Sumário
Autor: Sergio Rodrigo Martinez
Número de Páginas: 208
Publicado em: 14/07/2003
ISBN: 853620470-2
Área(s): Direito - Ensino Jurídico e Metodologia
SINOPSE
De Paulo Freire a Edgar Morin, de Thomas Kuhn a Boaventura de Souza Santos, as vastíssimas fontes bibliográficas visitadas ultrapassam os muros da ciência jurídica, a partir de um espectro transdisciplinar, resultando em uma obra que transcende a crítica da ciência jurídica para propor a criação de um conhecimento em bases emancipatórias, a partir da ampliação dos focos de consciência dos indivíduos perante a realidade. Nessa dimensão, desenvolve a idéia, com base na teoria do inconsciente coletivo de Carl Jung, de que há um arquétipo cristalizado no ensino jurídico brasileiro que o distancia das demandas sociais, pois escondido ainda pelos argumentos da neutralidade e da autoridade. O autor, como intelectual orgânico da transformação, não se distancia do tempo presente, fazendo urgir a necessidade de alternativas emancipatórias para a ciência e educação, não se fazendo refém do dogma da inevitabilidade da realidade e da opressão de estereótipos totalitários. Daí a necessária retomada do sujeito e ao menos de um certo protagonismo para superar a barbárie e a indiferença, pois nisso reside na nossa aventura histórica. Dr. Luiz Edson Fachin Professor Titular de Direito Civil e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Sumário
SUMÁRIO: Clique no item ou diretamente na página desejada
Páginas Iniciais / Folhas de Rosto
CAPÍTULO I - EVIDÊNCIAS DO ARQUÉTIPO LIBERAL, p. 25
1.1 EVOLUÇÃO DO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL, p. 26
1.1.1 A Gênese Liberal dos Cursos de Direito, p. 26
1.1.2 Um "Estranho no Ninho": Estado Social, p. 33
1.1.3 A Constituição de 1988 e o Mercado, p. 40
1.2 CIÊNCIA MODERNA E ENSINO JURÍDICO, p. 47
1.2.1 Conhecimento Científico e Hierarquia Social, p. 47
1.2.2 Indícios Históricos da Crítica Epistemológica, p. 51
1.2.4 Da Fragmentação à Complexidade, p. 56
1.2.5 Visão de um Paradigma Científico Transdisciplinar Emergente, p. 62
1.3 LEGADO LIBERAL NA PRÁTICA JURÍDICA, p. 67
1.3.1 O Mito da Neutralidade na Justiça dos Bacharéis, p. 67
1.3.2 A Evolução Liberal da Prática, p. 72
1.3.3 A Caminho da Anarquia Terapêutica, p. 79
CAPÍTULO II - PENTAGRAMA PEDAGÓGICO, p. 87
2.4 ECOSSISTEMATIZAÇÃO, p. 113
CAPÍTULO III – CONTRA-ARQUÉTIPO EMERGENTE, p. 125
3.1 AÇÃO CONTRA O ARQUÉTIPO, p. 126
3.2 UM CONTRADISCURSO CONSCIENTE, p. 133
3.3 PARA SAIR DA CAVERNA: UMA NOVA DISCIPLINA, p. 140
Índice Alfabético
ÍNDICE ALFABÉTICO: Clique no item desejado
A
- Acesso à Justiça, p. 77
- Alienação Docente, p. 102
- Anarquia, p. 79
- Arquétipo - Senso comum, p. 130
- Avaliação Institucional - Concepção, p. 95
- Ação do NTA, p. 158
B
C
- Ciclo de Reprodução da Ideologia Liberal, p. 72
- Ciência - Transição Paradigmática, p. 48
- Ciência Jurídica - Erro Paradigmático, p. 53
- Código Civil - Reformas do Ensino, p. 31
- Complexidade, p. 60
- Constituição Federal de 1988, p. 41
- Contra-arquétipo, p. 132
- Concepção, p. 132
- Contradiscurso - concepção, p. 135
- Contradiscurso - concepção, p. 137
- Controle - poder e hierarquia social, p. 49
- Crise: Ensino Jurídico, p. 36
- Concepção, p. 88
- Cursos de Direito - Administração Emancipatória, p. 157
D
- Direito - Influência Liberal, p. 73
- Disciplinas Formativas: Concepção, p. 143
- Disciplinas Formativas: Conscientização do Arquétipo, p. 144
- Disciplinas Formativas: Conteúdo Transdisciplinar, p. 147
- Disciplinas Temático-conceptuais, p. 61
- Discurso Científico: Crítica de Kirchmann, p. 51
- Discurso Científico - Exclusão Social, p. 51
- Discurso Científico: Mecanismo e Cartesianismo, p. 54
- Discurso Científico: Mito da Verdade Suprema, p. 65
- Discurso Científico: Questionamentos, p. 62
- Discurso Científico: Racionalidade Questionável, p. 66
- Discurso Científico: Transformador, p. 49
- Docente: - Crítica à sua Formação, p. 101
- Docente: Intelectual Transformador, p. 100
E
- Ecossistema Educacional, p. 115
- Educação Jurídica: Ação contra o arquétipo, p. 133
- Educação Jurídica: Estratégia de Acesso à Caverna, p. 141
- Educação Jurídica: Meios alternativos de Resolução dos Conflitos, p. 85
- Ensino Jurídico: - Abertura Democrática da Década de 80, p. 39
- Ensino Jurídico: Aspectos da crise, p. 89
