • Índices. Análise das demonstrações contábeis e cálculo dos índices
    • Introdução
    • Investidor. Empresas no middle market & startups e investidores

    L

    • Limitação. Premissas e condições limitantes
    • Liquidação. Valor de liquidação

    M

    • Métodos de avaliação
    • Middle market. Empresas no middle market & startups e investidores

    N

    • Negociação. Potenciais negociações. Compra ou venda de empresas
    • Normas internacionais. Sumário das normas de CPC e IFRS aplicáveis

    O

    • Operações. Valor de continuidade de operações

    P

    • Potenciais negociações. Compra ou venda de empresas
    • Premissas e condições limitantes

    R

    • Referências
    • Relatório econômico e financeiro e documentação suporte
    • Reposição. Valor de reposição
    • Resultado futuro. Estimando o resultado futuro

    S

    • Sumário das normas de CPC e IFRS aplicáveis
    • Startups. Empresas no middle market & startups e investidores

    T

    • Taxas de desconto e capitalização

    V

    • Valor de continuidade de operações
    • Valor de liquidação
    • Valor de reposição
    • Valor dos livros. Book value
    • Valor. Estratégia e direcionadores de valor
    • Valor. Geração de valor e fatores macroeconômicos
    • Valor. "Quanto vale a empresa?"