- Ensino Jurídico: Ditadura de 1964, p. 38
- Ensino Jurídico: Império, p. 27
- Ensino Jurídico: Inconsciente Coletivo, p. 128
- Ensino Jurídico: Materialização do Arquétipo, p. 130
- Ensino Jurídico: Parâmetro-guia Emancipatório, p. 139
- Ensino Jurídico: Positivismo Cultural, p. 78
- Ensino Jurídico: República Velha, p. 28
- Era: das Codificações, p. 36
- Era: Multicultural, p. 49
- Escola Nova - Otimismo Pedagógico, p. 34
- Espaço da Autoridade, p. 69
- Estado: Influência Ideológica Liberal, p. 29
- Estado: Influência Ideológica Social, p. 33
- Estatísticas: Perfil Inconsciente das Obras sobre Ensino Jurídico, p. 134
- Estatísticas: Presidente da República Bacharéis em Direito, p. 70
- Evolução Humana, p. 129
- Expressões de outros autores: - "Amoralidade Científica", p. 57
- Expressões de outros autores: "Conhecimento Prudente para uma Vida Decente", p. 62
- Expressões de outros autores: "Humanismo da Alienação, p. 110
- Expressões de outros autores: "Litigiosidade Contida", p. 75
- Expressões de outros autores: " Mediocridade Generalizada, p. 53
- Expressões de outros autores: "Monastério dos Sábios", p. 50
- Expressões de outros autores: "Pedagogia da Indiferença", p. 157
- Expressões de outros autores: "Pedagogia dop Gerenciamento", p. 100
- Expressões de outros autores: "Ponto de Produção", p. 88
- Extensão Acadêmica, p. 160
F
- Fábricas de Bacharéis, p. 30
- Fragmentação dos Conhecimentos: - na Universidade, p. 56
- Fragmentação dos Conhecimentos: nos Cursos de Direito, p. 57
- Física Quântica: - Surgimento, p. 54
- Física Quântica: Interconexões, p. 55
H
I
- Idealismo dos Juristas, p. 69
- Ideologia da Resignação, p. 137
- Inadequação das Reformas Curriculares, p. 44
- Inconsciente Coletivo, p. 126
- Inclusão Multicultural, p. 106
- Influência Européia na Formulação do Ensino Jurídico Brasileiro, p. 26
- Interconexões Binárias - Níveis de Realidade, p. 64
- Interdisciplinaridade, p. 60
- Intervencionismo Estatal, p. 42
J
L
M
- Mediação: Construção da Diversidade, p. 123
- Mediação: Meio Terapêutico, p. 86
- Mediação: Perspectivas mundiais, p. 84
- Mediação: Uso na Educação, p. 121
- Mercado do ensino, p. 40
- Método de Ensino, p. 97
- Metodologias de Ensino, p. 97
- Mito da Caverna: - Concepção, p. 140
- Mito da Caverna: da Alienação à Libertação, p. 149
- Monopólio Metódico - Cursos de Direito, p. 104
N
- Neoliberalismo - Conseqüências, p. 46
- Neologismo, p. 97
- Neutralidade: - Dogma, p. 73
- Neutralidade: Ideológica, p. 71
- Novos Espaços de Aprendizagem, p. 154
- NTA - Outras ações, p. 163
O
P
- Paradigma Científico Mecanicista, p. 55
- Pedagogia Tradicional: - Concepção, p. 32
- Pedagogia Tradicional: Âmbito de Aplicação, p. 108
- Pedagogia Tradicional: Força Inconsciente do Exemplo, p. 131
- Pedagogia Tradicional: Mito da Caverna, p. 140
- Pedagogia Tradicional: Reprodução do Saber/Poder, p. 92
- Pesquisa Acadêmica, p. 158
- Poder Judiciário: - Observações da Constituinte de 1988, p. 75
- Poder Judiciário: Fetichismo do Legalismo, p. 76
- Portaria 1.886/94 do MEC: - Surgimento, p. 43
- Portaria 1.886/94 do MEC: - Brechas Evolutivas, p. 146
- Positivismo Jurídico:, p. 52
- Práxis Emancipatória:, p. 45
- Projeto Florença (The Florence Access-to-Justice Project), p. 77
R
- Reformas do Ensino - Erros, p. 152
- Repersonalização do Litígio, p. 82
- Resistência: - Auto-exemplo, p. 150
- Resistência: Eros da Vida, p. 111
- Revoluções - Invisibilidade, p. 107
S
T
- TAO, p. 63
- Teática, p. 111
- Teoria: - Crítica do Direito, p. 79
- Teoria: do Medalhão, p. 67
- Teoria: Pura do Direito, p. 52
- Terapêutica dos Conflitos, p. 82
- Terapia Junguiana: - Aplicação no Ensino Jurídico, p. 152
- Terapia Junguiana Concepção, p. 128
- Transdisciplinaridade, p. 60
- Transgressão do Arquétipo, p. 110
- Transversalidade: - Alcance Acadêmico, p. 119
- Transversalidade: Concepção Disciplinar, p. 60
- Transversalidade: Uso Contra-arquétipo, p. 145
- Tríade Educacional - Ensino, Pesquisa e Extensão, p. 118
U
V
Y
Z
- 3 / 208
Qual página que deseja visualizar?
Acesso Restrito!
A página é de acesso restrito.
Identifique-se para visualizar o conteúdo solicitado:
Franquia Esgotada!
Você utilizou toda sua franquia de acesso nesse mês.
Para continuar utilizando o sistema, entre em contato com sua instituição de ensino.